(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitura avalia prazo para aumento dos professores da rede municipal

Educação Comentários 05 de fevereiro de 2016

Na terça-feira, 03, categoria fez uma grande mobilização. Após várias rodadas de negociações, o acordo entre as partes deve sair nos próximos dias


O Prefeito João Gomes aceitou a proposta dos professores para conceder a reposição salarial, de 11,36% em quatro parcelas, desde que integralizada, ainda, ao longo deste ano. Na última quarta-feira, 03, o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) coordenou uma grande mobilização da categoria, que se reuniu em frente ao prédio da Câmara Municipal e seguiu em passeata, estendendo o protesto até o Centro Administrativo.
No dia 28 de janeiro último, foi realizada uma assembleia geral da categoria. Naquela ocasião, a presidente do Sinpma, Márcia Aparecida Gomes, expôs a proposta que foi apresentada pela Prefeitura, de conceder a reposição de forma parcelada, em quatro vezes. Conforme a proposta apresentada, os 11,36% de correção seriam dados da seguinte forma: 2,84% fevereiro retroativo a janeiro 2016; 2,84%, no próximo mês de agosto; 2,84% em fevereiro/2017 e os 2,84% restantes em agosto do ano que vem.
Os professores, porém, recusaram a proposta da forma apresenta e aceitaram o parcelamento, desde que pago ao longo deste ano. Com o objetivo de sensibilizar o Prefeito João Gomes e a secretária Virgínia Maria de Melo foi, então, deliberada a realização do ato de quarta-feira, tendo como bandeira a valorização do magistério público.
A secretária Virgínia Melo, ainda na quarta-feira, reuniu-se com a representação dos professores e reforçou a posição dada pelo Prefeito João Gomes, aceitando o calendário de reposição parcelado ao longo deste ano. Só que, ele solicitou um prazo até o próximo dia 15, para apresentar as datas.
“Os professores entendem a situação do Município, eles querem garantir a reposição para não terem perdas salariais”, destacou a secretária Virgínia Melo, ponderando que o Prefeito não pode, entretanto, conceder o ajustamento sem saber de onde sairá o recurso, caso contrário, poderia incorrer no risco de, mais adiante, não ter como pagar a folha da educação. “E, nós não podemos retirar recursos destinados a investimentos”, destacou a secretária. A definição do calendário vai ocorrer após os estudos que irão envolver as secretarias de Educação, Planejamento, Fazenda e Governo.

SindAnápolis
Se, por um lado, a questão envolvendo a categoria dos professores está próxima de um desfecho, por outro, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis (SindAnápolis), vai realizar no próximo dia 17, uma assembleia geral extraordinária. A reunião vai acontecer no hall do Centro Administrativo, próximo à entrada do Teatro Municipal, com a primeira convocação prevista para as 08 horas.
Segundo a presidente do SindAnápolis, Regina Faria, dois pontos fundamentais serão tratados na assembleia: a proposta da Administração Municipal em relação à data base, ou seja, a concessão de reajuste e a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, sendo que este último já foi objeto de várias tratativas entre a Prefeitura e a representação da categoria.
O Plano precisa ser votado pela Câmara Municipal até o dia 02 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições 2016 para a escolha de prefeitos e vereadores. Esta é uma determinação da legislação eleitoral em vigor.
Já, a data-base dos servidores públicos municipais precisa ser definida até março. “Vamos continuar cobrando da Prefeitura mais agilidade para que estes temas sejam levados à apreciação dos vereadores e votados em tempo hábil”, concluiu Regina Faria.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Câmpus do IFG Anápolis tem nova diretora eleita

30/11/2017

A Comissão Eleitoral Central publicou no final da noite desta quarta-feira, 29, o resultado preliminar da eleição para dir...

Associação Educativa Evangélica celebra os 500 anos da Reforma Protestante

03/11/2017

Serão necessários mais 500 anos para que as futuras gerações tenham a noção da importância da celebração realizada n...

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...