(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Pós-Carnaval: Alimentação detox é a pedida saudável

Saúde Comentários 20 de fevereiro de 2015

Sucos e alimentos combinados corretamente desintoxicam o corpo, oferecendo mais saúde e bem-estar


O Carnaval passou. E junto dele, bebidas e uma alimentação desregrada, ingredientes ideais para a intoxicação do organismo e ganho de quilos indesejados. Para eliminá-los, porém, não basta apenas estar insatisfeito, é necessário fazer acontecer.
Uma das alternativas é iniciar uma dieta detox (ou desintoxicante), que tornou-se a queridinha da estação. O objetivo principal, conta a nutricionista Talita Villain, é mandar embora as toxinas que se acumularam após o período de festas para, depois, iniciar o processo de reeducação alimentar.
De acordo com ela, o ideal é usar alimentos que, além de nutrir, também desintoxiquem. “Ao longo dos dias, e principalmente em eventos com grande concentração de pessoas, como é o caso do Carnaval, ficamos expostos a uma série de toxinas.
Elas estão no ar, na comida, na bebida, em produtos que passamos na pele. Como o nosso corpo não as reconhece, acaba não metabolizando-as, e é aí que elas começam a se acumular”, conta a nutricionista. Para fazer o trabalho de desintoxicação, é necessário atentar-se ao PH do alimento.
Quanto maior ele for, melhor será a eliminação de toxinas. “Exemplos disso são as frutas vermelhas, limão, sobretudo a casca, gengibre, vegetais como couve, brócolis e couve-flor, fibras, sal marinho, entre outros”, coloca.
Com a alimentação detox, é possível fazer uma reprogramação do organismo, reduzindo e até eliminando as dores de cabeça e enxaqueca causadas pela hipersensibilidade e pelo excesso de toxinas, ter mais energia e bem-estar ao acordar e no fim do dia, garantir um sono tranquilo e de qualidade, reduzir a celulite e a acne, além de ganhar mais disposição para seguir um estilo de vida saudável.
A maquiadora e designer gráfico Sabrina Benedet é uma das adeptas à alimentação e aos sucos detox. Adepta ao estilo de vida há um ano, diz reforçar a dieta em épocas como esta. “Eu tomo suco verde todos os dias e, alternando, faço um especial com couve, gengibre, maçã e linhaça. Não existe coisa melhor para limpar o organismo, principalmente em tempo de festa. Fico mais leve, mais disposta”, conta a jovem, que tem 27 anos.
Se você quer adotar uma dieta para desintoxicar o corpo, fique atento às dicas:
No dia a dia: é recomendado utilizar apenas os medicamentos recomendados por profissionais capacitados, dormir bem, não se estressar, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar o uso do microondas, de produtos de limpeza e de cosméticos muito fortes.
Alimentos permitidos: frutas, legumes, verduras, grãos integrais, sementes, leguminosas, ovos, azeite e óleos de boa qualidade e chás. Além, claro, de beber muita água e praticar exercícios físicos. O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias. “O correto é que todo tipo de mudança alimentar seja acompanhado por profissionais, já que cada pessoa tem particularidades. Se optar por uma dieta detox, o melhor a se fazer é buscar orientação nutricional e aproveitar para fazer uma reeducação alimentar”, conta Talita.

Outra dica!
Sucos detox são essenciais para quem quer expulsar as toxinas e uma excelente opção para se desintoxicar após as festas de Carnaval. A combinação de determinados nutrientes é ótima para acalmar os processos inflamatórios, ajudar o trabalho do trato intestinal, dar uma força ao fígado, entre outros benefícios.

Ingredientes:
Meia maçã
Meio pepino
2 cubos de gelo de água de coco
3 folhas de hortelã
- Bata tudo no liquidificador
Neste suco, a presença de dois ingredientes bastante diuréticos, como o pepino e a água de coco, fazem uma ótima combinação que, aliada à hortelã, ajuda na digestão. Para finalizar, a maçã é considerada uma das frutas mais benéficas que se tem conhecimento, com compostos antioxidantes e fibras, que oportunizam saciedade na medida certa.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Anápolis tem alta incidência de sífilis

20/10/2017

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Sífilis, publicação técnica da Coordenação Estad...

Goiás registra queda nos casos de catapora

05/10/2017

A catapora, cientificamente chamada varicela, é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada p...

Protesto contra a falta de insulinas

28/09/2017

A falta de regularidade na dispensação de insulinas e insumos aos diabéticos cadastrados em um programa mantido pela Prefe...

Região de Anápolis mantém baixa em novos casos de dengue

21/09/2017

Anápolis pode fechar 2017 com bons indicadores em relação à dengue. Desde o início do ano, o Município mantém uma baix...