(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura entrega Comenda Gomes de Souza Ramos

Cidade Comentários 28 de julho de 2014

Em solenidade no Teatro Municipal, 25 personalidades foram agraciadas com a mais alta honraria do Município


Para Maria de Souza Lima, uma piauiense que chegou a Anápolis há 57 anos, e que completou nove décadas de vida nessa quinta-feira, 24, ser homenageada nessa data, com a Comenda Gomes de Souza Ramos, é um presente mais que especial. Esta senhora, que alcança os 90 anos lúcida e com boa saúde, tornou-se comendadora junto com mais 24 cidadãos anapolinos – alguns de nascimento, outros de coração -, em solenidade realizada no Teatro Municipal. Desde 1981, a administração municipal fez desse título o seu principal instrumento simbólico de reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que, de alguma forma, foram e são responsáveis por construir uma cidade com oportunidades e perspectivas.
O prefeito João Gomes observou, em sua fala aos agraciados, o quanto é apropriado o nome escolhido para essa honraria por remeter à memória do fundador da cidade. São duas homenagens em uma: a Gomes de Souza Ramos e aos homens e mulheres que têm escrito a história da cidade, destacou o prefeito. Ele acrescentou: “Estou muito honrado pela oportunidade que tenho de manifestar os agradecimentos de Anápolis àqueles que a ajudaram a crescer, a prosperar e a ser um lugar em que se vive com qualidade”.
Amigos e familiares acompanharam o momento solene, cuja legitimidade é garantida também pela presença dos chefes dos poderes Legislativo e Judiciário locais, representados pelo vereador Luiz Lacerda, presidente da Câmara Municipal, e pelo juiz Carlos José Limongi Sterse, diretor do Foro de Anápolis. O evento é uma das principais ações da programação anual preparada em comemoração ao aniversário da cidade e dele participar enquanto homenageado traz um sentimento de alegria e, ao mesmo tempo, de envaidecimento.
Com essas palavras, pouco antes do início do evento, o médico Márcio Paiva, que chegou à cidade em meados da década de 1970, definiu a emoção de todos os condecorados. E foi dessa emoção que o professor e juiz aposentado Iram Vitoriano de Souza, escolhido para representar os novos comendadores, falou em seu discurso de agradecimento. “Não fizemos nada para receber elogios e agradecimentos, mas cumprimos nossa missão, e não podemos negar que sentimos orgulho de saber que nossas ações frutificaram”.
O comerciante Paulo Couto afirmou que esperava, há muitos anos, receber a Comenda Gomes de Souza Ramos. “É uma honra”, disse. E completou agradecendo aos membros da comissão julgadora, responsáveis pela indicação de seu nome, e ao prefeito João Gomes por aprovar as indicações.
Nesse ano, integraram a comissão julgadora Antônio Antenor Rodovalho, Augusto César de Almeida, Edson Tavares da Silva, Frederico Junqueira, Godofredo José Correia Neto, Joel Gomes Ribeiro, Kátia Regina Ferreira Maia El Zayek, Maria Aparecida Brito da Cruz Plácido, Miguel Jorge Squeff, Mozart Soares Filho, Newton Rodrigues, Tiziano Mamede Chiarotti e Virgínia Maria Pereira de Melo.
Mais que envaidecimento e satisfação, a oferta da Comenda redobra as responsabilidades dos agraciados, no entendimento da promotora de Justiça Sandra Mara Garbelini. Segundo a goianiense, que há anos atua em Anápolis, essa homenagem faz com que ela redobre seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do município, para a construção de um ambiente social que favoreça tanto as presentes quanto as futuras gerações.

Os novos comendadores

Algomiro Carvalho Neto - juiz
Anaton Damasceno de Oliveira - profissional das telecomunicações aposentado
Arnaldo Mierevaldo Kalupniek - médico
Eliseu Ferreira da Silva - maestro
Humberto Crispim Borges - escritor
Iolanda de Azevedo Borges - professora aposentada
Iram Vitoriano de Souza – professor e juiz aposentado
Ivone Ambrósio de Lima Abrahão – professora
José Américo Cavalcante de Souza – músico
José Botosso – delegado de polícia aposentado
José Olímpio Alves de Moraes – teatrólogo
Luciano Alves Gomes – empresário
Luiz Antonelli – empresário
Márcio José de Paiva – médico
Maria de Souza Lima – missionária / matriarca
Maria Inácia Lopes – bancária aposentada e professora universitária
Martiniano Evangelista – servidor público aposentado
Munir Caixe – empresário
Nelson Parrila – ex- jogador de futebol
Paulo de Souza Couto – empresário
Paulo Roberto de Oliveira – policial militar
Sandra Mara Garbelini – promotora de justiça
Terezinha de Azevedo Borges – professora aposentada
Vandir Estácio Maia – empresário
Wilson Rosa – militar da reserva e filantropo

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis gerou 139 novos empregos formais em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo, Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, a...

Anápolis mantém redução alta em casos de dengue

18/08/2017

A dengue tem dado uma trégua em Anápolis, desde o começo do ano. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secreta...

Desvio de rede de esgoto interdita trecho da Avenida Brasil

18/08/2017

O diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Cezar Toledo, comentou, em sua rede social, sobre as...

Gerados 139 novos empregos em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, al...