(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Projeto Policial Mirim será implantado em Anápolis a partir do ano que vem

Cidade Comentários 29 de novembro de 2018

Iniciativa faz parte das ações do Núcleo de Polícia Comunitária, que foi implantado junto ao Quarto Batalhão da PM


A partir de fevereiro do ano que vem, cerca de 30 crianças, todas elas oriundas de famílias de baixa renda residentes no setor residencial Laranjeiras, irão compor a primeira turma do Projeto Polícia Militar Mirim. Trata-se de uma iniciativa bem parecida com a desenvolovida pelo Corpo de Bombeiros. O trabalho será desenvolvido pelo 4º Batalhão da PM, em parceria com a Prefeitura de Anápolis.
O comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Alann Pereira Cardoso, explica que o Núcleo de Polícia Comunitária tem como objetivo buscar uma aproximação maior da corporação com a comunidade, através de vários projetos de natureza social. E, segundo ele, sem deixar de lado o papel da PM que é desenvolver o policiamento preventivo e ostensivo, visando a segurança da população.
De acordo com o Ten. Cel. Cardoso, o Projeto Policial Mirim contemplará crianças na faixa etária de 10 a 13 anos. As atividades vão acontecer no período vespertino, já que no matutino elas devem estar em sala de aula. No quartel, elas estarão recebendo orientações sobre cidadania, civismo, meio ambiente, trânsito, ética e segurança.
“Nós não temos intenção de fazer com que essas crianças sejam policiais militares no futuro. O objetivo é que com o nosso conhecimento, nossa disciplina e hierarquia, elas possam ser preparadas para serem bons cidadãos no futuro”, ressalta o comandante do 4º BPM, que fez especialização sobre policiamento comunitário. A criação do Núcleo dentro do 4º BPM é uma forma de colocar em prática esta experiência, que já foi levada a outras unidades por onde passou.
O Ten. Cel. Cardoso ressalta, ainda, que a Prefeitura é uma parceira fundamental do Projeto Policial Mirim, contribuindo com o trabalho de assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos, que vão dar o suporte para as atividades, que serão desenvolvidas ao longo da semana, de segunda a sexta feira, pelo prazo de um ano. Ele também destaca como parceira a concessionária de transporte público Urban, que vai garantir o deslocamento das crianças.
O comandante observa que a expectativa desse projeto é de sucesso e não descarta a possibilidade que o mesmo, mais adiante, possa ser ampliado, com a criação de novas turmas. Mas, por enquanto, o foco está nas 30 crianças do Laranjeiras que, certamente, terão uma experiência única que poderão levar para o resto de suas vidas, no convívio com uma instiuição respeitada da sociedade.

Outros projetos
O Núcleo de Polícia Comunitártia do 4º BPM já realizou outros projetos, visando integrar a PM e a comunidade. No mês de junho último, por exemplo, aconteceu o I “Arraiá da Puliça Militá”, que levou à sede do 4º BPM um público estimado de 3 mil pessoas. Os policiais, familiares e a comunidade em geral, pariticiparam de uma autêntica festa caipira recheada de atrações: comidas, músicas e danças típicas, dentre outras.
No mês de outubro, os portões do 4º BPM novamente se abriram para a comunidade, dentro da programação da Semana da Criança. Esta inicativa contou com a participação de cerca de 800 crianças, boa parte delas da Escola Municpal “Rosevir Ribeiro de Paiva”, localizada no Jardim Gonçalves. Na oportunidade, elas receberam lanche, guloseimas e se divertiram nos brinquedos infláveis fornecidos pela Impacto Aventura, empresa parceira do projeto.
Além disso, o Núcleo de Polícia Comunitária está realizando o projeto “A banda vai à escola”, pelo qual os integrantes da banda da PM vão às escolas e, no contato com as crianças e adolescentes, repassam mensagens e falam sobre os instrumentos.
“Estas sçao algumas de nossas iniciativas, mas temos muitas outras que estaremos preparando e desenvolvendo ao longo de 2019”, assinala o ten. Cel. Cardoso. A unidade sob o seu comando responde pelo policiamento de cerca de 50% do território anapolino, na parte Centro-Sul, incluindo áreas importantes como o Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), o Distrito de Joanápolis e o povoado de Branápolis.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cidade

Anápolis ganha escola com padrões de alta modernidade e tecnologia

07/12/2018

Parece até uma escola particular. E de primeiro mundo. Cada uma das salas da Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, localiz...

Desestatização de órgãos municipais tranferirá serviços à iniciativa privada

07/12/2018

Através de um Plano Municipal de Desestatização (PMD), a Prefeitura de Anápolis vai transferir para a iniciativa privada ...

Anápolis aumenta sua participação no bolo do ICMS

07/12/2018

O Conselho Deliberativo dos Índices dos Municípios (Coíncide) aprovou na quarta-feira, 05, o Índice de Participação dos...

FIEG entrega sede própria para a Regional e Sindicatos em Anápolis

07/12/2018

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) entregou, na noite da última quarta-feira,05, a sede que abrigará ...