(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Programa Zatopek descobre novos talentos

Esportes Comentários 16 de abril de 2014

Este ano estão previstas oito etapas. Na última, foram mais de mil participantes


A segunda etapa do Programa Zatopek em 2014, realizada no dia 12 último, juntamente com a segunda etapa do Campeonato Goiano Interescolar de Corrida de Rua, reuniu 20 escolas e cerca de mil atletas de Anápolis; Cachoeira Alta; Minaçu, Senador Canedo e Goiânia. Este ano, serão oito etapas, sendo quatro no primeiro semestre e quatro no segundo.
Segundo o coordenador do projeto, Marcos Bonfim, mais que incentivar a prática esportiva, o programa, também, tem o papel de descobrir novos talentos. “Nos últimos sete anos, por exemplo, alguns nomes surgiram no cenário esportivo de Goiás, graças ao projeto. Muitos, porém, talvez não consiga grandes vitórias, mas a qualidade de vida deles será outra, tanto na saúde, quanto no seu comportamento”, avaliou.
A ação atende a mais de 1.500 crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e, ainda, treina 65 adolescentes do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto à distância; salto triplo; corridas de velocidade; fundo e meio-fundo; arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica e em estradas vicinais do Município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorrespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento. A Prefeitura disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda, na programação, os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos. Neste ano o trabalho será realizado em mais oito escolas.
As atividades do Zatopek contam com duas frentes: a primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputarem provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Através desta competição, os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

GEA busca recuperação no Campeonato

22/02/2018

A derrota para o Goiás, na rodada anterior, foi encarada com naturalidade pelos gremistas e, agora, o foco é total na reabi...

Rubra x Galo: só a vitória interessa

22/02/2018

O Estádio “Jonas Duarte” vai receber, neste domingo (25), o segundo jogo entre Anapolina e Anápolis nesta temporada. A ...

Raposa encara o líder Goiás

16/02/2018

O Grêmio Anápolis terá dois adversários neste domingo, no Estádio “Jonas Duarte”. Além do time do Goiás, a torcida...

Rubra fora de casa

16/02/2018

A Anapolina, que passou todo o primeiro turno jogando no Estádio “Jonas Duarte”, agora, tem desafios fora de casa. Depoi...