(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura de Anápolis entrega Medalha Haydée Jayme Ferreira

Cidade Comentários 14 de maro de 2014

Doze mulheres de destaque em diversos setores de atividade do município receberam a honraria


Dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, a Prefeitura de Anápolis realizou na manhã de quinta-feira,13, a solenidade de entrega da Medalha de Distinção de Mérito Haydée Jayme Ferreira. O evento aconteceu no auditório do Núcleo Ambiental do Parque Ipiranga.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Antônio Gomide, do vice-prefeito João Gomes e da primeira dama Ana Cláudia Dezzen; dos vereadores Geli Sanshes, Dinamélia Rabelo, Eber Mamede e Vespasiano Reis; dos secretários municipais Virgínia Melo (Educação), e Mozart Soares (Governo), familiares e amigos das homenageadas, entre outras autoridades.
Doze mulheres de destaque em diversos setores de atividade do município receberam a honraria. Uma comissão formada por integrantes de diferentes segmentos as elegeram, devido ao importante papel desempenhado na cidade. As homenageadas com a honraria em 2014 são: Elza de Oliveira Conceição, diaconisa; Erothildes José de Alcântara, costureira; Leide Gomes Leal Costa, diretora da Escola de Pais; Maria da Glória Silva Araújo, filantropa; Maria do Rosário Vieira, jornalista; Marinalva de Oliveira Carvalho, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança; Rosalina Marques da Costa, professora, escritora e poetisa; Sebastiana Donizeth Rosa Rodrigues, médica; Sérgia Maria Gomes de Souza, advogada; Tânia Andrade Valeriano, engenheira civil; Thalita Pinheiro Domingues Santos, empresária; e Valdomira Leite da Silva, professora e filantropa.
A jornalista Maria do Rosário Vieira observou a satisfação em receber a homenagem Haydée Jayme Ferreira. “É um momento que podemos partilhar com a família nossa alegria em sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, por tudo que fizemos pela cidade. A administração municipal está de parabéns em promover um momento como esse”, exclamou. A diretora da Escola de Pais, Leide Gomes Leal Costa, também recebeu a medalha e agradeceu pela oportunidade. “Fiquei surpresa, mas me senti muito honrada em receber uma homenagem tão importante. Temos essa presença positiva no papel que desenvolvemos na cidade e isso está sendo reconhecido nesta solenidade”, falou.
O prefeito Antônio Gomide destacou que a Medalha Haydée Jayme Ferreira é uma forma de valorizar as mulheres que ajudam a escrever a história de Anápolis. “Temos que mostrar nosso apoio a essas personalidades que deixam seu legado de liderança e trabalhos feitos com excelência. Isso reflete na qualidade de vida das pessoas que vivem em Anápolis e nos ajuda a construir um município melhor”, disse.

Quem foi
Haydée Jayme é considerada a “primeira-dama das letras anapolinas”. Historiadora, poetisa, jornalista, artista plástica, escritora e professora, ela escreveu a história da cidade com farta documentação, fotos e excertos de memória, no livro “Anápolis, Sua Vida, Seu Povo”. Como jornalista figurou em páginas de diversos periódicos anapolinos e goianos, com artigos de interesse histórico, social e político, ao longo de várias décadas em que escreveu para “O Anápolis”, “Gazeta Popular”, “A Imprensa”, “Folha de Goiaz”, “Correio do Planalto”, “O Popular”, “Imagem Atual” e tantos outros.
Ao lado da atividade literária, Haydée Jayme dedicou parte de seu talento às artes plásticas, assinando várias telas, algumas das quais reproduzidas nas capas de seus diversos livros, como em “Fogo no Bambual” e “Anápolis, Sua Vida, Seu Povo”. Na literatura foi classificada no I Concurso de Poesias Modernas, passando a integrar a antologia “Anápolis em Tempo de Poesia”.

Haydée Jayme foi diretora do Museu Histórico de Anápolis e influenciou para que a Prefeitura de Anápolis adquirisse a antiga casa que pertenceu à Zeca Batista, onde se localiza a sede atual daquele centro cultural.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis gerou 139 novos empregos formais em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo, Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, a...

Anápolis mantém redução alta em casos de dengue

18/08/2017

A dengue tem dado uma trégua em Anápolis, desde o começo do ano. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secreta...

Desvio de rede de esgoto interdita trecho da Avenida Brasil

18/08/2017

O diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Cezar Toledo, comentou, em sua rede social, sobre as...

Gerados 139 novos empregos em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, al...