(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura avalia prazo para aumento dos professores da rede municipal

Educação Comentários 05 de fevereiro de 2016

Na terça-feira, 03, categoria fez uma grande mobilização. Após várias rodadas de negociações, o acordo entre as partes deve sair nos próximos dias


O Prefeito João Gomes aceitou a proposta dos professores para conceder a reposição salarial, de 11,36% em quatro parcelas, desde que integralizada, ainda, ao longo deste ano. Na última quarta-feira, 03, o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) coordenou uma grande mobilização da categoria, que se reuniu em frente ao prédio da Câmara Municipal e seguiu em passeata, estendendo o protesto até o Centro Administrativo.
No dia 28 de janeiro último, foi realizada uma assembleia geral da categoria. Naquela ocasião, a presidente do Sinpma, Márcia Aparecida Gomes, expôs a proposta que foi apresentada pela Prefeitura, de conceder a reposição de forma parcelada, em quatro vezes. Conforme a proposta apresentada, os 11,36% de correção seriam dados da seguinte forma: 2,84% fevereiro retroativo a janeiro 2016; 2,84%, no próximo mês de agosto; 2,84% em fevereiro/2017 e os 2,84% restantes em agosto do ano que vem.
Os professores, porém, recusaram a proposta da forma apresenta e aceitaram o parcelamento, desde que pago ao longo deste ano. Com o objetivo de sensibilizar o Prefeito João Gomes e a secretária Virgínia Maria de Melo foi, então, deliberada a realização do ato de quarta-feira, tendo como bandeira a valorização do magistério público.
A secretária Virgínia Melo, ainda na quarta-feira, reuniu-se com a representação dos professores e reforçou a posição dada pelo Prefeito João Gomes, aceitando o calendário de reposição parcelado ao longo deste ano. Só que, ele solicitou um prazo até o próximo dia 15, para apresentar as datas.
“Os professores entendem a situação do Município, eles querem garantir a reposição para não terem perdas salariais”, destacou a secretária Virgínia Melo, ponderando que o Prefeito não pode, entretanto, conceder o ajustamento sem saber de onde sairá o recurso, caso contrário, poderia incorrer no risco de, mais adiante, não ter como pagar a folha da educação. “E, nós não podemos retirar recursos destinados a investimentos”, destacou a secretária. A definição do calendário vai ocorrer após os estudos que irão envolver as secretarias de Educação, Planejamento, Fazenda e Governo.

SindAnápolis
Se, por um lado, a questão envolvendo a categoria dos professores está próxima de um desfecho, por outro, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis (SindAnápolis), vai realizar no próximo dia 17, uma assembleia geral extraordinária. A reunião vai acontecer no hall do Centro Administrativo, próximo à entrada do Teatro Municipal, com a primeira convocação prevista para as 08 horas.
Segundo a presidente do SindAnápolis, Regina Faria, dois pontos fundamentais serão tratados na assembleia: a proposta da Administração Municipal em relação à data base, ou seja, a concessão de reajuste e a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, sendo que este último já foi objeto de várias tratativas entre a Prefeitura e a representação da categoria.
O Plano precisa ser votado pela Câmara Municipal até o dia 02 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições 2016 para a escolha de prefeitos e vereadores. Esta é uma determinação da legislação eleitoral em vigor.
Já, a data-base dos servidores públicos municipais precisa ser definida até março. “Vamos continuar cobrando da Prefeitura mais agilidade para que estes temas sejam levados à apreciação dos vereadores e votados em tempo hábil”, concluiu Regina Faria.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...

UniEVANGÉLICA amplia parcerias com as universidades estrangeiras

07/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é uma instituição que oferece várias oportunidades para que seus ...

UniEVANGÉLICA amplia parcerias com as universidades estrangeiras

07/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é uma instituição que oferece várias oportunidades para que seus ...