(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Por que você deve dormir sem roupa

Saúde Comentários 19 de agosto de 2016

Estudos comprovam que dormir nu facilita o sono, queima calorias e ainda previne infecções


Você dorme sem roupa? Se a resposta for não, deveria pensar na possibilidade – e logo. Estudos mostram que dormir nu pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como facilitar a queima calórica, prevenir infecções com fungos e até aumentar a produção de espermatozoides.
O mecanismo foi desvendado por um estudo publicado recentemente na revista científica Brain. Os pesquisadores descobriram que um leve resfriamento na temperatura da pele causa mudanças significativas na qualidade do sono e, por consequência, na saúde. “Basta uma redução de 0,4ºC”, escreveram os autores. A pequena queda na temperatura foi atingida entre os voluntários que dormiram nus. “A ausência de roupas altera a temperatura central do organismo, diminui o estado de vigília noturna e ajuda a induzir estágios mais profundos.”
Outros estudos já haviam mostrado que a pele mais quente perturba o sono, daí o fato de termos mais dificuldade de pegar no sono naquelas noites de verão intenso. Isso acontece porque o corpo humano é projetado para resfriar naturalmente durante o sono e esquentar na hora de acordar.
Além disso, temperaturas mais amenas durante o sono garantem um sono de mais qualidade, o que, por sua vez, ajuda na liberação de “gordura marrom”. Essa gordura saudável é encontrada na região do pescoço e ajuda a queimar calorias enquanto fabrica calor para o corpo.
Outra vantagem de dormir sem roupa, principalmente para as mulheres, é a respiração da pele. “As regiões do corpo mais íntimas do organismo feminino ficam o dia todo confinadas em tecidos pouco transpiráveis. Isso causa irritação e aumenta a umidade da vagina, transformado-a em um terreno fértil para infecções fúngicas e bacterianas”, disse Alyssa Dweck, professora assistente da Faculdade de Medicina Icahn em Mount Sinai, em Nova York, ao site especializado LiveScience.
Por sua vez, para os homens, dormir sem roupa ajuda a aumentar a produção de esperma ao diminuir a temperatura dos testículos. Já para o casal, especialistas afirmam que o contato de pele com pele desencadeia a liberação de oxitocina, também conhecido como o “hormônio do amor”, estreitando o laço emocional e a confiança.
Outros estudos sugerem que esse tipo de contato também impulsiona o sistema imunológico, mantém os níveis de cortisol – conhecido como hormônio do stress – estáveis e diminui a pressão arterial.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Obras do Centro Pediátrico 24 horas seguem o cronograma

12/01/2018

A obra do Centro Pediátrico 24h, construída ao lado do Cais Mulher, no Bairro Maracanã, iniciou o ano de 2018 se preparand...

Ambulatório de Queimados registra aumento de demanda

29/12/2017

No Ambulatório de Queimados do Hospital Municipal Jamel Cecílio são atendidos, em média, 80 pacientes por dia, vítimas d...

Casos de AIDS têm aumento de 70% no Município

29/12/2017

O número de pacientes soropositivos para a Aids, teve um aumento de cerca de 70 por centro este ano, comparado aos anos ante...

SAMU promove simulação de acidentes no Parque da Cidade

22/12/2017

Visando capacitar e avaliar a atuação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Prefeitura...