(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Plano de saneamento deve ser anunciado em 15 dias

Geral Comentários 01 de maro de 2018

Reunião no Centro Administrativa envolveu a Comissão de Municipalização da Água e equipe da SANEAGO


A transposição de água do Rio Capivari para o Ribeirão Piancó foi só o pontapé inicial para resolver o problema do desabastecimento de água em Anápolis. A Prefeitura continua cobrando ações da Saneago para garantir que a população anapolina tenha água potável nas torneiras o ano todo. E diante desse compromisso com a comunidade, o prefeito Roberto Naves determinou que a Comissão de Municipalização da Água acompanhasse de perto o que a Companhia tem feito no município. Na segunda-feira, 26, foi realizada uma reunião no Centro Administrativo para demonstrar em números, o que a Saneago tem investido em Anápolis.
A reunião contou com a participação de integrantes da Comissão de Municipalização da Água, ambientalistas, representantes da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Subseção e Saneago. Durante o encontro, a estatal apresentou números atuais e históricos no que diz respeito à quantidade de água captada e tratada, ligações residenciais e comerciais e faturamento e investimentos da companhia em Anápolis.
De acordo com o presidente da Comissão de Municipalização da Água, Igo dos Santos Nascimento, o objetivo da reunião foi rever o plano de metas proposto pela Saneago. “Queremos saber do planejamento da companhia, temos que ter conhecimento do que será aplicado, iremos revisar através da comissão, instituída pelo refeito Roberto Naves, junto com a OAB e Associação Comercial e Industrial. Estamos revendo esse plano e observando a questão ambiental. Precisamos ter prioridades de investimento para garantir água para a população”, disse.
A concessão para a Saneago continuar explorando o serviço de Anápolis ainda não venceu, mas a Prefeitura quer ter contraproposta da estatal para que a população não sofra mais com o desabastecimento na cidade. “Com a transposição do Capivari para o Piancó já saneia o problema de falta d’água. Queremos um plano para os próximos anos, por isso, a Prefeitura está engajada em resolver de vez essa questão. Em tudo que se faz, é preciso ter planejamento e é isso que estamos fazendo. Planejando para que os investimentos sejam feitos e estamos ouvindo a sociedade através das entidades representativas. No mais tardar, em 15 dias, estaremos apresentando ao prefeito o resultado técnico destas reuniões”, ressaltou Igo Nascimento.
A Saneago por sua parte diz que tem investido em Anápolis. Em números, a companhia apresentou que a cidade tem cerca de dois mil quilômetros de rede, isso representa 138 mil ligações. De acordo com a gerente da empresa em Anápolis, Tânia Valeriano, a estatal tem mantido os compromissos em sanar a falta de abastecimento. “Estamos trabalhando para melhorar o fornecimento de água em Anápolis. A Saneago trabalhada de forma planejada e apoiamos a fiscalização por parte do município. Com a captação complementar no Capivari teremos a garantia de que não irá faltar água neste ano”, comentou.
Ainda, segundo a gestora, a quantidade de água produzida atualmente pela empresa é suficiente para atender a demanda da cidade. “A demanda hoje para atender toda a cidade é de 1070 litros por segundo. Vamos fazer uma conta rápida. O Piancó produz 850 litros por segundo, o sistema Daia oferece 150 e complementados por alguns poços artesianos, chegamos à produção de 1070 litros por segundo, o que é suficiente. E agora com o Capivari em funcionamento, iremos elevar a produção para 1600 litros por segundo. Com essa vazão atenderemos o crescimento da cidade”, finalizou Tânia.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Anápolis no calendário nacional

14/09/2018

O Comitê Paralímpico Brasileiro promoverá, no dia 22 de setembro o Festival Paralímpico, em celebração ao Dia do Atleta...

Diretor da UniEVANGÉLICA fez parte de juri em concurso na Colômbia

14/09/2018

Na primeira semana de setembro, o Diretor do curso de Arquitetura da UniEVANGÉLICA, Alexandre Ribeiro Gonçalves, esteve na ...

Alimentos foram entregues para as instituições

14/09/2018

Uma iniciativa do prefeito Roberto Naves despertou nos atletas anapolinos o desejo de ajudar ao próximo. É que desde janeir...

Feira acontece no final de semana

14/09/2018

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro acontecerá a feira Artesanato em Ação, na Praça Dom Emanuel, Bairro Jundiaí, das 14h à...