(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura reforça ações para descentralizar a saúde

Saúde Comentários 10 de maio de 2013

Nova unidade no Jardim das Oliveiras é uma das diversas obras que vão garantir melhorias para o atendimento à população


Com o objetivo de melhor o atendimento à população e descentralizar as ações na área da saúde. A Prefeitura de Anápolis inaugura, na próxima quarta-feira,15, a unidade de saúde do Jardim das Oliveiras. Esta é a quarta unidade de saúde construída pela gestão atual. Já foram entregues novos postos no Jardim Guanabara, no Arco Verde/Setor Sul e João Luiz de Oliveira.
A unidade possui consultório médico, odontológico e de enfermagem, além de salas de vacina e de curativo, farmácia, central de esterilização, recepção e banheiros. Para os atendimentos à comunidade local, o posto contará com uma equipe multidisciplinar com clínico geral, cirurgião dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que mais de 1.200 pessoas sejam atendidas por mês.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, a unidade do Jardim das Oliveiras faz parte de uma ampliação no número de postos com equipes do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que tem sido realizada pela gestão. “Nosso objetivo é colocar a saúde mais perto do cidadão. Ampliar nossa rede de atendimento significa dar mais dignidade e acessibilidade às pessoas”, disse. Atualmente, a Estratégia de Saúde da Família, em Anápolis, conta com 52 equipes distribuídas em 32 unidades de saúde.

Melhorias
Desde 2009, além das quatro unidades de saúde, a Prefeitura de Anápolis reformou e ampliou mais de 45 postos. Mais duas unidades estão em construção nos bairros Filostro Machado e Anexo Itamaraty. Em breve, serão iniciadas as obras de mais de sete postos de saúde nos seguintes bairros: Setor Tropical, São João, Parque Residencial das Flores, Parque Iracema, Parque dos Pirineus, Vila União e Santos Dumont.
A Prefeitura também entregou recentemente o Cais Mulher que oferece atendimento especializado à saúde feminina, e um Banco de Leite para atender as mulheres e seus bebês. Além disso, vários investimentos foram realizados no Hospital Municipal Jamel Cecílio como reformas e a implantação do Centro de Diagnósticos com laboratório 24 horas, tomógrafo, ultrassom e sala de litotripsia, que realiza procedimentos de quebra de cálculos renais. Ainda foi implantado no Hospital o plantão de odontologia 24 horas. O mesmo serviço passou a ser oferecido também no Cais do Jardim Progresso até às 22 horas.
Ainda estão em construção a Academia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para os servidores públicos e o novo Hospital da Vila Esperança - UPA 24 horas. Já o Cais Abadia Lopes da Fonseca passa por reforma e ampliação para aumentar o número de atendimento e o seu funcionamento será 24 horas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Combate à “farra” dos cartões do SUS

17/01/2019

O Prefeito Roberto Naves anunciou que deverá enviar uma equipe técnica para conhecer o modelo de gestão de uma espécie de...

Secretário Municipal de Saúde faz “raio-x” nas unidades ligadas ao setor

17/01/2019

Avaliar de perto a realidade de cada uma das unidades da rede municipal e fiscalizar a prestação de serviços ao cidadão. ...

Crise na Saúde - Municípios estão em dificuldades sem os repasses do Estado

10/01/2019

De acordo com o Atlas da Eficiência da Educação (versão 2018) em Goiás, a gestão da educação em 213 municípios (93% ...

Verba para equipamentos na odontologia municipal

10/01/2019

Devido ao trabalho executado na área de saúde bucal, inclusive com a criação de 12 novas equipes em dois anos, a Prefeitu...