A segunda etapa do Programa Zatopek em 2014, realizada no dia 12 último, juntamente com a segunda etapa do Campeonato Goiano Interescolar de Corrida de Rua, reuniu 20 escolas e cerca de mil atletas de Anápolis; Cachoeira Alta; Minaçu, Senador Canedo e Goiânia. Este ano, serão oito etapas, sendo quatro no primeiro semestre e quatro no segundo.
Segundo o coordenador do projeto, Marcos Bonfim, mais que incentivar a prática esportiva, o programa, também, tem o papel de descobrir novos talentos. Nos últimos sete anos, por exemplo, alguns nomes surgiram no cenário esportivo de Goiás, graças ao projeto. Muitos, porém, talvez não consiga grandes vitórias, mas a qualidade de vida deles será outra, tanto na saúde, quanto no seu comportamento, avaliou.
A ação atende a mais de 1.500 crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e, ainda, treina 65 adolescentes do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto à distância; salto triplo; corridas de velocidade; fundo e meio-fundo; arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica e em estradas vicinais do Município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorrespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento. A Prefeitura disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda, na programação, os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos. Neste ano o trabalho será realizado em mais oito escolas.
As atividades do Zatopek contam com duas frentes: a primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputarem provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Através desta competição, os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.
Comentários
Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.