(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“Precisamos pensar Anápolis para os próximos 20 anos”

Cidade Comentários 28 de julho de 2014

No cargo há poucos meses e, pela primeira, liderando as comemorações do Aniversário de Anápolis, o Prefeito João Gomes (PT), em entrevista ao CONTEXTO, falou sobre as conquistas e desafios do Município e afirmou que é preciso unir esforços para planejar as próximas décadas de crescimento


Anápolis vivencia um período especial nestas comemorações dos seus 107 anos de emancipação, principalmente, no que diz respeito ao crescimento econômico. De que forma o senhor analisa este momento da Cidade?

João Gomes - Esta é uma questão interessante. Depende do ponto de vista, porque quanto mais a Cidade chama a atenção, mais as demandas são crescentes, sobretudo, daquelas cidades mais próximas que dependem de nós. Mas, não podemos reclamar e temos de buscar, cada vez mais, incrementar a nossa economia. E, não há dúvida de que a economia de Goiás tem uma grande contribuição de Anápolis. Então, todo o Estado comemora estes 107 anos, porque é mais de um século de conquistas deste povo hospitaleiro, ordeiro e trabalhador que fez com que a Cidade chegasse aonde ela chegou hoje. São 107 anos de emancipação, uma história que nos deixa muito felizes por estar celebrando todas as conquistas importantes que ocorreram no Município durante todos estes anos.

Este crescimento acelerado que o Município tem experimentado, sobretudo, nos últimos 10 anos, tem acarretado o surgimento de muitos problemas. São muitos os desafios que Anápolis tem hoje para enfrentar?

João Gomes - Muitos. Alguns deles remontam mais de duas décadas. A Cidade é um fundo de vale e nós temos regiões com problemas sérios de erosões, de escoamento de águas pluviais e estamos enfrentando estes desafios. Mas, temos uma série de outras demandas reprimidas a serem atendidas. Além do que, temos, ao mesmo tempo, de prospectar para o futuro, ou seja, ver o que a Cidade precisa para daqui a 10, 20 anos. Nós, de fato, vivemos nos últimos 10 anos uma mudança de perfil e tivemos que fazer com que as políticas públicas pudessem chegar aos cidadãos. Porém, temos de imaginar daqui a 10 anos como vamos estar e nos preparar para chegar lá bem. Então, precisamos entender que este momento é muito importante para a nossa Cidade e precisamos pensar no que deve ser feito, sobretudo, nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana, para que estejamos preparados para receber os novos investidores.

Na gestão pública, ou seja, na Administração Municipal, está sendo possível acompanhar esta escala de crescimento de Anápolis?

João Gomes - Este é, sem dúvida, um grande desafio. Talvez nos últimos 20 anos, a gestão, a maneira de administrar a Cidade, pode não ter levado em conta a prospecção desse crescimento que a Cidade vem passando. Então, temos que nos atentar ao futuro e fazer o planejamento. Mas isso também não é fácil. Precisamos pensar, planejar e imaginar a Cidade que queremos. O desenvolvimento econômico é uma coisa sem limite. Temos, sempre, de buscá-lo porque é através dele que encontramos condições de propiciar melhor qualidade de vida para as pessoas. Nos últimos cinco anos, especialmente, o grande desafios foi realmente este, ou seja, traduzir crescimento e desenvolvimento em qualidade de vida para a população. As pessoas vêm falar que tem crescimento, expansão. Mas é preciso que elas sintam isso de perto. Precisamos, então, juntos, pensar e planejar a nossa Cidade para 10, 20, 30 anos na frente. Hoje, nós atraímos a atenção do mundo inteiro. Quando se fala em desenvolvimento e logística e agora com a Ferrovia Norte-Sul e daqui a pouco com o aeroporto de cargas, certamente, vamos chamar ainda mais a atenção dos investidores.

A mensagem para a população, nestes 107 anos de emancipação é, então, otimista em relação ao futuro de Anápolis?

João Gomes - Muito otimismo. E podem ter a certeza de que estamos dando o melhor de nós na Administração Pública. Temos uma equipe dedicada e que tem dado o melhor de si, para que possamos ter uma Cidade ainda melhor. Uma cidade de todos, para todos e com qualidade de vida. Então, é importante que tenhamos o foco no desenvolvimento econômico, mas desde que isso se traduza em benefícios para as pessoas. A minha mensagem é que Anápolis está onde está graças ao seu povo, um povo guerreiro, lutador, bairrista e hospitaleiro que recebe muito bem as pessoas que chegam, como eu que tenho 30 anos de Anápolis e tantos outros empresários que vieram, se estabeleceram graças a isso, a essa maneira gostosa que o nosso povo tem de receber. Então, estamos comemorando estes 107 anos com muita alegria. Eu sou muito agradecido pelo voto de confiança dos anapolinos e poder viver este momento tão importante.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Cemitérios Municipais recebem obras para o feriado de Finados

20/10/2017

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura está concluindo a limpeza e a manutenção, realizadas no Cemitério...

Iniciada a construção de calçadas em toda a Avenida Brasil Norte

20/10/2017

A Avenida Brasil ainda está em transformação. A via recebe, neste momento, intervenções que já deram um novo perfil par...

Estado vai repassar o prédio da Rodoviária para a Prefeitura

20/10/2017

O prédio do Terminal Rodoviário “Josias Moreira Braga” será incorporado ao patrimônio do Município. A transferência...

SANEAGO reconhece falhas, mas não admite a falta de água

20/10/2017

Várias ocorrências de desabastecimento de água foram registradas em Anápolis, entre quarta e quinta feiras (dias 18 e 19 ...