(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Projeto de Itumbiara pode ser adaptado em Anápolis

Geral Comentários 14 de novembro de 2014

Vereadores foram ao Sul do Estado para conhecerem política inovadores de combate


A Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas, instituída na Câmara Municipal de Anápolis enviou representantes à cidade de Itumbiara, com o objetivo de conhecer um projeto educacional pioneiro daquele município, que visa a conscientização de crianças e adolescentes, quanto aos malefícios do consumo de entorpecentes ou de drogas lícitas - como o álcool e o cigarro -, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Fizeram parte da comitiva, o vereador Wederson Lopes (PSC), Presidente da Comissão, mais os seus colegas de parlamento Paulo de Lima (PDT); Jerry Cabeleireiro (PSC), Vespasiano Reis (SD) e Pastor Wilmar Silvestre (PT).
Os parlamentares visitaram o Ginásio Professor Miranda, onde se realizava a 6ª edição da Mostra Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente, uma exposição de trabalhos feitos por alunos da rede municipal itumbiarense, baseados na disciplina de mesmo nome: Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente (PQV-AE).
O interesse da Frente Parlamentar, segundo o vereador Wederson Lopes foi, justamente, conhecer, de perto, os resultados práticos da disciplina na vida dos estudantes e como foi o processo para implantação da PQV-AE na grade curricular do ensino municipal de Itumbiara. Com o conhecimento, os vereadores pretendem propor iniciativa semelhante ao Poder Executivo anapolino.

Como funciona
A secretária de Educação daquela cidade, Maria Auxiliadora Nascimento Amorim, explicou que a disciplina foi inserida na rede municipal por meio de uma lei aprovada no Poder Legislativo, mas que antes mesmo dessa iniciativa, havia um grupo pedagógico para a preparação dos professores que iriam lecionar a PQV-AE. Com isso, foi construída uma matriz curricular, submetida, inclusive, ao Conselho Municipal de Educação. Hoje, a disciplina já consta no currículo escolar de Itumbiara há sete anos.
Maria Auxiliadora sugeriu que, para a implantação de projeto semelhante em Anápolis, é importante que se busque o apoio da Federação de Amor Exigente (FEAE) e que a Secretaria de Saúde tenha participação efetiva no processo. Ciente do tamanho de Anápolis, com contingente populacional quase quatro vezes maior que o de Itumbiara, a secretária sugeriu que a disciplina seja implantada, inicialmente, em bairros com índices mais alarmantes de violência.
O vereador Wederson Lopes, presidente da Frente Parlamentar disse que gostou do que viu e frisou a importância de se buscarem ferramentas de conscientização que sejam realmente eficazes. Segundo ele, a Frente Parlamentar tem visitado casas de recuperação de dependentes químicos e tem conhecimento da importância delas para atacar um problema imediato, que é o vício, mas que sem políticas públicas específicas para a prevenção a tendência é que o quadro só piore.
Os parlamentares de Anápolis visitaram cada estande da Mostra Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente e conversaram diretamente com os estudantes. Para o vereador Vespa, dessa forma foi possível comprovar o quanto a disciplina influencia positivamente crianças que ainda estão formando suas personalidades. Os membros da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas também foram recebidos em Itumbiara pelas professoras Tânia Regina Martins e Sousa, Ana Maria Miranda e Mariza Costa Nogueira, todas coordenadoras da disciplina PQV-AE. (Nilton Pereira - com informações da Câmara Municipal)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...