(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura doa área para expansão do IFG

Educação Comentários 14 de junho de 2013

No total, são 18 mil metros quadrados de áreas, que vão permitir à instituição aumentar a oferta de cursos


Um evento realizado na manhã da última terça-feira, 11, marcou a transferência oficial de mais 18 mil m² de área pública municipal por parte da Prefeitura de Anápolis ao Instituto Federal de Goiás – IFG, campus Anápolis. A assinatura do Termo de Doação de Área Pública Municipal permitirá a expansão do Instituto que oferece cursos superiores, da área técnica, além de colaborar com programas como EJA – Educação de Jovens e Adultos, Mulheres Mil e Pronatec. Esta é a segunda oportunidade em que o Município faz doação de área pública à instituição. Em 2009, a Prefeitura de Anápolis doou mais de 60.000 m² de área pública para a construção do IFG.
A solenidade, realizada na sede do Instituto, contou com as presenças do prefeito Antônio Roberto Gomide, do reitor do Instituto Federal em Goiás, Paulo César Pereira, do diretor geral do campus Anápolis do IFG, Sandro di Lima, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda, do procurador geral do Município, Edmar Silva, além de vereadores e demais secretários municipais. O projeto que resultou na doação da área ao IFG foi oficializado através da Lei Complementar n°. 301/2013, aprovada por unanimidade pelo legislativo. Luiz Lacerda enfatizou a importância da transferência da área ao Instituto, relembrando o processo de implantação da unidade em Anápolis que teve início em 2009.
O reitor do Instituto Federal de Goiás, Paulo César Pereira, reforçou sobre a preocupação que a Prefeitura de Anápolis tem em garantir a educação em todas as suas fases. “Esta não é uma doação ao Governo Federal, mas sim à própria cidade”, disse ao apontar que a expansão do campus do IFG em Anápolis, consolidará na cidade a criação de um novo eixo tecnológico com cursos direcionados às necessidades atuais e futuras do município. Ele ainda fez considerações de que a cidade de Anápolis, estrategicamente localizada em um pólo de contínuo desenvolvimento, tem responsabilidade social em abrigar novos cursos, atendendo mais estudantes. “Devemos fazer do campus de Anápolis tão eficiente quanto o da capital”, apontou. Atualmente, 1.500 estudantes estão matriculados na unidade. A previsão, após as obras de expansão, é que esse número chegue a 3.000 mil alunos matriculados.
O prefeito Antônio Roberto Gomide fez menção à totalidade de área doada pelo Município ao Instituto Federal de Goiás, que somada ao primeiro repasse em 2009, chega ao montante de cerca de 80 mil m². Ao apontar a importância de ter em Anápolis uma escola técnica de ensino superior federal, agradeceu ao Legislativo pela aprovação unânime da doação de área ao Instituto que, segundo ele, é fruto da importância social que o IFG representa para a cidade. “Estamos entregando a Lei, acompanhada da escritura da área para que o IFG possa fazer seus investimentos”, disse. Ele ainda lembrou sobre o grande processo de desenvolvimento que a região oeste da cidade recebeu com a implantação do IFG e duplicação da Avenida Pedro Ludovico, além da construção do Parque da Cidade.

Expansão
A doação da área, por parte do Município, contemplará a expansão do Instituto, com a construção de blocos que vão servir aos cursos de engenharia da unidade, principalmente ligadas à área da mobilidade urbana. O IFG pretende implantar novos cursos superiores, tecnológicos e técnicos no setor de Controle e Processos Industriais para iniciar um novo eixo tecnológico.
A criação desse novo eixo tecnológico se deve à necessidade de formação de profissionais qualificados para atuar no pólo industrial anapolino, que apresenta forte desenvolvimento. Está prevista, com a expansão, a oferta de cursos como, por exemplo, Automação Industrial, Mecatrônica, Manutenção e Operação Metroferroviária/Aeronáutica, Mecânica de Precisão, entre outros.

A ampliação conta também com a construção de pista de atletismo, arquibancada e campo de futebol. Também serão feitas salas para projetos que serão implementados em benefício da população. A parceria com o IFG vem desde sua instalação em Anápolis, quando toda a área de construção da unidade foi doada pela Prefeitura. O IFG é o único estabelecimento de ensino federal de educação técnica superior no município e atua em Anápolis desde 2010. A instituição atende milhares de estudantes da cidade e região.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Câmpus do IFG Anápolis tem nova diretora eleita

30/11/2017

A Comissão Eleitoral Central publicou no final da noite desta quarta-feira, 29, o resultado preliminar da eleição para dir...

Associação Educativa Evangélica celebra os 500 anos da Reforma Protestante

03/11/2017

Serão necessários mais 500 anos para que as futuras gerações tenham a noção da importância da celebração realizada n...

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...