(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Plano Municipal de Educação foi sancionado

Educação Comentários 26 de junho de 2015

O documento apresentado valerá por 20 anos e acompanha também o Plano Estadual de


O prefeito João Gomes (PT), sancionou, na manhã de terça-feira, 24, o Plano Municipal de Educação (PME).  A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária titular da Pasta, professora Virgínia Melo; do presidente da Câmara Municipal, Lisieux José Borges; da presidente do Conselho Municipal de Educação; Neide Ramos; dos vereadores Geli Sanches (presidente da Comissão de Educação do Legislativo); Jean Carlos; Sargento Alberto; Eli Rosa; Wilmar Silvestre; Wederson Lopes; Éber Mamede, Pedro Mariano e Paulo de Lima; secretários municipais, diretores, entre outras autoridades.


O Plano Municipal de Educação é uma exigência do Governo Federal e foi tema de intensos debates em Anápolis durante a elaboração das metas estabelecidas no documento. O resultado positivo foi devido à união dos poderes Executivo e Legislativo e conselhos municipais do setor que analisaram cada ponto para garantir a qualidade do ensino oferecido pelo Município.


 


A presidente do Conselho Municipal de Educação, Neide Ramos, destacou que a mobilização em torno do PME representa o quanto o Poder Público Municipal está empenhado na progressão e na garantia de recursos para a Cidade. Neide elogiou a iniciativa da administração municipal em unir esforços para a elaboração das metas. “Nosso trabalho não acabou. Vamos cuidar para a concretização das metas, vamos sair do debate. Agora, é uma dedicação de todos para continuarmos avançando e melhorando cada vez mais”, comentou.


A Presidente do Conselho Municipal de Educação, Neide Rodrigues Ramos comenta os principais pontos do documento. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Educação já tinha um plano que recebeu o suporte necessário para ter um documento de acordo com as exigências do Governo Federal no prazo estabelecido. “Há uma necessidade latente no atendimento da educação infantil. Podemos ressaltar a prioridade que daremos ao atendimento da Educação Infantil e cumprir o que foi estabelecido como melhorias para os próximos 20 anos”, falou.


Como será


As metas e estratégias traçadas no documento são direcionadas para todos os níveis da educação, do Ensino Infantil ao Superior, e atingem os setores que não são responsabilidade, apenas, da Prefeitura de Anápolis. A presidente do Conselho disse que o PME norteará as políticas públicas educacionais para os próximos 20 anos. “Por isso, foi importante a participação dos diretores e coordenadores de escolas públicas, privadas, faculdades, sindicatos e várias pessoas envolvidas. Isto porque mostra a preocupação de todos com a educação, inclusive dos nossos vereadores, já que o Legislativo compareceu”, destacou.


Neide Ramos lembrou, ainda, que o Plano Municipal segue as mesmas metas definidas pelo Plano Nacional. “Anápolis está se adequando às estratégias nacionais que se destinam a atender a todos os níveis da educação, inclusive a valorização dos profissionais de educação, o financiamento da educação, abrangendo todos os pontos relacionados à educação”, acrescentou.


Todas as metas discorrem sobre a universalização da educação em cada um dos setores e do aumento do acesso das pessoas à educação. Neide explica que Anápolis já possuía um Plano de Educação e apenas se adequou ao atual. Ela acrescentou que as novas propostas preveem a construção de mais creches e escolas em Anápolis. “As metas estão voltadas para se oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. A ideia é que o Município se estruture para oferecer mais vagas na Educação Infantil, construir principalmente escolas de Ensino Médio para todos os jovens, ofertar mais vagas na educação profissionalizante, possibilitar o acesso e a permanência de todas as crianças e jovens,” conclui.

Autor(a): Mariana Lourenço

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Ciências Ambientais - UniEVANGÉLICA tem aula inaugural do Mestrado e Doutorado da matéria

22/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA dá mais um passo importante para se transformar em uma universidade....

FAEG Jovem leva horta comunitária a escola pública

22/03/2019

No dia 18 último, o grupo Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, esteve pela manhã na Escola Munici...

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...