(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“PP não tem um candidato competitivo para disputar a Prefeitura”

Política Comentários 13 de janeiro de 2012

Vereador disse que seria uma incoerência o partido participar, por três anos, do Governo Gomide, e se tornar adversário nas vésperas das eleições


O jeito simples de homem do campo não oferece nenhum empecilho para que o vereador Pedro Mariano entre nas discussões mais polêmicas da política de Anápolis. No curso de seu segundo mandato, eleito pelo Partido Progressista, ele diz que o PP não cuidou de preparar um candidato competitivo para disputar a sucessão municipal em outubro deste ano. “Além disso, seria um despropósito ficarmos durante três anos fazendo parte da administração do Prefeito Antônio Gomide, inclusive ocupando uma importante secretaria (Desenvolvimento Econômico) e, agora, nas vésperas das eleições, nos tornarmos adversários dele. O eleitor não compreenderia isso”, afirmou. Mariano disse que não pode falar pelo PP, mas, assegura que, independentemente de qualquer decisão de cúpula, vai continuar apoiando o Prefeito Gomide. “É uma questão de coerência. Não me importo, inclusive, de colocar minha reeleição em jogo. Mudar, definitivamente, não mudo”, disse o parlamentar.
Pedro Mariano declarou que “não desfazendo dos companheiros valorosos do nosso partido, entendo que não cuidamos de preparar nome, ou nomes, para colocarmos à apreciação do eleitor. Participar por participar, dar vexame, ter votação ridícula, certamente não é de nosso interesse”, alfinetou Pedro Mariano. Ele disse, ainda, que o PP está preparando uma boa chapa de candidatos a vereador e que, em 2016, quem sabe, possa concorrer à Prefeitura. “Agora, vamos cuidar de sedimentar o Partido, buscar novas lideranças, abrir espaços na política local. Numa segunda etapa, em 2014, poderemos ter um ou mais candidatos a deputado estadual, ou federal de Anápolis. É assim que entendo ser o caminho mais fácil para chegarmos à Prefeitura.

Produtividade
Mesmo sem a qualificação cultural de outros vereadores, de comportamento simples e hábitos previsíveis, Pedro Mariano tem se constituído em um dos parlamentares de maior produtividade na Câmara Municipal. Nos três primeiros anos, conseguiu transformar em lei, nada menos que 17 projetos de sua autoria. O fato de disputar espaço com médicos; advogados; economistas, empresários e outras lideranças, no Plenário da Câmara Municipal, não o inibe. Embora não seja um orador eloquente, Pedro Mariano se destaca pelo trabalho de bastidores e na pesquisa de assuntos interessantes à comunidade. Seus projetos transformados em lei abrangem diversos setores comunitários. Ele afirma que “para ser político não é preciso ter diploma superior nem falar bonito. Basta estar em sintonia com o povo, ver de que a sociedade está necessitando e ir à luta, buscar a solução dos problemas cotidianos”, justifica Pedro Mariano.

Os projetos
São de autoria do vereador Pedro Mariano, vários projetos apresentados em 2009, que se transformaram em lei, depois de aprovados na Câmara Municipal e sancionados pelo Prefeito. Um deles é o que institui o “Dia do Cliente”, no calendário oficial de eventos no Município de Anápolis. Outro dispõe sobre a cassação de alvarás de funcionamento dos estabelecimentos que façam apologia; incentivo, prática, ou, intermediação de prostituição infantil. Também é de iniciativa de Pedro Mariano a lei que institui a Semana Municipal do Menor Carente. Ainda de sua iniciativa, foi aprovada a lei que cria a obrigatoriedade da imediata manutenção de vias e passeios públicos.
A Semana Municipal da Família foi criada, também, através de uma lei do vereador Pedro Mariano, assim como a obrigatoriedade de treinamentos em primeiros socorros, prevenção contra incêndios e técnicas de resgate para os empregados de condomínios no âmbito de Anápolis. O parlamentar pepista fez aprovar, ainda, uma lei que autoriza ao Executivo implantar a Papelaria do Povo e outra que proíbe a utilização de capacetes nos estabelecimentos comerciais, públicos ou privados abertos ao público.
Em 2010, Pedro Mariano fez aprovar vários projetos de sua autoria, transformando-os em leis municipais. Destacam-se, dentre outras, a que determina às agências bancárias e instituições financeiras em geral, a obrigatoriedade de instalação de painéis de proteção ao usuário no interior das agências, bem como nos caixas eletrônicos, no Município de Anápolis, devendo estas, instalarem câmeras de vídeo no interior e entorno das respectivas agências. Ainda no ano de 2010, foi aprovado projeto de Pedro Mariano dispondo sobre a proibição do uso de aparelhos de telefonia celular ou rádios de comunicação no interior de agências bancárias. Esta lei, por sinal, foi copiada em diversos municípios e adaptada por várias assembleias legislativas do Brasil. Também é de autoria do vereador Pedro Mariano, a lei que dispõe sobre a cassação de alvarás de funcionamento dos estabelecimentos que venham adquirir; distribuir; transportar, estocar ou vender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico hidratado sem a obediência às normas legais vigentes. Ainda foi aprovado projeto do vereador pepista obrigando a afixação de cartazes contendo, na íntegra, o artigo 4º da Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) que dispõe sobre as prioridades garantidas a esta faixa etária. A criação da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil e a instituição do programa “A Mulher na Política” foram projetos de Pedro Mariano aprovados em 2010.
Já em 2011, ele conseguiu, dentre outras, as aprovações dos projetos instituindo campanhas contra trotes telefônicos nos serviços públicos de atendimento de emergência e outra dispondo sobre a forma de entrega de produtos ou da realização de serviços aos consumidores no Município de Anápolis.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Ronaldo Caiado acusa Governo de usar dados para mascarar crise do Estado

08/11/2018

O governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) cobrou maior transparência nos dados repassados à equipe de transição pel...

Partido realiza ação social em prol da Casa Joana

08/11/2018

O Democratas Mulher Anápolis irá realizar nesta sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, em Anápolis, uma manhã odontológ...

Vereador exige explicações para aumento da energia elétrica em Goiás

08/11/2018

O vereador João da Luz (PHS) informou na tribuna, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,07, que esteve em Bra...

Ronaldo Caiado terá muitos desafios para enfrentar em sua terra natal

02/11/2018

Não dá para falar que se trata de uma “herança maldita”. Mas, dá para dizer que os “gargalos” de Anápolis vão o...