(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Pista do aeroporto de cargas está na reta final

Geral Comentários 08 de maro de 2014

Dois terços da pista principal já tiveram as obras concluídas. A empreiteira aguarda o fim do período chuvoso para colocar mais máquinas no canteiro


As obras do aeroporto de cargas de Anápolis estão adiantadas. Dois terços da pista, que tem 3,3 mil metros de extensão e 45 metros de largura, já foram pavimentados. O aeroporto integra o projeto da Plataforma Logística Multimodal de Goiás.
Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, a Plataforma Logística deverá dinamizar ainda mais a vocação de entreposto comercial do município de Anápolis, com reflexos positivos no desempenho da economia goiana. A pista vai permitir o pouso de aeronaves de até 420 toneladas.
A pavimentação segue técnicas da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês) e é feita sob rígido controle de qualidade. Para garantir o suprimento de matéria-prima e não comprometer o andamento da obra, o Governo de Goiás optou por montar no local uma fábrica de manta asfáltica.
A construção das usinas, ao lado da pista, atende duas exigências: qualidade e custo baixo. Segundo os engenheiros, a aplicação imediata do asfalto recém usinado garante maior qualidade da massa asfáltica. Por outro lado, a proximidade reduz substancialmente o custo do transporte da massa.
Orçada em R$ 140 milhões, a obra do Aeroporto de Cargas de Anápolis tem recursos assegurados pelos cofres estaduais e integra o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) do Governo de Goiás.

Distribuição
Segundo o superintendente do Porto Seco de Anápolis, Edson Tavares, Goiás vai dar ao Brasil um Aeroporto de Cargas que vai funcionar como uma central de distribuição devido à localização estratégica do Estado. “Nós estamos no centro do País, num raio de 1.000 quilômetros nós atingimos de 145 milhões a 150 milhões de consumidores. Isso é decisivo para a aviação. Outro fator importante é que o governo reduziu o ICMS do querosene de aviação e que Goiás é o segundo polo de manutenção aérea”, afirma.
Edson Tavares relata que atualmente apenas 1% do transporte de cargas no Brasil é feito por aeronaves; 20% por ferrovias e de 60% a 70% por caminhões. “Hoje, a carga que vem de Manaus cruza o nosso espaço aéreo, vai para São Paulo, para depois retornar para Goiás. Também no caminhão essa carga sai de Manaus e totalizando 17 dias, chega a São Paulo, vai para as grandes redes e só depois chega a Goiás”, enfatiza.
A pista do Aeroporto de Cargas foi projetada para receber qualquer tipo de aeronave de carga. Com três quilômetros de comprimento no sentido norte-sul, a pista terá 45 metros de largura, mais faixas de acostamento de 7,5 metros de cada lado, além de uma área de escape de 150 metros de um lado e de outro, totalizando 300 metros a fita de aproximação da pista. A base será de 20 centímetros. A sub-base, ou camada imediatamente abaixo da capa asfáltica, terá também 20 centímetros, sendo constituída de uma mistura de cimento com brita grossa. A capa asfáltica terá 12 centímetros de espessura. O Aeroporto de Cargas terá possibilidade de operar a remoção de carga de Guarulhos, de Vira Copos e também de Confins de avião.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....