(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Plano Municipal de Educação foi sancionado

Educação Comentários 26 de junho de 2015

O documento apresentado valerá por 20 anos e acompanha também o Plano Estadual de


O prefeito João Gomes (PT), sancionou, na manhã de terça-feira, 24, o Plano Municipal de Educação (PME).  A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária titular da Pasta, professora Virgínia Melo; do presidente da Câmara Municipal, Lisieux José Borges; da presidente do Conselho Municipal de Educação; Neide Ramos; dos vereadores Geli Sanches (presidente da Comissão de Educação do Legislativo); Jean Carlos; Sargento Alberto; Eli Rosa; Wilmar Silvestre; Wederson Lopes; Éber Mamede, Pedro Mariano e Paulo de Lima; secretários municipais, diretores, entre outras autoridades.


O Plano Municipal de Educação é uma exigência do Governo Federal e foi tema de intensos debates em Anápolis durante a elaboração das metas estabelecidas no documento. O resultado positivo foi devido à união dos poderes Executivo e Legislativo e conselhos municipais do setor que analisaram cada ponto para garantir a qualidade do ensino oferecido pelo Município.


 


A presidente do Conselho Municipal de Educação, Neide Ramos, destacou que a mobilização em torno do PME representa o quanto o Poder Público Municipal está empenhado na progressão e na garantia de recursos para a Cidade. Neide elogiou a iniciativa da administração municipal em unir esforços para a elaboração das metas. “Nosso trabalho não acabou. Vamos cuidar para a concretização das metas, vamos sair do debate. Agora, é uma dedicação de todos para continuarmos avançando e melhorando cada vez mais”, comentou.


A Presidente do Conselho Municipal de Educação, Neide Rodrigues Ramos comenta os principais pontos do documento. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Educação já tinha um plano que recebeu o suporte necessário para ter um documento de acordo com as exigências do Governo Federal no prazo estabelecido. “Há uma necessidade latente no atendimento da educação infantil. Podemos ressaltar a prioridade que daremos ao atendimento da Educação Infantil e cumprir o que foi estabelecido como melhorias para os próximos 20 anos”, falou.


Como será


As metas e estratégias traçadas no documento são direcionadas para todos os níveis da educação, do Ensino Infantil ao Superior, e atingem os setores que não são responsabilidade, apenas, da Prefeitura de Anápolis. A presidente do Conselho disse que o PME norteará as políticas públicas educacionais para os próximos 20 anos. “Por isso, foi importante a participação dos diretores e coordenadores de escolas públicas, privadas, faculdades, sindicatos e várias pessoas envolvidas. Isto porque mostra a preocupação de todos com a educação, inclusive dos nossos vereadores, já que o Legislativo compareceu”, destacou.


Neide Ramos lembrou, ainda, que o Plano Municipal segue as mesmas metas definidas pelo Plano Nacional. “Anápolis está se adequando às estratégias nacionais que se destinam a atender a todos os níveis da educação, inclusive a valorização dos profissionais de educação, o financiamento da educação, abrangendo todos os pontos relacionados à educação”, acrescentou.


Todas as metas discorrem sobre a universalização da educação em cada um dos setores e do aumento do acesso das pessoas à educação. Neide explica que Anápolis já possuía um Plano de Educação e apenas se adequou ao atual. Ela acrescentou que as novas propostas preveem a construção de mais creches e escolas em Anápolis. “As metas estão voltadas para se oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. A ideia é que o Município se estruture para oferecer mais vagas na Educação Infantil, construir principalmente escolas de Ensino Médio para todos os jovens, ofertar mais vagas na educação profissionalizante, possibilitar o acesso e a permanência de todas as crianças e jovens,” conclui.

Autor(a): Mariana Lourenço

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Educação

Atlas Escolar envolve escolas e universidades

08/11/2018

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e as universidades Estadual de Goiás (UEG) e Federal de Goiás...

Pesquisadores da UniEVANGÉLICA realizam trabalho inédito no Direito

02/11/2018

O Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEVANGÉLICA (NPDU) realiza há quatro meses um trabalho inédito para uma instituiçã...

Cursinho PreparaAção realiza aulão musical com cerca de 400 alunos

02/11/2018

O Aulão Musical, organizado pelo PreparAção – cursinho oferecido pela Prefeitura de Anápolis – reuniu mais de 400 est...

Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA tem selo SAEME de qualidade de ensino

25/10/2018

“O nosso desejo é que o aluno não seja apenas tecnicamente formado, mas que seja um cidadão bem formado, tenha valores ...