(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Projeto Inovação tem ferramentas diferentes para atender ao público

Geral Comentários 13 de abril de 2019

Portal do Cidadão foi o primeiro aplicativo implantado, ampliando o leque de opções de atendimento à população


Criado em 2017 com o propósito de abarcar todas as ações de inovação que acontecem na administração do Município, desburocratizar processos, otimizar tempo e proporcionar mais facilidades aos cidadãos, o Projeto InovAção já apresenta números expressivos de suas ações na Prefeitura de Anápolis, ao mesmo tempo em que trabalha na implantação de novas ferramentas de gestão que, também, permitem à população acessar os serviços públicos que a Cidade oferece.
O primeiro projeto desse conjunto de inovação foi o Portal do Cidadão, implantado no site da Prefeitura de Anápolis logo após as criação do InovAção. Antes de ele ser implantado, os únicos meios de que a Prefeitura dispunha para o atendimento direto ao cidadão eram as agências do Rápido e o telefone de número 156 ou, então, sua presença física nos órgãos municipais.
“Com o Portal do Cidadão, a Prefeitura passou a oferecer um local onde a população obtém todas as informações de que necessita, sem precisar sair de casa”. A explicação é da coordenadora do Projeto InovAção, Flávia Cavalcante garantindo que, hoje, através do Portal do Cidadão, os contribuintes e os cidadãos, de maneira geral, têm acesso a todos os procedimentos em suas próprias residências, bastando para isso ter um computador, um smartphone, um androide ou celular com internet.

Acessos

Flávia Cavalcante informou que no ano em que foi criado, o Portal do Cidadão foi acessado por 153.769 usuários, número que passou para 1.829.872 em 2018 e para 547.933 acessos apenas nos três primeiros meses deste ano. “Esses números, cada vez mais crescentes, comprovam a importância do Portal para toda a população anapolina”, comemora a coordenadora do projeto estimando que até o final do ano essa ferramenta deverá alcançar mais de 2,5 milhões de acessos.
Ela cita como uma das funcionalidades do Portal do Cidadão, a emissão de certidão de uso de solo online ponta a ponta, uma ferramenta que poucas cidades do País têm e que permite o acesso a este documento em, apenas, duas horas, caso a agência bancária onde foi efetuado o pagamento faça rapidamente o seu processamento, e os alvarás de obras online. Em 2017 foram emitidas 720 certidões de uso de solo, em 2018 o numero subiu para 4.426 e este ano, apenas de janeiro a março, 2.368. Com relação aos alvarás de obras online, Flávia revelou que foram, apenas, três processos em 2017, número que passou para 372 documentos em 2018 e para 134 somente nos três primeiros meses de 2019.
A servidora explica que, antes de sua implantação online, os alvarás de obras eram um processo físico que demorava meses. “Hoje, estando com toda a documentação correta, um alvará de obras online pode ser expedido em 48 horas”, disse. E, assegurou que, dificilmente, se obtém o mesmo documento com esse tempo de expedição em todo o País.
Além da rapidez na emissão desses documentos, ela destaca, por ser um procedimento online ponta a ponta, que não se usa sequer uma folha de papel, um sistema que a coordenadora do programa qualifica como “desburocratizante”, econômico, rápido e de muita eficiência. Na fiscalização de obras, o projeto dispõe de uma ferramenta com QR Code, através do qual o fiscal consegue verificar a veracidade de todas as suas informações.

Outros aplicativos aplicativos prometem descomplicar a vida dos cidadãos anapolinos
“No Portal do Cidadão, oferecemos uma estrutura que atende a contadores e imobiliárias”, acrescentou Flávia Cavalcante, explicando que o primeiro tem acesso a todos os seus clientes e, as imobiliárias, de todos os imóveis sob sua responsabilidade. Para ela, estas facilidades reduziram a burocracia e a necessidade da presença de cidadãos em órgãos e a consequente eliminação de filas. “Com isso, as agências do Rápido ficaram mais estratégicas, atendendo a pessoas que precisam de serviços e não dispõem de equipamentos eletrônicos” explica a coordenadora justificando que, “por esta razão, é necessária a presença física para serem atendidas”, acrescentou.
Flávia Cavalcante informou ainda que o projeto oferece ferramentas de gestão para as secretarias, dispondo-lhes mapas interativos e painéis indicadores de projetos, onde os gestores obtêm dados estatísticos do Município em tempo real. “Nosso projeto consegue oferecer verdades que levam a decisões acertadas”, disse a coordenadora revelando que o projeto oferece informações sobre o andamento de processos, o que proporciona uma gestão mais otimizada. “Estamos na fase de ajuste de nossas equipes para que os aplicativos sejam agrupados”, revelou a coordenadora do projeto informando que estão também em fase de ajustes os aplicativos das áreas de trânsito, para atender aos cidadãos que constatam problemas em semáforos, sinalização, obstrução de garagens, dentre outros, o de meio ambiente, para atender a pedidos de roçagem e poda de árvores e o de saúde, para identificar falta de médicos e de medicamentos, combate a focos do mosquito Aedes aegypti e localização de unidades mais próximas dos interessados em seus serviços.
Em fase de implantação, o InovAção está com outros projetos em andamento, dentre os quais, Flávia Cavalcante destaca o aplicativo +Anápolis, um canal de comunicação com o cidadão para a solicitação de serviços municipais e que deve começar a funcionar em dois meses, o do coworking, que é um espaço de inovação e empreendedorismo, o de Vigilância Sanitária online, o do aplicativo Educlick, destinado a serviços na área da educação e o de abertura eletrônica de empresas, igualmente um sistema online também em fase de implantação que deve funcionar a partir de julho, caso o processo de ajuste do sistema da Prefeitura para sua integração com o sistema da JUCEG seja concluído.

Autor(a): Ferreira Cunha

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Funtec lança novos editais para apoiar as startups

25/04/2019

A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec) lançou três editais de fomento, em apoio a startups e a projetos in...

Promotora de Justiça lidera campanha de orientação junto às escolas do Município

25/04/2019

A Oitava Promotoria de Justiça de Anápolis promove uma campanha informativa em todos os colégios públicos e privados do M...

Maioria de fundações e associações é ligada a religião

25/04/2019

De acordo com o estudo Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFIL), realizado pelo IBGE, com dados cons...

Copa Sesc recebe inscrições até o dia 25 próximo

17/04/2019

Um dos maiores eventos esportivos no Estado, a Copa Sesc já está com inscrições abertas para esportes coletivos e individ...