(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Pessoas especiais têm serviços odontológicos ampliados

Saúde Comentários 18 de julho de 2018

Serviço que só era feito na Vila Jaiara, agora, é oferecido, também, no CAIS Abadia Lopes da Fonseca


A cadeira de dentista já foi um problema na vida de Maria Beatriz Santos, oito anos. A menina, que tem Síndrome de Down, resistia ao tratamento convencional. Mas, tudo mudou depois que ela conheceu o atendimento para pessoas com necessidades especiais oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas da Vila Jaiara e que, agora, ganhou reforço no Cais Abadia Lopes da Fonseca, na Vila São Joaquim, às terças e quartas feiras. A mãe de Maria Beatriz, Francisca Santos, diz que “antes era um problema. Ela não deixava mexer nos dentes de jeito nenhum. Agora, com a dentista especializada a situação é outra. Inclusive pra gente. Ela ensina como fazer e sabe fazer” conta.
O CEO da Vila Jaiara oferece este serviço de segunda a sexta feiras. São cerca de 100 pacientes por mês e a unidade é referência nesse tipo de atendimento. Por isso, a Eliane Alves Cabral, já levou seu filho Bento, de quatro meses, para iniciar o tratamento. A mãe do bebê explica que como a formação dentária dele será um pouco diferente - Bento, também, tem Síndrome de Down - há todo um cuidado para se evitarem problemas comuns na infância. “Aqui recebemos todas as informações necessárias para higiene e cuidado dos dentinhos. E é importante saber que isso é essencial para qualquer criança ter uma dentição saudável”, ressalta.
O bebê começou, agora, o tratamento. Mas, a mãe já aprendeu muita coisa com a odontóloga Myriam Barbosa Caldas, especialista em atendimento a pessoas com necessidades especiais. “O Bento está começando e no caminho certo. Esse acompanhamento nos primeiros meses de vida é essencial para uma boa dentição e evitar cáries, um dos problemas odontológicos mais comum na infância”, explica a especialista.
Myriam Caldas diz que o tratamento às pessoas com necessidades especiais é mais longo e requer habilidade e paciência. Inicia-se com o condicionamento, termo utilizado para introduzir o atendimento que possui características lúdicas e humanizadas. “Com as crianças utilizamos brinquedos, animais de pelúcia e os próprios familiares como exemplo”, diz. Com os adultos a metodologia é a mesma, sempre com muita dedicação e cuidado. “É um trabalho longo, mas que obtém êxito na maioria das vezes”, conta ela. Além do CEO na Jaiara existe outra unidade no Bairro Maracanã.
E não é só na prevenção que o tratamento atua. Se algum paciente com necessidade especial depender de um atendimento de canal (endodontia), por exemplo, passa pelo condicionamento com o profissional adequado e, depois, segue para o especialista no problema. “Temos uma equipe nas duas unidades do CEO com endodontistas, periodontistas, buco-maxilos, entre outras especialidades, que trabalha em conjunto conosco”, destaca Myriam. Todo o encaminhamento é feito por meio das unidades de saúde de cada bairro e somente se não houver sucesso são enviados ao profissional competente.

Mais atendimento
O tratamento especializado na odontologia é bem mais amplo e, em breve, vai ser estendido aos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que estão na sala vermelha – local onde ficam os casos mais urgentes e que necessitam de monitoramento intensivo. “Logo estaremos com esses serviços à disposição destes pacientes”, informa a coordenadora de Saúde Bucal, Núbia Peres.
Outra vertente será o atendimento aos pacientes acamados no Hospital Municipal. Mas, independentemente do local e da condição do paciente, uma coisa é certa: a melhor estratégia é a prevenção. “Não se pode esperar ter uma dor.

SERVIÇO
CEO - Unidade Jaiara
Endereço: Rua Taguatinga quadra 100, lote 07
Nova Vila Jaiara (prédio do Materno Infantil)
Telefone: 3902-2678

CEO - Unidade Maracanã
Endereço: Rua Dona Ada Centini, quadra 34, lote 13
Bairro Maracanã
Telefone: 3902-2499

Cais Abadia Lopes da Fonseca
Endereço: Rua Larga, s/nº - Jardim Calixto
Telefone: 3902-1360

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Campanha chama atenção para o câncer de mama

08/10/2018

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários ...

Fake News prejudica campanhas na saúde

20/09/2018

Ao mesmo tempo que aproximam as pessoas, aplicativos de troca de mensagens e redes sociais fazem parte do cenário que impede...

Notificações de dengue e suas complicações caem em Anápolis

20/09/2018

Anápolis, segundo dados do boletim epidemiológico da dengue divulgado pela secretaria estadual da Saúde (SES-GO), está na...

Campanha de imunização tem como alvo pré-adolescentes e adolescentes

14/09/2018

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio, realiza em setembr...