(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Polícias e empresários debatem alternativas para Anápolis

Geral Comentários 29 de janeiro de 2015

Propostas, sugestões e críticas foram colocadas por vários dos participantes


Assuntos ligados à segurança pública na região foram debatidos na noite de quarta-feira, 29, na Associação Comercial e Industrial de Anápolis, em um encontro do qual participaram os comandantes da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Federal. Os representantes destas instituições tiveram espaço para informarem e explicarem as atribuições de cada uma, assim como, o que vem sendo feito para a melhoria do sistema de segurança na Cidade e na sua região de influência.
Registraram-se as presenças do delegado de Polícia Federal em Anápolis, bacharel Yuri Ramalho; comandante do Terceiro Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Wilson Brasil; delegado titular da Terceira Regional de Polícia Civil, bacharel Álvaro Cássio; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Ofugi; Coronel PM Adailton, Chefe do Gabinete Militar da Governadoria do Estado, Superintendente do Porto Seco Centro Oeste, Edson Tavares e vários outros convidados especiais.
Polícia Civil
Durante o encontro, o delegado titular da Terceira Regional de Polícia Civil, Álvaro Cássio, relatou uma série de dificuldades que a entidade está enfrentando, a começar pela falta de efetivo. De acordo com ele, dentro da política de redução de custos, foram recolhidos um delegado e alguns agentes que atuavam em Anápolis. Além disso, um delegado está em vias de se aposentar e há outras carências, como a instalação de mais uma central de flagrantes. De acordo com dados oficiais, no ano passado, a única central de flagrantes de Anápolis registou um total de 1.486 autos, enquanto que, em Aparecida de Goiânia, que tem duas centrais, o número não passou de 1.325.
O delegado relatou, ainda, que, em Anápolis registrou-se uma queda em mais de 20 por cento na taxa de homicídios em 2014, na comparação com 2013. Finalmente, o titular da Terceira Regional de Polícia Civil revelou que, há 20 anos, o efetivo da corporação em Anápolis era, exatamente, o dobro do que se tem hoje. Ele aproveitou para destacar o apoio que a Polícia Civil tem recebido do empresariado anapolino.
Polícia Militar
Anápolis deverá ganhar mais um quartel da Polícia Militar. A informação foi passada pelo Coronel Wilson Brasil, titular do Terceiro Comando Regional da PM, que tem sua sede no Município e ocorreu durante a reunião na ACIA. A ideia inicial é instalar-se a nova unidade na região do Distrito Agro Industrial. O atual Quarto Batalhão seria dividido em dois, para facilitar-se a operacionalidade da instituição em sua área de abrangência. Os estudos nesse sentido estão bem adiantados. Ressalte-se que a Terceira Regional de Polícia Civil tem sua sede, justamente, na área do DAIA.
O Coronel Brasil relatou aos empresários presentes à reunião, o trabalho que a PM está realizando no Município, em que pese decisões administrativas que reduziram a capacidade de gastos com a corporação. Mas, deu duas importantes notícias: a primeira é que mais 80 homens do SIMVE (Serviço de Interesse Voluntário Estadual da Polícia Militar) estão sendo treinados para atuarem na região coberta pelo Terceiro Comando, principalmente em Anápolis. A outra é que o policiamento na área do Distrito Agro Industrial será reforçado com, pelo menos, mais uma viatura.
Outra informação do Coronel Wilson Brasil diz respeito às providências para a instalação de um Centro Integrado de Inteligência e Controle da PM em Anápolis. A instituição que, a princípio seria acoplada ao prédio GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município) deve ir para as dependências do Quarto BPM. Este centro contará com representações da PM; Policia Civil, Corpo de Bombeiros e outras instituições ligadas à segurança pública em geral.
Bombeiros e Polícia Federal
O Comandante do Corpo de Bombeiros em Goiás, Coronel Ofugi, foi um dos convidados para o encontro. Ele aproveitou para anunciar a substituição no comando da unidade em Anápolis. O Coronel Mateus deixa o comando e vai ser substituído pelo Tenente Coronel Ricardo. Este, por sinal, estava presente à reunião e se declarou à disposição do empresariado anapolino.
Uma das colocações do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros foi no sentido de alertar sobre a importância de se efetivar a implantação da Defesa Civil no Município. Segundo ele, pelo porte da Cidade é mais do que necessário tal providência. Outro assunto levantado por ele foi quanto à liberação de projetos urbanísticos no que depender dos Bombeiros. Segundo o Coronel, o objetivo é facilitar, ao máximo, o andamento das obras.
O Delegado Yuri Ramalho, titular da Delegacia da Polícia Federal em Anápolis, também, esteve presente ao debate e destacou a importância da parceria entre as principais forças representativas da segurança na região. Ele discorreu, ainda, sobre o trabalho desenvolvido no combate ao narcotráfico e disse da preocupação quanto ao aumento dos casos de roubo de cargas na região. Falou, ainda, sobre as dificuldades de composição do quadro de servidores da instituição e propôs a realização de ações conjuntas no combate ao crime em Anápolis.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Anapolino é destaque em competição nacional

21/09/2017

Na última segunda-feira, 18, o prefeito Roberto Naves recebeu em seu gabinete o jovem Gabriel Douglas Araújo, estudante da ...

Promotores de Justiça têm encontro em Anápolis

21/09/2017

Os encontros regionais da Procuradoria Geral de Justiça Presente e de elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministéri...

Entenda o que é trabalho intermitente

21/09/2017

A Reforma Trabalhista tem um ponto que necessita de grande destaque, que é a criação de um novo modelo de trabalho que at...

Projeto ampara crianças em situação de risco

21/09/2017

Será lançado nesta sexta-feira, 22, o Projeto Querobem. A solenidade está marcada para o auditório do Bloco F, da UniEVAN...