(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Primeira cirurgia no crânio com paciente acordada

Saúde Comentários 12 de dezembro de 2014

Intervenção foi realizada por equipe médica do Hospital Evangélico Goiano com técnica chamada de Craniotomia


Os renomados médicos neurocirurgiões do grupo Neuromed, Alessandro F. Cardoso e Chrystiano F. Cardoso, realizaram no Hospital Evangélico Goiano (HEG) a primeira ‘Craniotomia com o paciente acordado’. O procedimento foi realizado no início deste mês e se tornou um marco na história do HEG.
Para a cirurgia no crânio da paciente, foi utilizada uma anestesia especial, que permitiu mantê-la acordada e conversando durante o procedimento. De acordo com o neurocirurgião Alessandro, a paciente possuía uma lesão cerebral chamada ‘Cavernoma’ (má-formação vascular), situada na região do cérebro que coordena a fala. De acordo com o relato do Grupo Neuromed, ‘para retirada da lesão, sem risco de que a paciente acordasse sem a fala, seria necessário o uso dessa técnica, onde a paciente é mantida acordada; e, no momento da ressecção da lesão, são feitos testes com a Neurofisiologista e, após identificação da área responsável pela fala, a cirurgia é continuada sem riscos para a paciente’.
De acordo com o médico nefrologista do HEG Stanley James Fanstone Pina, “o Hospital Evangélico Goiano vem se preparando, se modificando e se estruturando a cada dia que passa para a nova medicina, que é uma medicina muito mais globalizada e que utiliza de todos os meios para a melhora do paciente. O HEG tem promovido uma evolução gradual se seus processos, com uma infraestrutura que consegue atender a todas as necessidades do paciente”.
“O paciente não precisa mais sair de Anápolis para realizar alguns tipos de procedimentos, como os neurocirúrgicos. O Hospital Evangélico tem o mesmo nível de excelência de centros médicos das grandes metrópoles. Nossa equipe, infraestrutura e equipamentos garantem este atendimento aos pacientes. As áreas técnicas e médicas do HEG vêm se aprimorando a cada dia que passa. Fazemos treinamentos em grandes centros e reproduzimos no município o conhecimento adquirido”, concluiu Stanley Fanstone.

A técnica
De acordo com os especialistas que realizaram a cirurgia, a técnica nunca havia sido utilizada no Município. Conforme informaram, até pouco tempo atrás, não seria possível imaginar a realização uma cirurgia no cérebro com o paciente acordado. Segundo o neurocirurgião Alessandro Cardoso, houve grande planejamento. “Isso só foi possível após preparo de toda a equipe. Nós, cirurgiões, fizemos todo o planejamento e execução da cirurgia, com ajuda do médico anestesista Carlos Leônidas Chaves e da monitorização neurofisiológica realizada pela médica neurologista Andreya F. Cardoso, que veio de São Paulo exclusivamente para esta cirurgia”, pontuou.
O grupo Neuromed reforça que o procedimento só foi possível devido ao apoio de todos os parceiros, como o Hospital Evangélico Goiano que, através da enfermagem do centro cirúrgico criou infraestrutura para a realização do procedimento. Além disso, houve grande preparo da equipe de Anestesia, com o empenho do anestesista Carlos Leônidas Chaves, que utilizou novos materiais e medicações para que a paciente estivesse sempre acordada, sem sentir dor.
Além dos irmãos Neurocirurgiões, Alessandro e Chrystiano Cardoso, o Grupo Neuromed possui em sua equipe a médica e irmã dos especialistas, a neurologista Andreya F. Cardoso, residente em São Paulo. Quando necessário, Andreya vem a Anápolis realizar a monitorização Neurofisiológica para a equipe. Neste tipo de trabalho, durante a cirurgia, a profissional monitora a função neurológica e realiza os testes que ajudam a identificar a região do cérebro necessária para uma abordagem segura.
“Esse foi somente um exemplo do trabalho diferenciado que estamos querendo fazer em Anápolis. Em 2015, chegaremos com novas surpresas. Estamos adquirindo novos materiais, ampliando nosso trabalho em Anápolis e Goiânia, agregando valor com outros membros e parceiros. Anápolis ainda vai ouvir falar muito de nossa equipe”, concluiu Alessandro.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Estado prepara vacinação contra HPV nas escolas

20/07/2017

Secretaria da Saúde de Goiás, por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio, está concluindo os preparativos para a...

Anápolis desenvolve programa contínuo de análise de água

20/07/2017

O município de Anápolis é o único em Goiás que está realizando o programa de monitoramento de água nos serviços de he...

Novo protocolo vai reduzir número de atendidos

20/07/2017

Um grupo de diabéticos que recebe gratuitamente insulinas e insumos de alto custo da Secretaria Municipal de Saúde, acionou...

Unidades filantrópicas da saúde vão receber recursos do Município

06/07/2017

Duas unidades de saúde de Anápolis serão contempladas com recursos financeiros oriundos do Tesouro Municipal. Na última q...