(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Programa Zatopek inicia as atividades de 2014

Esportes Comentários 24 de janeiro de 2014

No ano passado, atletas do Núcleo de Excelência conseguiram bons resultados em competições regionais


Pelo oitavo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação retomou as atividades do projeto Zatopek. A ação atende mais de 1.500 crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e ainda treina 60 adolescentes do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica, que é parceira do projeto, e estradas vicinais do município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento. A Prefeitura disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda na programação os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos. Neste ano o trabalho será realizado em mais oito escolas.
As atividades do Zatopek contam com duas frentes: a primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Através desta competição, os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.
Segundo um dos técnicos da equipe, Gisley da Silva Pimentel, o projeto é excepcional, pois, além de revelar atletas, contribui na vida social das crianças e adolescentes. “Muitos destes atletas talvez não consigam grandes vitórias, mas a qualidade de vida deles será outra, tanto na saúde, quanto no seu comportamento”, avalia.

Destaque
E em 2013, os atletas do Núcleo de Excelência do Zatopek participaram de várias competições, como a 13ª edição dos Jogos Abertos de Goiás em que a equipe conquistou 46 medalhas na modalidade atletismo.
Destaque na competição para os atletas, Warley Otávio, de 28 anos, e Juliano da Silva, de 18 anos. Warley conquistou cinco medalhas de ouro: salto em distância, salto triplo, 400 m, 4x100 e 4x400. Segundo ele, mais que uma conquista, as medalhas são resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Anápolis, com a equipe Zatopek. “Essa vitória é de toda a equipe e demonstra o empenho e dedicação com que treinamos”, disse.
Já Juliano da Silva, não só conseguiu três medalhas de ouro nos Jogos Abertos de Goiás, como quebrou um importante recorde. Foi o único atleta de Goiás a vencer os 200 metros da competição. Os resultados obtidos foram tão surpreendentes que Juliano, desde início deste ano, passou a treinar em São Paulo, mas até o Campeonato Goiano, que será disputado no mês de maio. “Sinto-me honrado em fazer parte desta equipe, pois além das conquistas, formamos uma grande família. É gratificante trazer para casa mais essas medalhas e esse recorde. Pretendo continuar treinando para trazer mais conquistas para o nosso município”, complementou.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Rapidinhas do esporte

15/12/2017

# A diretoria do Anápolis bem que tentou, mas não conseguiu segurar o meia Felipe Baiano, que acertou com a Aparecidense pa...

Anapolina inicia pré-temporada com jogadores experientes no elenco

15/12/2017

De volta a primeira divisão do futebol goiano a Anapolina já vive intensamente a pré temporada, nesta ultima quarta feira(...

Arena é campeão Goiano de futsal

08/12/2017

O trabalho de base feito pela Escolinha de Futsal Arena, a cada ano, vem conseguindo grandes resultados. Nesta reta final de ...

Grêmio Anápolis - Lateral e atacante contratados

08/12/2017

A passagem do técnico Edson Júnior pelo Campeonato Goiano da Terceira Divisão, quando dirigiu a Jataiense, surtiu efeito p...