(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência. (Albert Einstein)

Contexto Político Comentários 26 de fevereiro de 2010


Reforma da administração estadual deverá apresentar muitas surpresas
O Governo Alcides Rodrigues começa a ser desmontado na semana que vem. Com o retorno do Chefe do Executivo Estadual da viagem que empreendeu a vários países do Leste Europeu, dá-se praticamente por encerrado, o ciclo de viagens e contatos com empreendedores e governos de outros países. Agora, é cuidar dos assuntos domésticos e “arrumar a casa”. Já antes desta viagem, Alcides Rodrigues sinalizou que vai mexer, e mexer profundamente, na equipe. Pessoas de seu convívio, gente que ficou quatro, cinco anos ao seu lado, estão se preparando para “limpar as gavetas”. Alguns saem para ser candidatos. Outros porque não se afinam mais politicamente com o Governo do PP, caso de vários peessedebistas. Para quem o conhece, sabe que o Governador vai montar uma nova equipe, possivelmente mais técnica do que política e fazer “o dever de casa”, nestes meses que ainda restam para administrar Goiás.
E, não é segredo para ninguém, pois acontece em todo fim de governo, a partir de junho, quando os nomes dos partidos e coligações foram apontados para as disputas, pouca gente, ou quase ninguém, vai se importar mais com o Governo Alcides. Se ele permanecer no cargo, pois fala-se numa possível candidatura a senador, ou, a deputado federal. Se isto acontecer, Alcides deixa o cargo bem antes. Os servidores de carreira e os técnicos indispensáveis, certamente vão aguardar o novo chefe. Os comissionados, muitos deles gravitando à sombra do poder por anos a fio, por seu turno, vão procurar o “ajeitamento” de costume, para continuarem nos ares palacianos. Mas, muitos, darão adeus ao universo sedutor da “caneta na mão”, do “sabe com quem está falando?” e, outros mais, se recolhendo, alguns deles à insignificância em que viviam antes de serem cooptados para os umbrais palacianos.

Exéquias
Foi sepultado no sábado, o corpo do ex-farmacêutico, ex-vereador, ex-secretário municipal e ex-presidente da Loteria do Estado de Goiás, Jorge Sahium, pai do ex-Prefeito Pedro Sahium (DEM). Estava com 95 anos. Ao velório e ao sepultamento, um número razoável de familiares, amigos e correligionários. Mas, notou-se a ausência de muita gente que usufruiu (e muito) da última administração municipal. Também, deseducadamente, algumas lideranças políticas importantes da cidade deixaram de prestar a homenagem a um homem público que muito fez pela cidade. Politicagem boba.

Na mídia
Nunca os políticos goianos estiveram tão presentes na mídia nacional como atualmente. O senador Demóstenes Torres e o deputado federal Ronaldo Caiado apareceram em todos os chamados grandes veículos de comunicação, durante o episódio envolvendo a prisão do Governador José Roberto Arruda e a renúncia do vice-governador Paulo Octávio. Torres e Caiado são do Democratas, mesmo partido de Arruda e Octávio. E, eram peremptoriamente favoráveis à saída dos dois. O que acabou acontecendo.

Dois pontos
Dois casos pontuais devem ocupar a maior parte das atenções a partir de agora na Prefeitura de Anápolis. A cobrança do IPTU de 2010, cujos talões devem começar as ser entregues em alguns dias e a aplicação do Plano de Carreira e Vencimentos, que modifica toda a estrutura funcional das administrações direta e indireta. Tem servidor aflito para saber em que situação ficará depois que o Plano entrar em vigor.

Banquinho
Além dos bancos oficiais que emprestam dinheiro aos servidores públicos, com o desconto em folha, ainda existem procedimentos declaradamente de agiotagem em meio ao funcionalismo. Um dos casos é gritante e ocorre dentro de uma importante repartição pública da cidade. Certa funcionária empresta (muito) dinheiro particular e, ela mesma, faz o desconto dos funcionários. E ninguém fala nada.

Socorro
Os moradores da Rua Jovino Araújo, no Residencial das Rosas, estão pedindo socorro ao Prefeito, aos secretários e a quem mais possa ajudá-los. É que a rua, devido a algumas obras da Saneago, está literalmente intransitável. Segundo os reclamantes, por mais que tentassem, não conseguiram a atenção. Um deles desabafou ironizando: “Desse jeito nem o carteiro vai poder entregar o talão do IPTU”.

Grita geral
O caso dos moradores da Rua Jovino Borges não é único. As pesadas chuvas que têm caído sobre a cidade, provocaram estragos consideráveis no sistema viário. O que a população quer, todavia é que a Prefeitura, que vem cuidando de grandes obras, volte as vistas, também, para as necessidades simples, como tapar os buracos das ruas, principalmente as dos bairros mais afastados.

Acumulou
Em obediência ao Regimento Interno, que prevê sessões somente de segunda a quarta feiras, nas três primeiras semanas de cada mês, a Câmara de Anápolis está, desde a semana que antecedeu o carnaval, sem se reunir. Com isso, existe um considerável acúmulo de assuntos a serem tratados a partir de primeiro de março. São projetos importantes para a vida da cidade e que não podem ser postergados.

É candidato?
Muita gente ligada ao PMDB no interior do Estado vem estranhando a demora do Prefeito Íris Resende em colocar “o bloco na rua” e viajar para as diversas regiões de Goiás, alinhavando contatos para a eventual candidatura a governador. Segundo um prefeito de interior, “sentado na cadeira em seu gabinete em Goiânia, ele não convence ninguém”.

Ao contrário
E é bom saber que o principal adversário de Íris Rezende, o Senador Marconi Perillo (PSDB), não passa um final de semana sem visitar quatro, cinco e até mais cidades. Certamente confirmando os compromissos junto às lideranças locais.

Coalizão
Se tem uma coisa de que o Prefeito Antônio Gomide não pode ser chamado é de centralizador. Sua equipe é bastante eclética, constituída de representantes de vários partidos e, até, de gente que não é filiada a qualquer agremiação. Tem gente do PT, PDT, PSC, PTB, PP e outros.

Lealdade
O Senador Marconi Perillo não abre mão de uma candidatura do empresário e ex-secretário estadual de Indústria e Comércio Ridoval Chiareloto. Pode ser a deputado federal, ou, a deputado estadual. A escolher...

Lula ataca
O Presidente Lula surpreendeu meio mundo, esta semana, ao fazer severas críticas à Organização das Nações Unidas, por conta de mais um imbróglio envolvendo a Argentina e a Inglaterra, que, até hoje, brigam pelas Ilhas Malvinas. Ou Falkland Islands. Por conta disso, já houve, inclusive, uma guerra entre os dois países.

De volta
José Dirceu, o homem que mandou (e desmandou) no primeiro Governo Lula, mas que teve de sair de cena por causa de seu envolvimento com alguns problemas graves, dentre eles o “mensalão”, está, de novo, nas manchetes. Agora aparece como intermediador entre o Governo e um empresário no processo de reativação da Telebrás.

De olho em 2012
O Partido Social Democrata Cristão (PSDC), de Anápolis, está trabalhando a montagem do Diretório Municipal e busca, ao mesmo tempo, ampliar o espaço da legenda. Na última terça-feira, 23, o presidente Anderson José da Silva e várias lideranças, dentre elas vários suplentes de vereadores do último pleito, se reuniram com o chefe de gabinete do prefeito Antônio Gomide, Céser Donizete. O objetivo foi pontuar o apoio do PSDC à administração petista e, claro, selar parceria para objetivos futuros. Leia-se, eleição de 2012 para vereador.

Spammer
Um e-mail distribuído supostamente pela Câmara de Vereadores, traz insinuações graves e impublicáveis sobre jornalistas, gente ligada ao Governo Municipal, sobre os vereadores e funcionários da Casa. Ao que parece, trata-se da ação de um Spammer. Ou seja, pessoa que dissemina Spams (mensagens eletrônicas não solicitadas) enviadas em massa, com o objetivo de fazer com que as pessoas acreditem no teor das informações contidas nos falsos e-mails. Obviamente, a autoria é desconhecida e, com isso, o teor das ilações são duvidosas. Mas o tal Spammer, sem dúvida, é alguém que tem um mínimo de ligação com a Casa. Um caso para ser investigado.

Aeroporto de cargas
O presidente da Acia, Ubiratan Lopes, anuncia que já venceu prazo para recurso à licitação do Aeroporto de Cargas de Anápolis. Com isso, o resultado já pode ser homologado, o que deve ocorrer após o retorno do governador Alcides Rodrigues da missão ao Leste Europeu, neste final de semana. O passo seguinte será mobilizar forças políticas para conseguir os recursos e fazer com que a obra se inicie ainda este ano.

PSDB ativo
O presidente do Diretório Municipal do PSDB, Ridoval Chiareloto, sinalizou que vai deixar o comando do partido em breve. Não é que ele estaria saindo da política. Muito pelo contrário. Ridoval, na condição de presidente, não poderia se candidatar a cargo eletivo, de acordo com entendimento entre os tucanos. Assim sendo, se ele pretende deixar o comando partidário, é sinal de que uma candidatura estaria bem encaminhada. Por enquanto ele não confirma. Nem desmente. Ridoval disse que o PSDB terá candidatos a deputado estadual e deputado federal por Anápolis. Então, é aguardar...

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.627

22/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.626

15/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.625

09/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.624

02/06/2017

Contexto Político...