(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Programa Saúde do Homem será lançado

Saúde Comentários 15 de novembro de 2013

A programação acontece em vários locais da cidade com o intuito de levar mais saúde para a população masculina


O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois no próximo sábado, 17, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por isso, a Prefeitura de Anápolis adota o Programa Federal Saúde do Homem com o intuito de disseminar a prevenção de diversas doenças. As ações têm início na segunda-feira, 18, e vão até domingo, 24.
As ações serão levadas a locais públicos para atingir o maior número de homens como nos shoppings da cidade, terminal urbano e empresas. Entre os serviços que serão oferecidos estão: aferição de pressão, teste de glicemia, atualização do cartão de vacina, distribuição de preservativos, entre outros. Futuramente, as ações do Programa serão realizadas também por todas as unidades de saúde da família.
A coordenadora do Programa Saúde do Homem, Lydia Ferreira da Silva, explicou que o objetivo da programação é levar mais informação e acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população do sexo masculino. “Os homens têm mais dificuldade em reconhecer suas necessidades e rejeitam a possibilidade de que podem adoecer e acabam procurando ajuda tardiamente. Por isso que vamos levar a prevenção até eles”, disse.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, os agravos presentes na saúde da população masculina já constituem em verdadeiros problemas de saúde pública. Ainda de acordo com esta pesquisa, os homens são mais vulneráveis a doenças crônicas e morrem mais precocemente do que as mulheres, mesmo assim procuram menos as unidades de saúde para realizar exames preventivos e consultas médicas.

Sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Programação:

Dia: 18/11/2013
Local: Teuto – Distrito Agroindustrial de Anápolis
Horário: 10 às 14 horas

Dia: 19/11/2013
Local: Terminal Urbano
Horário: 08 às 17 horas

Dia: 20/11/2013
Local: Anashopping
Horário: 14 às 18 horas

Dia: 23/11/2013
Local: Brasil Park Shopping
Horário: 11 às 15 horas

Dia: 24/11/2013
Local: Campo do Barro Preto
Horário: 10 às 12 horas

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Projeto atende a quase 800 pacientes que estavam na fila

26/05/2017

Há dois anos, a auxiliar de limpeza, Lídia dos Reis, 38, sentia fortes dores de vesícula. As pedras acumuladas no órgão ...

Dengue recua, mas população não deve baixar a guarda

26/05/2017

Em que pese as estatísticas demonstrem um recuo bastante significativo de casos de dengue em Goiás e, particularmente, em A...

Infectologia tem jornada sábado

18/05/2017

A Sociedade Goiana de infectologia realiza neste sábado, 20, a I Jornana de Infectologia de Anápolis. As palestras têm por...

Como superar o fim de um relacionamento?

27/04/2017

Ter o ‘coração partido‘ é uma das experiências mais traumáticas da vida. No entanto, de acordo com um estudo da Univ...