(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Programa entrega óculos do mutirão de consultas

Saúde Comentários 06 de dezembro de 2013

No ano que vem, a prevenção será ampliada com o exame de acuidade auditiva


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Projeto Olhar Brasil, entregou na última quinta-feira, 05, os óculos para as crianças da rede municipal de ensino que participaram do mutirão de consultas oftalmológicas realizado no mês de outubro. O evento aconteceu durante a manhã, no Miniauditório do Centro Administrativo.
Durante o evento, o Prefeito Antônio Gomide anunciou que a partir do ano que vem, o programa, que integra ações do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Pasta da Educação, será ampliado com a oferta de exames gratuitos para os alunos da rede municipal, não só de acuidade visual, mas também auditiva, para beneficiar os estudantes que tenham problemas de defasagem de aprendizado.
Mais de 50 crianças, de várias escolas municipais, receberão óculos. Elas fazem parte de um grupo de cerca de 200 crianças que foram avaliadas por especialistas e tiveram o acessório prescrito durante o mutirão de consultas oftalmológicas, promovido pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que aconteceu em outubro no Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA).
De acordo com a diretora da Estratégia de Saúde da Família, Edívia Valença, por meio do Programa Saúde na Escola, uma equipe de profissionais da saúde que atua nas unidades de ensino do município realiza, desde 2012, testes de acuidade visual em crianças e adolescentes. Com esse trabalho, foram detectados os estudantes que apresentavam algum tipo de alteração e necessitavam de assistência especializada. “Nosso foco é fazer o acompanhamento integral do aluno, desde a identificação até a resolução do problema”, afirmou.
Até o final do ano, mais 160 crianças serão atendidas por oftalmologistas do município. Aquelas que tiverem problemas visuais detectados também serão contempladas com óculos para correção.

Olhar Brasil
O Projeto Olhar Brasil, instituído em 2007, por meio de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação (MEC) tem o objetivo de identificar e corrigir problemas de visão dos alunos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Te ainda a proposta de reduzir a evasão escolar e a dificuldade de aprendizagem, além de melhorar a qualidade de vida dos estudantes que possuem doenças que afetam a visão.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Necessidade da vacinação infantil

12/07/2018

Há o risco da criação de bolsões de crianças não vacinadas contra as doenças infectocontagiosas. O secretário Estadua...

Meta é vacinar 364 mil crianças

12/07/2018

Até o dia 20 próximo, Goiás vai receber do Ministério da Saúde 455.900 doses de vacina contra pólio (paralisia infantil...

Meta é vacinar 364 mil crianças

12/07/2018

Até o dia 20 próximo, Goiás vai receber do Ministério da Saúde 455.900 doses de vacina contra pólio (paralisia infantil...

Terapias integrativas para pacientes com câncer

12/07/2018

Prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população o mais rápido possível. Essa é a missão...