(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

PM também faz parte da história de Anápolis

Segurança Comentários 28 de julho de 2009

A Polícia Militar é um dos principais braços da segurança na cidade, atuando com um batalhão e uma companhia independente


A trajetória da Polícia Militar se confunde com a história de surgimento, crescimento e desenvolvimento da própria cidade. Em Anápolis a Polícia Militar iniciou-se com um Destacamento nos idos de 1907, subordinado ao Batalhão da antiga capital de Goiás.
Com a construção da nova capital do Estado, o Destacamento passou a ser subordinado ao Batalhão Anhanguera, o qual perdurou até o dia 21 de setembro de 1972, quando foi instalada a 1ª Companhia de Polícia Militar. Em 1979, mais precisamente no dia 28 de julho, devido ao continuo desenvolvimento da cidade com a implantação do Distrito Agroindustrial de Anápolis - DAIA, foi instalado o 4º Batalhão de Polícia Militar denominado Batalhão Santana, com incumbência de manter a ordem e a Segurança Pública em uma área de 15.079 km² (quinze mil e setenta e nove quilômetros quadrados). Em 25 de maio de 1994, foi criado o Grupo de Operações Especiais (GOE), que é formado por Policiais Militares altamente treinados para o serviço preventivo de pronta reação.
No dia 27 de agosto do ano de 2002, foi instalada a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar, com a incumbência de Policiamento nas cidades do entorno de Anápolis e Presídio Municipal e os Distritos.
No ano de 2003 foi implantado pela Polícia Militar em Anápolis o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, atendendo a cada ano 4000 (quatro mil) alunos, objetivando prevenir o uso de drogas e da violência entre crianças e adolescentes.
Em 27 de agosto de 2003 foi instalado o 8º Comando Regional de Polícia Militar com sede nesta cidade, que em janeiro de 2004 passou a ser denominado 3º Comando Regional. Com o objetivo de descentralizar as decisões e o poder de comando em benefício da operacionalidade e das ações Policiais na área de sua circunscrição.
A cidade de Anápolis conta também com uma unidade do Colégio da Polícia Militar instalada, no bairro Alexandrina.
Em 2007 foi criada em Anápolis a 3ª Divisão de Polícia Judiciária Militar. Responsável pela apuração de crimes e transgressões militares definidos em lei e regulamentos, atribuídos a policiais militares.
Além da setorização também faz parte das atividades desenvolvidas a filosofia da Polícia Comunitária, que através dos Conseg´s tem tornado realidade a Polícia cidadã onde as pessoas se tornam sujeitos ativos nas decisões de estratégias da segurança da cidade.
O trabalho integrado com os demais órgãos de Segurança Pública também é uma realidade. Assim a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Juizado da Infância e Juventude e CMTT, estão sempre em parceria buscando maior eficácia em suas atividades.
Nesse momento de festa e alegria a Polícia Militar do Estado de Goiás, que sempre esteve ao lado desse povo dinâmico, progressista e trabalhador que fez com que a cidade de Anápolis seja denominada a “Manchester Goiana”, ao completar os seus cento e dois anos de emancipação política, recebe de seus integrantes, através do Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Sidney Pontes Ribeiro, votos para que continue desenvolvendo com brilhantismo na caminhada do progresso rumo a novos tempos. Parabéns Anápolis!

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia visita a ALA 2

12/10/2017

Na última terça-feira,11, uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visitou...

Implantação do Polo de Defesa poderá ter linha de crédito federal

12/10/2017

Resultado da reunião ocorrida na última terça-feira, 10, com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o projeto de implantaç...

Fugas expõem fragilidade na segurança da Cadeia Pública

06/10/2017

No domingo, primeiro de outubro, quatro presos conseguiram escapar do Centro de Inserção Social “Monsenhor Luiz Ilc” ap...

ALA 2 começa a se preparar para receber os primeiros caças Gripen

08/09/2017

Denominada de Base Aérea de Anápolis até dezembro do ano passado e, a partir de então, de ALA 2, a unidade local da Forç...