(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Prefeitos debatem consórcio para APA do João leite

Política Comentários 27 de fevereiro de 2015

Intenção é que o Município possa servir de referência para a solução de problemas relacionados ao tratamento de lixo em aterro sanitário


O prefeito João Gomes recebeu na segunda-feira, 23, os representantes de cinco municípios do Consórcio Intermunicipal da APA do Ribeirão João Leite. A reunião aconteceu no gabinete municipal e contou com a presença dos prefeitos de Campo Limpo, Joaquim Duarte; Goianápolis, Jeová Leite Cardoso; Nerópolis, Fabiano Luiz da Silva; Ouro Verde, Jaime Ricardo; e Terezópolis, Francisco Júnior.
A reunião solicitada pelos prefeitos teve como objetivo firmar uma parceria para solucionar o problema do lixo nestes municípios. O intuito é fazer com que todo o resíduo destas regiões seja tratado aqui em Anápolis, principalmente, pelos avanços da cidade nos cuidados com o lixo.
Dentre as ações que os municípios devem solucionar referente ao lixo, englobam o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que contemple a remoção resíduos sólidos e tratamento adequado dos mesmos.
O presidente do consórcio intermunicipal da APA na região do Ribeirão João Leite, Joaquim Duarte, explicou o interesse dos municípios e como a parceria deverá funcionar. “Temos já uma verba de mais de R$ 6 milhões da Funasa para tratar o lixo, mas a ideia é trazer para Anápolis todo o resíduo coletado nos cinco municípios e repassar essa verba, assim, não precisaríamos construir aterros e teríamos o lixo tratado corretamente”, assegurou.
Anápolis sai na frente de outros municípios goianos com a regularização permanente do Aterro Sanitário da cidade. O diferencial, que garantiu a legalidade do Aterro, foi a instalação de lagoas de tratamento de chorume inauguradas em 2010 pela Prefeitura de Anápolis. Além disso, o município também se destaca na operação correta e manutenção do local, quanto à disposição dos resíduos domésticos e hospitalares.
O prefeito João Gomes disse que a ideia é válida e pode ser mais uma alternativa nos cuidados de preservação do meio ambiente. De acordo com o gestor a proposta será estudada e viabilizada dentro das condições. “Anápolis é uma cidade polo com mais de 50 municípios ao redor que buscam diariamente os nossos recursos, seja no comércio, emprego ou na área da saúde. Portanto, nos vemos com responsabilidade de contribuir nesta questão ambiental, já que avançamos mais na questão do lixo e estamos à frente destes municípios. Então vamos estudar e ver todas as possibilidades existentes para darmos as mãos aos nossos vizinhos”, concluiu.
Anápolis sai à frente de outros municípios goianos com a regularização permanente do Aterro Sanitário da cidade. O diferencial, que garantiu a legalidade do Aterro, foi a instalação de lagoas de tratamento de chorume inauguradas em 2010 pela Prefeitura de Anápolis. Além disso, o município também se destaca na operação correta e manutenção do local, quanto à disposição dos resíduos domésticos e hospitalares.

APA João Leite
Criada em 2002 com área de 72.128 hectares, a Área de Proteção Ambiental João Leite abrange os municípios de Goiânia, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Anápolis, Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde de Goiás.

Seus objetivos são proteger os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, assegurar condições para o uso do solo compatíveis com a preservação dos recursos hídricos, conciliar as atividades econômicas e a preservação ambiental, proteger os remanescentes do bioma cerrado; melhorar a qualidade de vida da população local por meio de orientação e do disciplinamento das atividades econômicas, disciplinar o turismo ecológico e fomentar a educação ambiental.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Fundo bilionário para patrocinar as campanhas

10/08/2017

Os deputados integrantes da comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) acabam de rejeitar um ...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Dívidas do Estado com a União alongadas em até 240 meses

20/07/2017

Aprovadas na Assembleia Legislativa nas sessões realizadas no período de convocação extraordinária, nos dias 14 e 17 des...