(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Plano de Segurança precisa de maior participação popular

Polícia Comentários 26 de maio de 2017

Com várias vertentes, a iniciativa visa, fazer da população um aliado ainda maior na prevenção da criminalidade


O Plano Municipal de Segurança deve dar um novo rumo à política de enfrentamento à criminalidade e à violência em Anápolis. Para isso, a receita será integração entre as forças que atuam nessa área e, destas, com a população, no que diz respeito à prevenção. A primeira iniciativa, já tirada do papel, foi levar o Observatório de Segurança para o Parque Ipiranga. É lá que o trabalho ficará centralizado e, somente por conta dessa mudança, a criminalidade - sobretudo, as ocorrências de furto - tiveram uma queda de cerca de 80%.
O Assessor do Observatório, Delegado Glayson Reis disse ao Jornal Contexto que o alicerce do Plano Municipal de Segurança será o apoio popular. Para isso, os conselhos de segurança, as associações de moradores e outros segmentos organizados da sociedade serão chamados a contribuir com as forças de segurança. A intenção é que, pelo menos a cada 15 dias, haja uma reunião para a troca de informações e a elaboração de estratégias para uma atuação mais precisa nas chamadas manchas criminais, que já foram todas mapeadas. “Com isso, nós estamos quebrando um paradigma mostrando que a violência não se combate só com polícia”, destacou.
A participação popular acontecerá de diversas formas, desde a denúncia de locais com muro alto e falta de iluminação, até a utilização dos canais de informação para se apontar existência de bocas de fumo ou mesmo, alguma situação de anormalidade que esteja acontecendo na vizinhança.
Glayson Reis destacou que também já está funcionando, dentro do Plano Municipal, a Defesa Civil que, juntamente com a Guarda Municipal, havia sido criada por lei municipal há 11 anos. Mas, elas nunca foram implantadas efetivamente. No caso da Guarda Municipal, ele adiantou que o projeto já está quase pronto e, ainda este ano, sairá o concurso público para a montagem do efetivo inicial. Paralelamente, está sendo implantada a Guarda Patrimonial, que é formada pelo corpo de vigias que o Município já tem. A diferença é que, agora, eles estarão atuando sob a orientação do Observatório.
Para breve, outra medida também sai do papel: é a ampliação do vídeomonitoramento. Serão implantados mais 20 pontos com câmeras. E, através de uma parceria, alguns equipamentos terão um upgrade e vão poder, através de um equipamento e de um software próprios, flagrar algum veículo em situação irregular e segui-lo, mesmo que ele não tenha ultrapassado os limites de velocidade. Assim, se um veículo roubado cair na fiscalização, pode-se saber qual o seu trajeto e esta informação permitirá uma atuação rápida e eficiente da polícia para recuperar o veículo e prender os ladrões.
VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
Outro ponto de destaque do Plano de Segurança é a implantação do programa Vizinhança Solidária, através do qual as pessoas serão orientadas e capacitadas para ajudarem a cuidar da sua rua e de seu bairro. Um projeto piloto vai começar pelos distritos de Souzânia, Goialândia e Interlândia, com o objetivo de melhorar a segurança pública naquelas localidades. Ele acredita que, na primeira quinzena de junho, esta etapa seja iniciada.
“Vamos, também, trabalhar para readequar e ampliar o Banco de Horas das polícias Civil e Militar, melhorar os canais de comunicação com a tecnologia que hoje está acessível a todos. E, somado a tudo isso, também o trabalho educativo junto às crianças e adolescentes”, enfatizou, observando que as polícia, por sua vez, manterão o papel que já cumprem, na parte preventiva e ostensiva. “Não se faz segurança sozinho. Por isso, essa é a proposta e o diferencial do Plano Municipal de Segurança”, arrematou Glayson Reis.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Polícia

Juiz sugere sistema de proteção a vítimas de furtos e roubos

09/11/2017

Uma sugestão do juiz Mateus Milhomem de Sousa, do 1º Juizado Especial Criminal da comarca de Anápolis enviada, no dia 11 d...

Polícia no combate a receptação e drogas

09/11/2017

Na última quarta-feira,08, as equipes CPE CMDO e CPE 9797 estavam em patrulhamento tático pelo setor Calixtópolis, quando ...

Cai quadrilha especializada em clonagem de veículos

20/10/2017

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva) cumpriu 14 mandados de prisão na man...

Mortes violentas abalaram a Cidade

12/10/2017

A morte do médico veterinário João Paulo Alarcão, assassinado a tiros dentro de seu veículo, quando estava em companhia ...