(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Perca aqueles quilinhos acumulados nas férias

Saúde Comentários 31 de janeiro de 2014

No período de descanso, é comum relaxar também na dieta. Mas uma rotina com hábitos saudáveis repara os danos


Nas férias, as pessoas costumam dar adeus a obrigações que vão além do trabalho e dos estudos – como a dieta e os exercícios. “É possível reverter os exageros cometidos no período de descanso com uma mudança de hábitos”, afirma o endocrinologista Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
O ideal é que essa mudança não aconteça apenas nos primeiros dias de volta à rotina, mas que seja mantida ao longo do ano. A endocrinologista Maria Edna de Melo, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), ressalta a importância de realizar uma transição gradual. “Não adianta querer perder tudo que ganhou em um mês em um único dia”, diz. “O segredo é ter um planejamento, seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios e não apostar em um regime cheio de restrições.”
Segundo Maria Edna, os resultados podem começar a ser vistos a partir de sete dias. “Se em uma semana sem exercícios e dieta os prejuízos aparecem, uma semana com prática de atividade física e alimentação correta também se reverte em benefícios visíveis”, diz.

Regule o sono
Nas férias, é comum curtir programas que vão até mais tarde do que o normal. O problema é que essa mudança atrapalha o sono. Dormir menos que oito horas por noite eleva os níveis da grelina, conhecida como hormônio da fome, e diminui a quantidade de leptina, hormônio que auxilia no emagrecimento. Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, evitar a prática de atividades agitadas e estimulantes — como fazer exercícios ou assistir à televisão — meia hora antes de ir dormir contribui para a qualidade do sono.

Tome um café da manhã saudável
Durante as férias, é difícil resistir às guloseimas presentes no café da manhã dos hotéis ou às sobras das festas de Natal e réveillon, como rabanadas e panetones. Ao voltar do período de folga, é hora de evitar as calorias extras. “Uma sugestão de café da manhã saudável é consumir duas fatias de pão integral, queijo branco, um copo de leite e uma fruta”, recomenda o endocrinologista Walmir Coutinho.

Pratique exercícios
Para queimar as calorias extras, a melhor aposta é o exercício. “O ideal é uma combinação entre aeróbicos, como caminhada, corrida ou ciclismo, e musculação. Mas, se tiver que escolher entre uma modalidade ou outra, opte pelos aeróbicos”, diz a endocrinologista Maria Edna de Melo. Para se exercitar, não é necessário se matricular em uma academia — há opções para quem não gosta desse ambiente.

Hidrate-se
A ingestão de líquidos, principalmente durante o calor, evita a desidratação. Além disso, consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia ajuda a diminuir a sensação de inchaço, comum após os abusos na dieta, e a melhorar o funcionamento dos rins, eliminando as toxinas do corpo.

Fique longe do álcool
Quem quer perder os quilos ganhos nas férias deve eliminar o álcool da dieta. “As bebidas alcoólicas possuem aquilo que chamamos de calorias vazias, ou seja, não têm nenhum valor nutricional”, afirma o endocrinologista Walmir Coutinho. Além disso, o consumo de álcool afeta o autocontrole necessário para seguir dietas.

Faça pequenas refeições durante o dia
A regra é clara: ficar muito tempo sem comer aumenta o apetite e as chances de cometer exageros na alimentação. O ideal é fazer pequenos lanches de três em três horas, consumindo alimentos como pães ou frutas. “Dê preferência aos carboidratos integrais, que são ricos em fibras e prolongam a sensação de saciedade”, afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo.

Autor(a): Veja

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Fake News prejudica campanhas na saúde

20/09/2018

Ao mesmo tempo que aproximam as pessoas, aplicativos de troca de mensagens e redes sociais fazem parte do cenário que impede...

Notificações de dengue e suas complicações caem em Anápolis

20/09/2018

Anápolis, segundo dados do boletim epidemiológico da dengue divulgado pela secretaria estadual da Saúde (SES-GO), está na...

Campanha de imunização tem como alvo pré-adolescentes e adolescentes

14/09/2018

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio, realiza em setembr...

Campanha contra sarampo e pólio termina sábado

30/08/2018

A campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil termina neste sábado, dia 1º de setembro, com um reforço...