(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Programa de Saúde Bucal é premiado

Saúde Comentários 23 de maio de 2014

O “Gestante Feliz Bebê Sorridente” foi reconhecido por cumprir metas estabelecidas nos Objetivos do Milênio da ONU


Um dos projetos do Programa Anápolis Sorridente, Gestante Feliz Bebê Sorridente, foi reconhecido pela 5ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM), realizado anualmente pelo governo federal. O município está entre 60 selecionados de um total de 1.090 inscritos - sendo 804 organizações e 286 prefeituras. A solenidade da premiação acontece nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
A Premiação avalia organizações, empresas ou órgãos públicos que assumam um dos oito objetivos do milênio, ou oito jeitos de mudar o mundo, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: acabar com a fome e a miséria; educação básica para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo meio ambiente. A diretora municipal de Saúde Bucal, Ana Cláudia Dezzen, explica que o projeto Gestante Feliz, Bebê Sorridente, implantado em 2012, foi avaliado como parte do 5° objetivo que tem como foco a saúde da gestante. “O maior benefício do projeto é que as gestantes têm criado vínculo com as Unidades da Estratégia de Saúde da Família e, com isso, garantem a assistência em saúde não só da mulher, mas de toda sua família”, disse.
A ideia do projeto surgiu quando a Diretoria de Saúde Bucal do Município buscava implantar ações para diminuir o índice epidemiológico de cáries, principalmente entre crianças de 0 a 5 anos. Para isso, era necessário, primeiramente, mudar a cultura das mães. “Então iniciamos pelas gestantes. Orientamos todo o cuidado que ela deve ter com sua saúde bucal e do bebê. E a partir do momento do parto, a criança também passa a ser assistida”, explicou Ana Cláudia Dezzen.
O Projeto Gestante Feliz, Bebê Sorridente tem parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Pastoral da Criança. Seu maior objetivo é garantir que mãe e filho tenham assistência odontológica e médica de qualidade desde o início da gestação e contínuo durante a vida das mães e crianças.
Esta não é a primeira premiação do Programa Anápolis Sorridente. O serviço de odontologia oferecido pela Prefeitura já recebeu três vezes o Prêmio Brasil Sorridente, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia, na categoria de até 400 mil habitantes. Além do projeto Gestante Feliz, Bebê Sorridente, Anápolis é também pioneira no Programa de Atendimento Domiciliar - que monta o consultório odontológico dentro das casas de pessoas acamadas que não podem procurar uma unidade de saúde.

ODM Brasil
Prêmio ODM Brasil – O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Anápolis precisa ampliar a sua estrutura hospitalar

18/07/2018

Além do Hospital de Urgências “Dr. Henrique Santillo”, Anápolis conta com outras seis unidades hospitalares, entre pú...

Maior conscientização sobre o SAMU pode salvar vidas

18/07/2018

Prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população o mais rápido possível. Essa é a missão...

Pessoas especiais têm serviços odontológicos ampliados

18/07/2018

A cadeira de dentista já foi um problema na vida de Maria Beatriz Santos, oito anos. A menina, que tem Síndrome de Down, re...

Necessidade da vacinação infantil

12/07/2018

Há o risco da criação de bolsões de crianças não vacinadas contra as doenças infectocontagiosas. O secretário Estadua...