(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura empossa diretores de escolas municipais

Educação Comentários 10 de janeiro de 2014

Novos gestores terão mandado de dois anos para colaborarem com o desenvolvimento educacional da rede


Novos gestores tem mandato de dois anos para desenvolver a educação no município dos 95 diretores das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil, escolhidos pelo processo de eleições diretas em suas respectivas unidades de ensino, com a participação de professores, funcionários técnico-administrativos, alunos matriculados a partir do 5º ano, alunos da Educação de Jovens e Adultos, e o pai ou a mãe ou o responsável legal pelo aluno matriculado.
O ato de posse, realizado no Teatro Municipal, contou com as presenças do prefeito Antônio Roberto Gomide, do vice-prefeito João Gomes, do deputado federal Rubens Otoni, da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, da presidente da comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, vereadora Maria Geli Sanches, dos vereadores, Sargento Alberto e Lisieux José Borges, da diretora do conselho municipal de Educação, Viviane Abrão, além de representantes dos diretores empossados.
Todos os professores que concorreram ao cargo de diretor têm curso superior na área de pedagogia ou pós-graduação na área de administração escolar. O mandato será por dois anos (2014 e 2015). Nas unidades conveniadas – dez no total - não foi realizado processo eleitoral e ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação a indicação de um profissional para o cargo. A diretora da Escola Municipal Dona Alexandrina, Lucélia Assunção, que falou em nome dos demais empossados, destacou a reponsabilidade que os novos gestores têm a partir de então, mencionando o momento de transformações que a educação vive em Anápolis. "Hoje temos uma equipe pedagógica e administrativa que nos apoia, formação continuada de todo o corpo docente, além de investimentos da Prefeitura nas instituições", falou.
A secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, observou que é o terceiro pleito eleitoral que acontece na rede municipal. Ela destacou a posse dos novos diretores como um momento especial neste ano de 2014, apontando os desafios que os novos gestores tem à frente. "Contamos com vocês para comandar as instituições, para tornar a Educação de nossa cidade cada dia melhor", disse.
Anápolis é uma das poucas cidades que contam com as eleições de diretores. Somente nesta gestão foram dois processos eleitorais e isso se consolida e se aperfeiçoa cada vez mais. É a primeira vez que fizemos a votação on line o que garante um processo democrático”, avaliou a Secretária.
Quem também manifestou a importância da posse dos novos diretores foi a presidente da comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, vereadora Maria Geli Sanches, que é também professora aposentada da rede municipal. "Temos um grande momento no ensino em nossa cidade e toda a comunidade escolar espera o melhor de vocês", frisou. O deputado federal Rubens Otoni aproveitou a oportunidade para reconhecer o trabalho que vem sendo realizado nesta administração em todas as áreas, referenciando o grande salto de qualidade que a educação teve no município.
Planejamento
O prefeito Antônio Roberto Gomide definiu a posse dos novos diretores como um momento signficativo para a educação em Anápolis, saudando os novos gestores que se dispuseram à sociedade para contribuir com o ensino das escolas municipais. "Vocês demonstraram interesse pelos nossos mais de 35 mil jovens e crianças e foram vitoriosos num processo eleitoral democrático", apontou. Segundo ele, o mandato da nova diretoria das escolas vem para que os gestores possam realizar educação de forma planejada, com vistas para o futuro, tornando uma cidade cada vez melhor e modelo para o país. "O planejamento é a ferramenta para o sucesso da escola de cada um de vocês", afirmou.

Preparação
A rede municipal é composta por 95 estabelecimentos de ensino, entre escolas, CMEIs e unidades conveniadas. Após a posse, os diretores fazem um curso de preparação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, realizado em várias etapas.
A primeira etapa começou na quarta e na quinta-feira (dias 09 e 09), no Centro de Formação localizado na Avenida São Francisco. A capacitação é realizada a distância e presencial, com encontros mensais. Neste ano, a Prefeitura de Anápolis conta com a parceria da Universidade Estadual de Goiás.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...

UEG abre inscrições para o vestibular de 2018

28/09/2017

Estão abertas até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2018/1 da Universidade Estadual ...

Encontro faz elo entre empresas e instituição

28/09/2017

Empresários de vários setores de Anápolis participaram da apresentação do Programa UniEVANGÉLICA + Empresários, onde c...