(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Presente no Brasil há 104 anos. Em Anápolis há 75 anos

Geral Comentários 20 de dezembro de 2014

O primeiro registro da Igreja Assembleia de Deus no Brasil data do ano de 1910. Isto se deu através dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que, vindos dos Estados Unidos, aportaram em Belém, Estado do Pará, em 19 de novembro daquele ano. Inicialmente, eles frequentaram a Igreja Batista. Depois, se uniram a outros evangélicos denominados pentecostais e, em 18 de janeiro de 1918, a nova igreja passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, na cidade de Hot Springs, Arkansas.


A atuação da Assembleia de Deus em Anápolis começou com a visita de alguns membros dessa denominação, oriundos de Goiânia, ligados à Assembleia de Deus do bairro de Madureira, Rio de Janeiro. Daí, a sua designação que perdura até os dias de hoje. De acordo com o Pastor Márcio Cândido, uma espécie de relações públicas da instituição religiosa, os trabalhos se iniciaram nesta Cidade no final de 1939, sendo ela oficialmente estabelecida no dia 05 de março de 1940.
A Igreja tem templos, congregações e pontos de pregação em todos os cantos do mundo, porém, com administração descentralizada e ligação fraternal. No Brasil, ela se divide em duas Convenções: CGAD - Convenção Geral das Assembleias de Deus; e CONAMAD - Convenção Nacional de Ministros das Assembleias de Deus - Ministério de Madureira, à qual a Igreja de Anápolis está ligada. A CONAMAD (Convenção Nacional) está representada em todos os estados brasileiros por convenções estaduais, identificadas pela sigla CONEMAD. Os estados estão representados, regionalmente, por núcleos, aos quais se dá o nome de “campo”.
Esses “campos” são denominados, em suas respectivas regiões, por congregações. No caso do Campo de Anápolis, a Igreja está presente em quase 140 congregações, incluindo a Igreja Sede, também conhecida por Catedral das Assembleias de Deus - Madureira, na Avenida Tiradentes. Destas unidades, 93 estão localizadas no perímetro urbano de Anápolis. As demais estão distribuídas pelos distritos administrativos do Município, em cidades vizinhas e, até, no Estado da Bahia, onde são mantidas duas frentes missionárias com subsedes nas cidades de Irecê e Feira de Santana.
Histórico cronológico
O Pastor Márcio Cândido relata que com as obras da construção de Goiânia, na década de 40, chegou a Goiás o pedreiro Antônio Moreira, diácono da Assembleia de Deus do bairro de Madureira, Rio de Janeiro. Ele, além da qualificação profissional, trouxe na bagagem a mensagem pentecostal. Suas pregações, em períodos vagos, tornaram-se conhecidas pela família anapolina de José Inácio de Freitas que, na ocasião, era presbiteriano. Como o Ministério de Madureira não tinha obreiros designados especificamente para Goiás, o pastor Paulo Leivas Macalão (comandante da Igreja no Rio de Janeiro) autorizou o diácono José Inácio de Freitas a estabelecer o trabalho religioso em Goiânia e Anápolis.
Para Anápolis, ele designou como representante outro diácono, de nome Abílio Alves. Tempos depois, este foi sucedido por José Inácio de Freitas e, posteriormente, por seu filho Antônio Inácio de Freitas. Assim sendo, a Igreja Assembleia de Deus Madureira, em Anápolis, surgiu pelas mãos dos obreiros Antônio Moreira; Abílio Alves, José Inácio de Freitas e Antônio Inácio de Freitas.
Sistema funcional
A Igreja Assembleia de Deus é comandada por uma Diretoria Executiva, composta por 11 membros: o Pastor-Presidente; cinco vice-presidentes, três secretários e dois tesoureiros, que tem seus atos financeiros fiscalizados pelo Conselho Fiscal, formado por três membros. Já os projetos da Igreja são idealizados e aprovados pelo Conselho Ministerial, formado pelos obreiros da Igreja. Hoje, se contabilizam no “Campo de Anápolis” mais de dois mil obreiros, entre pastores, diáconos, presbíteros, evangelistas e outros líderes.
Pode pastorear na Assembleia de Deus Madureira qualquer obreiro do campo, independentemente do cargo. Estes líderes atuam nas congregações ou pontos de pregação. Porém, a preferência é para pastores, seguida para evangelistas e presbíteros. Os obreiros são preparados de várias formas, através de cursos de treinamento e de formação. Os principais são:
CETRO - Centro de Treinamento de Obreiros, curso de formação técnica onde o candidato conhece a estrutura, costumes, doutrina e organograma da Igreja.
IBMA - Instituto Bíblico Madureira de Anápolis, que oferece dois cursos de formação teológica, básico e bacharelado.
SEBID - Seminário da Escola Bíblica Dominical, que tem a finalidade de preparar professores e coordenadores para o ensino aos domingos.
EPL - Escola Permanente de Líderes, onde, em todo último sábado do mês, os Pastores-Dirigentes debatem sobre assuntos diversos.
As esposas de obreiros podem, também, participar de treinamentos que as capacitam a auxiliarem os maridos nas atividades inerentes ao campo.
Projetos sociais
Em Anápolis, a Igreja Assembleia de Deus Madureira mantém diversos programas de assistência social, como a ABID - Associação Beneficente “Irmãs Dorcas”, juridicamente constituída para este fim. A Igreja entende que a beneficência é obrigação do Estado e que a sua função (da Igreja) é a evangelização. Mas, como, nem sempre, o Estado consegue cumprir este papel a contento, a Igreja não pode se omitir. Dentre suas atividades, ela doa, mensalmente, centenas de cestas básicas, adquire medicamentos para seus fiéis mais carentes e distribui agasalhos na estação fria. A Associação mantém, ainda, três unidades educacionais com, aproximadamente, 450 crianças, atendidas em tempo integral, sem nenhum custo para as famílias. E está construindo, no Jardim Santa Cecilia, um centro de atendimento a adolescentes, onde vai funcionar uma escola de música e várias outras atividades que visam proteger crianças e adolescentes das chamadas situações de risco.
Trabalho missionário
Dentro da proposta missionária, a Igreja Assembleia de Deus Madureira investe, também, na comunicação social. Ela detém a concessão da Rádio Imprensa de Anápolis, que no dia 31 de julho de 2014 completou 55 anos de funcionamento. Os sites da Igreja e da rádio estão entre os mais atualizados da Cidade. A Igreja está concluindo um novo sistema administrativo, com o que há de mais moderno em linguagem de programação. A nova sede administrativa está sendo construída na Avenida Tiradentes, ao lado da Catedral e abrigará a nova sede da Rádio, com a instalação de estúdios de produção de áudio e vídeo, além do projeto para lançamento, já em 2015, de um jornal e uma revista.
O Campo de Anápolis, hoje, é presidido pelo Pastor Bertiê Adais Magalhães, com o apoio de vários assessores e colaboradores. A Igreja se notabiliza por promover, anualmente, congressos, seminários, convenções e outros ajuntamentos com milhares de participantes. São reuniões para jovens, senhoras, homens, famílias. Nestes encontros, registra-se a presença de dezenas de caravanas de cidades da região e, até, de outros estados brasileiros. Alguns desses congressos duram quase uma semana.
O Pastor Bertiê Adais Magalhães fez publicar, recentemente, um documento distribuído para todos os membros. Leia abaixo:
Contemplar, celebrar e caminhar.
“Quando lançamos um olhar para o nosso passado, podemos, com toda a certeza, exclamar, como nos ensina a Palavra de Deus em I Samuel 4, 12: ‘até aqui nos ajudou o Senhor’”.
De fato, nestes 75 anos, o Espírito Santo tem conduzido a Assembleia de Deus Madureira em Anápolis, levantando um povo fiel à Palavra de Deus, à Igreja e à sua própria identidade.
No entanto, é preciso continuar em ‘estado permanente de missão’. Por isso, estamos nos preparando para o grande Jubileu de Diamante da nossa Igreja. Em 2015, vamos completar 75 anos de existência e queremos festejar esta data ofertando ao Senhor uma igreja ainda mais vigorosa e atuante.
A Igreja não para, caminha constantemente; e por isso temos que estar preparados para andar sempre. Assim, estamos cheios de planos, expectativas e ânimo para ir em frente.
São muitas as frentes de trabalho onde a Igreja milita, mas gostaria de falar sobre sua atuação em três grandes áreas: proclamação do Evangelho, adoração ao Criador e serviço cristão.
A missão precípua da Igreja é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Esta tarefa abrange fazer missões, não só onde a Igreja está instalada, mas em terras distantes e além-fronteiras. A Assembleia de Deus Madureira em Anápolis já tem estabelecida, há mais de dez anos, uma base missionária no Estado da Bahia, onde contamos com seis igrejas já consolidadas, nas cidades de Feira de Santana, Irecê e regiões adjacentes.
Outra ação importante neste mister é a propagação do Evangelho; e graças a Deus temos alcançado grande êxito por meio do evangelismo no rádio. Desde 2008, a Rádio Imprensa é a nossa emissora, dedicada, inteiramente, à proclamação da Palavra de Deus. A Secretaria de Missões e os departamentos de evangelismo e discipulado atuam constantemente para a consecução deste fim principal da Igreja.
Na área do serviço cristão, muitos são os nossos desafios. A igreja tem sido um canal de bênção, não só para as famílias que a integram, mas para inúmeras pessoas que são alcançadas pelas suas ações.
A comunidade tem sido assistida espiritual e socialmente pela igreja, que desenvolve o convívio fraterno. Assim, a Igreja trabalha nas faixas etárias, promovendo cursos de casais e de noivos e oferecendo uma programação sadia e embasada na Palavra de Deus a pessoas de todas as idades, por meio dos departamentos de crianças, adolescentes, homens e mulheres. É, ainda, dentre os seus membros que a Igreja forma seus oficiais e ministros, promovendo cursos teológicos e de treinamento para obreiros.
Tão importante quanto cuidar e apascentar seus membros é a ação social voltada para fora da Igreja. Através da Associação Beneficente Irmãs Dorcas, nosso braço social, temos atuado com dedicação e amor, principalmente em prol das crianças, onde, em parceria com o poder público, mantemos em funcionamento três centros de educação infantil, onde atendemos, diariamente, a mais de 400 crianças. Além desse trabalho, a ABID atua intensamente na promoção de cursos profissionalizantes e de capacitação e, ainda, na assistência a pessoas carentes, por meio da distribuição de cestas básicas e outras ações como a Campanha Anual do Agasalho.
Para 2015, estão previstas ações de incremento nesta área do serviço cristão, como a inauguração da Casa da Paz, um projeto de integração social que será instalado em uma região carente da cidade, onde, inicialmente, faremos a integração de menores e adolescentes através do ensino da música em parceria com o poder público municipal.
Finalmente, a Igreja se reúne para cultuar e adorar a Deus. Em nossos cultos, reuniões de oração, na Escola Bíblica Dominical e nas festividades, sempre estarão presentes os elementos do culto cristão, que tem por objetivo exaltar o Criador. É no culto que o povo se expressa em comunidade e participa deste corpo místico de Jesus Cristo que é a Igreja.
Certamente, será um ano de muito trabalho, mas, também, de muita colheita. Neste período, queremos investir, ainda mais, na formação de nossas lideranças, levar muitas pessoas a experimentar a graça salvadora de Jesus Cristo, buscar a unção e os dons do Espírito Santo. Tudo isso, com o objetivo final de sermos aquilo que Deus nos tem chamado a ser: suas testemunhas.
Assim, em unidade, na força do Espírito Santo, cumpriremos a nossa missão de servos de Jesus. Vamos contemplar, celebrar e caminhar”.
Fraternalmente,
Pastor Bertiê Adais Magalhães
Presidente da Igreja

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura vai contratar OS para promover os eventos natalinos

12/10/2017

A Prefeitura está lançando edital de chamamento público para seleção e posterior estabelecimento de Termo de Colaboraç...

Anápolis tem 1ª Olimpíada Digital de Matemática

12/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a 1ª Olimpíada Digital de Matemática. O...

Pesquisa retrata infância em Goiás

12/10/2017

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)...

Fisco flagra transporte com notas irregulares

12/10/2017

A equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Anápolis flagrou na última terça-feira,10, dois cam...