(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Primeiro socorro em creches e prevenção nas piscinas

Geral Comentários 27 de setembro de 2013

Projetos visam reduzir acidentes envolvendo crianças em estabelecimentos de ensino e em locais com piscinas


Foi aprovado pela Câmara Municipal de Anápolis, um projeto de lei de autoria do vereador Paulo de Lima (PDT), que obriga os funcionários de creches municipais da rede direta, indireta e às particulares conveniados, a participar de cursos de primeiros socorros.
Os cursos deverão ser ministrados por entidades especializadas, sediadas no nosso município, ou por policiais militares – bombeiros – pertencentes a Policia Militar do Estado de Goiás. O curso será de periodicidade anual e deve ser feito por todos os funcionários das creches.
Em sua justifica, o vereador Paulo de Lima, disse que é importante ser observados as condições mínimas para que os profissionais envolvidos serem capacitados para ter a qualificação para trabalhar junto com pessoas frágeis e que necessitam de acompanhamento diferenciado. “Tenho observado na mídia nacionais situações graves, medias e leves de atendimento às crianças nas creches particulares e públicas”, afirmou.
O não cumprimento dos dispositivos desta lei implicará à creche: advertência, multa de mil reais, aplicada em dobro a cada caso de reincidência, cassação do alvará de funcionário quando indireta ou particular.
Para entrar em vigor, a matéria precisa ser sancionada pelo prefeito Antonio Roberto Gomide (PT).


Piscinas
Ainda em processo de tramitação nas comissões técnicas, está o projeto de lei do vereador Jean Carlos (PTB), que pretende disciplinar a prevenção de acidentes em piscinas privadas, coletivas e públicas no município de Anápolis.
Este processo visa extinguir ao mínimo os acidentes envolvendo piscinas. “Acredito que as medidas propostas poderão contribuir para a redução das estatísticas de acidentes domésticos ligados a falta de segurança nas piscinas, privadas, públicas e coletivas, abrindo espaço para a discussão da prevenção desse tipo de acidente por toda a sociedade anapolina”, defendeu.
O petebista espera dar o primeiro passo para que se crie no Brasil uma cultura de prevenção de acidentes em meio aquático, já difundida em outro países. “Muitos acidentes de afogamento de crianças não ocorreriam se as piscinas estivessem equipadas com um simples alarme. Com existência de dispositivos de prevenção o socorro imediato poderia ter evitado a gravidade das consequências do afogamento”, alertou.
Jean Carlos ressaltou que na França impõe-se que as piscinas privadas de uso familiar sejam equipadas com um dos quatro dispositivos (sistemas) de segurança: alarme, abrigo, vedação ou cobertura de segurança. Atualmente mais de 50% das piscinas francesas, cerca de 880.000 estão equipadas com alarmes, o que provocou a redução drasticamente no índice de acidentes em tanques/ piscinas em todo território francês.
“Infelizmente também no âmbito do nosso Município e cidades circunvizinhas e nos balneários da região, tem se verificado a ocorrência destes acidentes. Inclusive em uma creche de Goiânia, onde resultou o óbito de uma criança. Em nossa cidade também lamentavelmente tivemos fatos trágicos que levaram ao falecimento de crianças”, observou o vereador.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...