(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Programa de atendimento ao homem será lançado em breve

Saúde Comentários 15 de fevereiro de 2013

Existem programas de saúde voltados para as mulheres, os idosos, crianças e adolescentes e, agora, a rede do SUS, no Município ofertará serviços voltados aos homens


A Secretaria de Saúde irá implantar em Anápolis, o Programa de Saúde do Homem, lançado no ano passado pelo Ministério da Saúde. A estratégia adotada pelo Programa alicerça as ações e metas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde do homem, sobretudo nos serviços oferecidos na Rede SUS, preconizados pela Política Nacional de Atenção Básica e do seu Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
O documento lançado pelo Ministério da Saúde justifica a implementação do programa por diversos motivos. Entre eles, o de que vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Muitos agravos poderiam ser evitados, caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e, sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas. Dessa forma, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa mobilizar a população masculina brasileira pela luta e garantia de seu direito social à saúde, consolidando seus direitos de cidadania.
A Política, que está em fase de implementação em todos os estados do país, deverá desenvolver estratégias e ações inserindo os pacientes em seus respectivos planos de saúde, respeitando as especificidades e as diversidades de cada localidade.
De acordo com a Diretora de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Saúde, Edívia Jurado Valência, o Programa de Saúde do Homem deverá ser implantado na cidade até o mês de março. "Só não temos uma data definida porque estamos treinando nossos funcionários para melhor trabalhar com esse segmento específico", explica. Atividades como palestras, controle de gilicemia e hipertensão, entre outros, têm sido desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, atuando como um preparo para a instalação do programa. Segundo Edívia, a Secretaria de Saúde se preocupa em chamar a atenção dos homens para os cuidados em relação à saúde. "Os índices de câncer de próstata além de estarem altos, são de, quando descobertos, não estarem mais em um estágio inicial. Por causa de realidades assim, um dos nossos principais focos junto ao público masculino é o da prevenção", diz e complementa, "Vamos buscar fazer a abertura do programa em um local que tenha grande concentração de homens, como o estádio de futebol, por exemplo, apesar de não termos nada ainda confirmado".
Todas as Unidades Básicas de Saúde em Anápolis realizarão atendimentos aos homens que procurarem. "Das Unidades Básicas de Saúde para a Família serão todos encaminhados para a especialidade que necessitarem dentro do programa", explica.
A Diretora ressalta que serão buscados horários diferenciados para os atendimentos. "Uma das justificativas do homem não buscar atendimento médico quando precisa é o de que tem que trabalhar. E por termos consciência de que a maioria dos homens é que sustenta seus lares, vamos trabalhar no sentido de propor horários alternativos para eles", conclui.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Projeto atende a quase 800 pacientes que estavam na fila

26/05/2017

Há dois anos, a auxiliar de limpeza, Lídia dos Reis, 38, sentia fortes dores de vesícula. As pedras acumuladas no órgão ...

Dengue recua, mas população não deve baixar a guarda

26/05/2017

Em que pese as estatísticas demonstrem um recuo bastante significativo de casos de dengue em Goiás e, particularmente, em A...

Infectologia tem jornada sábado

18/05/2017

A Sociedade Goiana de infectologia realiza neste sábado, 20, a I Jornana de Infectologia de Anápolis. As palestras têm por...

Como superar o fim de um relacionamento?

27/04/2017

Ter o ‘coração partido‘ é uma das experiências mais traumáticas da vida. No entanto, de acordo com um estudo da Univ...