(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura lança Parque Tecnológico

Geral Comentários 19 de julho de 2013

Empreendimento é resultado de uma PPP envolvendo o Governo do Estado, Prefeitura e a iniciativa privada


A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, lança nesta sexta-feira, 19, o projeto do Parque Tecnológico de Anápolis. A solenidade integra a programação de aniversário da cidade e será realizada às 10 horas, no Miniauditório do Centro Administrativo. A criação do primeiro pólo tecnológico do Centro-Oeste em Anápolis reforçará as suas vocações industriais, logísticas e universitárias.
O parque terá 117 alqueires com um cenário inovador que permitirá a integração de universidades com potencial científico e tecnológico, incentivando estudantes a desenvolverem pesquisas. A primeira fase do projeto contará com a implantação da infraestrutura urbanística, a construção do edifício da administração do Parque Tecnológico e do Centro Empresarial. Os empresários interessados em integrar o projeto poderão comprar lotes.
O projeto do empreendimento baseou-se em diagnósticos que apontaram para um conjunto de empresas ligadas à Fármaco, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Alimento da região - as demandas e os gargalos em sua base tecnológica externa e interna.
Com o objetivo de viabilizar o Parque Tecnológico e promover a participação da população no desenvolvimento da cidade, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, realizou audiências públicas com o objetivo debater com a comunidade e autoridades a implantação do Parque em Anápolis. Na oportunidade, foi exposto todo o projeto do parque, e sua função de agregar e dinamizar a economia e gerar conhecimento para toda região.

Incentivos
O governador Marconi Perillo e o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, anunciaram na última terça-feira,16, incentivos estaduais às empresas que se instalarem em Parques Tecnológicos credenciados no Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec). O Governo de Goiás vai oferecer o incentivo fiscal de 80% de rebatimento do ICMS, com base nas leis do Produzir.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, ressaltou que o Parque estabelece uma aproximação entre a universidade, as instituições de pesquisa com os setores produtivos. “Será o primeiro parque multissetorial do Centro-Oeste brasileiro”. Faiad informa que já há propostas para outros Parques Tecnológicos em outras cidades, como em Itumbiara e em Aparecida de Goiânia.
Faiad observouque os incentivos fiscais só serão concedidos para as empresas instaladas nos parques credenciados no PGTec. Para obterem o credenciamento, os parques precisam cumprir uma série de pré-requisitos estabelecidos pelo PGTec, entre eles possuírem uma entidade gestora sem fins lucrativos, ter o apoio de instituições de ensino e pesquisa, assim como do empresariado local. O projeto do Parque Tecnológico também deve apresentar um estudo de viabilidade econômica, financeira e ambiental do empreendimento, incluindo projetos associados, plano de atração de empresas e demonstração de disponibilidade de recursos próprios ou oriundos de instituições financeiras, de fomento ou de apoio às atividades empresariais.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...