(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura concede Distinção “Haydée Jaime”

Geral Comentários 11 de maro de 2011

No mês da mulher, 15 delas foram homenageadas pelo Governo Municipal como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao Município.


O Dia Internacional da Mulher - que é celebrado em 8 de março - teve, em Anápolis, uma programação comemorativa após o feriado do carnaval. Na última quinta-feira, 10, no salão de eventos ao lado do recém inaugurado Orquidário Municipal, a Prefeitura homenageou 15 mulheres com a entrega da distinção “Haydée Jaime Ferreira”, evento que contou com a presença de várias autoridades e familiares das homenageadas.
“Escolhemos simbolicamente 15 mulheres para fazermos esta homenagem, por que são muitas as merecedoras de reconhecimento e estamos fazendo essa solenidade junto com a entrega do Orquidário, nada mais apropriado para marcar essa data”, salientou o prefeito Antônio Gomide (PT) ao fazer uso da palavra para saudar as mulheres presentes. Ainda em seu discurso, ele pontuou que, ao longo dos últimos anos, a mulher tem o seu valor e sua história reconhecida.
A professora Vera Lopes de Siqueira falou em nome das homenageadas, fazendo um relato da luta da mulher pela sua “emancipação política, social e civil”. Conforme observou ainda há muita desigualdade e discriminação em relação, por exemplo, a salários. Entretanto, destacou que houve uma evolução muito grande ao longo das últimas décadas com as mulheres conquistando seus direitos legais e de cidadania.
A escolha das homenageadas para receber a Medalha de Distinção de Mérito “Haydée Jaime” foi feita por uma comissão nomeada por decreto do Poder Executivo, formada pelos seguintes membros: jornalistas Paulo Nunes e Nilton Pereira (Editor do CONTEXTO); Vereadora Dinamélia Rabelo; secretários municipais Virgínia Pereira de Melo (Educação) e Augusto César de Almeida (Cultura).

Histórico
Ao lado da atividade literária, Haydée Jaime dedicou parte de seu talento às artes plásticas, assinando várias telas, algumas das quais reproduzidas nas capas de seus diversos livros, como em "Fogo no Bambual" e "Anápolis, Sua Vida, Seu Povo". Na literatura foi classificada no I Concurso de Poesias Modernas, passando a integrar a antologia "Anápolis em Tempo de Poesia".
Haydée Jaime foi diretora do Museu Histórico de Anápolis e influenciou para que a Prefeitura de Anápolis adquirisse a antiga casa que pertenceu a Zeca Batista, um dos maiores vultos da história do Município, onde se localiza a sede atual daquele centro cultural.

Homenageadas
Receberam a distinção as seguintes personalidades: Ana Cláudia Pereira Silva (médica); Carlota do Amparo Cruz (professora); Elza Miranda Cavalcante Fonseca (professora); Hermogênia Eleutério de Oliveira (professora); Jovina de Melo Oliveira (comerciante); Leila Ribeiro (professora); Maria Conceição de Brito Reis (empresária); Maria da Glória Fernandes Coelho (Irmã Rita - religiosa e médica); Maria das Graças Braga (apóstola); Marly Alves de Almeida (professora); Regina Maria de Faria Amaral Brito (arquiteta); Sônia Célia Santillo (ex-primeira dama do Estado); Vera Lopes de Siqueira (professora); Zeneide Lucena de Oliveira (artista plástica); e Zulma Emrich de Oliveira (professora).

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...