(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2011

Geral Comentários 16 de maro de 2012

Levantamento feito pelo órgão de defesa do consumidor aponta um novo perfil do consumidor goiano, em relação às reclamações encaminhadas


Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Goiás divulgou na quinta-feira,15, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referente ao ano de 2011. O documento faz um balanço sintético de 78.250 reclamações atendidas pelo órgão ao longo do ano passado.
De acordo com a superintendente do órgão, Darlene Araújo, houve significativa mudança no perfil de consumo por parte dos goianos, conforme apurado na sistematização feita pelo órgão. “Antes nós tínhamos telefonia e instituições bancárias liderando o ranking dos serviços mais reclamados. Desta vez passamos a ter produtos. Nós analisamos que este crédito fácil – para a aquisição de produtos – tem incentivado este novo comportamento dos consumidores. Isso se refere tanto às lojas físicas quanto às virtuais”, informa.
Ainda segundo Darlene, o perfil dos consumidores também sofreu alterações. “Tivemos uma procura de 34,75% de consumidores apenas para simples consulta, ou seja, procuraram o órgão para se informar, o que demonstra interesse e maior conscientização por parte dos compradores”, analisa.
A superintendente relata que a eficiência do Procon Goiás em conferir resolutividade às queixas dos consumidores goianos é alta. De acordo com ela, cerca de 80% das reclamações são resolvidas antes da abertura de qualquer processo administrativo ou jurídico contra a instituição que está sendo objeto da reclamação. “Apesar de parecer que isso é bom, não é. Isso significa que os SACs – Serviços de Atendimento ao Cosumidor – das empresas não estão fazendo tudo o que podem para resolver os problemas na procura inicial, feita pelo próprio consumidor que se sentiu lesado com o produto ou serviço comercializado”, explica.
Darlene esclarece que antes de procurar o Procon – seja pessoalmente, seja pelo site (www.procon.go.gov.br) ou via telefone 151 – o cliente já deve ter procurado o SAC da empresa que está sendo objeto da reclamação, com o respectivo protocolo de atendimento. Além dos procedimentos administrativos, o Procon possui ainda uma Gerência Jurídica, que orienta consumidores a procurarem as vias judiciais, caso a situação requeira. “No caso de demandas até 40 salários mínimos nós mesmos fazemos a petição, que pode ser encaminhada ao Judiciário pelo próprio interessado, sem necessidade de advogado”, detalha.

Ranking
O documento elaborado pelo Procon Goiás registrou as principais queixas nas áreas de alimentação, assuntos financeiros, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados. A telefonia celular liderou a temática de queixas, seguido por computação e informática, e televisores.
Entre os problemas mais reclamados, a grande queixa (56%) esteve relacionada a problemas com garantia, seguida por cobranças indevidas e crédito consignado. Segundo o levantamento, as dez empresas que obtiveram mais reclamações foram, respectivamente: LG Electronics de São Paulo LTDA; Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA; Fujioka Eletro Imagem S/A Gyn; NovoMundo Móveis e Utilidades LTDA; Ricardo Eletro Divinópolis LTDA; Banco BMG SA; Carrefour Comércio e Indústria LTDA; 14 Brasil Telecom Celular S/A (Brasil Telecom GSM); Globex Utilidades S/A e Virgínia Surety Companhia de Seguros do Brasil.
A partir do levantamento das empresas mais reclamadas (674 no total), o Procon averiguou ainda as dez que menos atenderam às reivindicações dos consumidores. São elas, respectivamente: LG Electronics de São Paulo LTDA; Digibras Industria do Brasil S/A; LG Electronics da Amazônia LTDA; Tim Celular S/A; Americel S/A (Claro); Semp Toshiba S/A; 14 Brasil Telecom Celular S/A (Brasil Telecom GSM); Positivo Informática S/A; B2W - Companhia Global do Varejo e Brasil Telecom S/A (Oi). (Fonte: Goiás Agrora)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Anapolino é destaque em competição nacional

21/09/2017

Na última segunda-feira, 18, o prefeito Roberto Naves recebeu em seu gabinete o jovem Gabriel Douglas Araújo, estudante da ...

Promotores de Justiça têm encontro em Anápolis

21/09/2017

Os encontros regionais da Procuradoria Geral de Justiça Presente e de elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministéri...

Entenda o que é trabalho intermitente

21/09/2017

A Reforma Trabalhista tem um ponto que necessita de grande destaque, que é a criação de um novo modelo de trabalho que at...

Projeto ampara crianças em situação de risco

21/09/2017

Será lançado nesta sexta-feira, 22, o Projeto Querobem. A solenidade está marcada para o auditório do Bloco F, da UniEVAN...