(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Projeto propõe fundo para desenvolvimento dos bairros

Cidade Comentários 19 de setembro de 2013

Iniciativa busca fortalecer a organização comunitária como instrumento de mobilização social


Tramita nas comissões técnicas da Câmara Municipal, um projeto de autoria do vereador Gleimo Martins (PTN), que institui o programa de Desenvolvimento Comunitário Sustentável. Denominada de Pró-Bairros, a matéria trata de possibilitar o Município criar condições sócio-econômicas, urbanas e culturais para que os bairros de Anápolis se desenvolvam segundo suas próprias características.
A propositura surgiu a partir de uma audiência pública que foi realizada pelo parlamentar no mês de agosto. Na ocasião, os participantes discutiram a atuação dos líderes de associações de moradores. Em um dos trechos do projeto, Gleimo Martins explica que o Pró-Bairros também viabilizará a organização comunitária “como instrumento de mobilização social”, além de “orientar as ações e programas desenvolvidos pela Administração Municipal”.
Para que o projeto seja instituído, o vereador acrescenta que haverá leis específicas para regulamentar o planejamento das atividades. As organizações bairristas terão um plano municipal para o desenvolvimento comunitário que será elaborado a cada dois anos em conferência com os moradores dos setores. Também existe a previsão de realização de plenárias locais, regionais e municipal que incluam as prioridades dos bairros no orçamento anual do município.
Agregado ao Pró-Bairros está ainda a criação do Fundo Municipal de Incentivo à Organização Comunitária para financiar projetos das comunidades. Os mesmos, de acordo com os dispostos no texto da matéria, vão ocorrer a cada ano, a partir de 2014 e englobarão atividades de comunicação, construção e manutenção de centros comunitários, cultura, direitos do cidadão, educação, empreendedorismo, esporte e lazer, formação para o trabalho, geração de emprego e renda, habitação e outros.

Recursos
Os recursos financeiros para o Fundo, de acordo com o artigo 3º do projeto, podem ser oriundos de doações e contribuições, valores recebidos a título de juros e operações decorrentes de aplicações de recursos próprios, devolução de recursos destinados a projetos não realizados ou interrompidos. Para obtê-los, porém, os líderes de associações de bairros deverão apresentar ao Município projetos com as atividades a serem realizadas.
Na audiência pública que deu origem ao Pró-Bairros, Gleimo Martins falou várias vezes da importância do movimento comunitário para o trabalho dos vereadores. “É o líder comunitário que sabe onde está a necessidade do bairro. Vejo muitos programas sociais que não atendem completamente o setor porque o líder não está inserido nos Poderes e a população não é atendida”, afirmou na ocasião.
A matéria já está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) que é a primeira a estudar todos os projetos da Casa. Após o relato de um vereador membro do grupo, passará pelas comissões de mérito e entrará em votação no Plenário. O documento precisa ser aprovado em duas sessões e em seguida, caso o projeto seja aprovado na Casa, é encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...

Anápolis ainda tem muito caminho para melhorar em informação

02/06/2017

Criada em 2011, a Lei de Acesso à Informação ainda não é aplicável de forma plena por boa parte dos municípios brasile...

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...