(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Procon: Serviços na internet estão disponíveis ao consumidor

Tecnologia Comentários 04 de junho de 2015

A partir de agora, o site da Secretaria de Defesa do Consumidor conta com uma série de recursos novos para auxiliar quem necessita de buscar apoio no órgão


A Secretaria Municipal do Direito do Consumidor (Procon) está de cara nova e com novidades para os consumidores anapolinos que, a partir de agora, ganham mais comodidade e facilidade de acesso aos serviços prestados pelo órgão, através do seu site, que pode ser acessado no endereço eletrônico: anapolis.go.gov.br/procon. O lançamento das novas ferramentas on line ocorreu na última terça-feira, 02, durante a entrega de certificados para a primeira turma da Escola Municipal de Defesa do Consumidor, marcada para às 14 horas, no auditório do Parque Ipiranga. A página também estará online a partir desta data.


Segundo o gerente municipal de Defesa do Consumidor, Israel Souza Rodrigues, pelo site o consumidor pode consultar processos em andamento, fazer reclamações e denúncias, e informar-se sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão, como eventos e projetos. Uma novidade, destinada aos consumidores com dificuldade de mobilidade, é o atendimento móvel, que pode ser solicitado e marcado via internet. Um profissional do órgão vai até a residência do solicitante para realizar os procedimentos necessários.


O secretário municipal de Defesa do Consumidor, Valeriano Abreu, afirmou que a intenção é garantir que toda a população tenha acesso aos serviços oferecidos pelo órgão e, principalmente, tenha os seus direitos assegurados. “Uma das principais vantagens da nova ferramenta é a instantaneidade e a facilidade, e o serviço ainda terá o complemento do aplicativo, que poderá ser utilizado por meio dos celulares e tablets, o que representa mais facilidades ainda”, disse.


O aplicativo de celular estará disponível a partir do dia 15 de julho, e vem com as mesmas funcionalidades do site, onde o consumidor pode fazer a sua reclamação e enviar denúncias, mas com um diferencial: por ele poderão ser enviadas fotos ou vídeos com reclamações ou denúncias.


 


Escola do Consumidor


Os 64 participantes do curso básico de Direito do Consumidor, o primeiro oferecido pela Escola Municipal de Defesa do Consumidor, receberam seus certificados de conclusão também no evento realizado no auditório do Parque Ipiranga.


Chamou atenção a diversidade da turma que concluiu o curso, iniciado em março, quando da inauguração da Escola de Defesa do Consumidor. Havia muitos jovens, entre eles um adolescente de 16 anos, até pessoas com mais de 60 anos. Heliete Acly, uma dos formandos, quis ir à frente para, em nome da turma, falar da importância de iniciativas como essa, que contribuem para preparar o cidadão para lidar com as relações de consumo. “Um consumidor bem informado sabe se proteger de eventuais abusos e ainda pode ajudar outras pessoas que não tenham o mesmo conhecimento”, disse.


O secretário de Defesa do Consumidor, Valeriano Abreu, explicou que a Escola do Consumidor representa um instrumento de capacitação e de conscientização do cidadão quanto aos seus direitos, seus deveres e, enfim, sobre as normas que regem as relações de compra e venda. Ele afirma que a escola surgiu da necessidade de evitar que as pessoas sejam vítimas de abusos por parte de fornecedores de produtos ou serviços. “Quem desconhece o alcance da proteção aos seus direitos, garantida pelo Código de Defesa do Consumidor, não tem como se defender”, ressalta.


A Escola Municipal de Defesa do Consumidor oferece não só cursos. A organização curricular prevê a realização de palestras e seminários, todos gratuitos, com acesso garantido a estudantes, donas de casa, líderes comunitários, empresários, comerciantes, dentre outros segmentos. Prazos para reclamar a reparação de danos em produtos e serviços duráveis e não duráveis, a responsabilidade do fornecedor pelo produto ou serviço, os casos de publicidade enganosa e abusiva. Estes são alguns dos conteúdos abordados no curso, do qual participaram advogados, estudantes e servidores municipais.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Tecnologia

Simulador é atração da Semana Nacional de Trânsito

14/09/2018

Um simulador de impacto será uma das principais atrações da Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada entre os dias 18...

Acadêmicos da UniEVANGÉLICA apresentam projetos promissores

03/08/2018

Em sintonia com a visão da UniEVANGÉLICA de investir em desenvolvimento tecnológico e ampliar a produção de conhecimento...

Audiência debaterá sobre antenas

13/04/2018

As mudanças no regulamento para a instalação de antenas de telecomunicação no Município é o tema de uma audiência age...

Município vai ter a maior usina fotovoltaica urbana do Brasil

22/03/2018

O Município de Anápolis será referência no Brasil na produção de energia fotovoltaica, sistema que converte a luz natur...