(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes." (Abraham Lincoln)

Contexto Político Comentários 27 de novembro de 2009


Presença
Em entrevista ao CONTEXTO, esta semana, o senador Marconi Perillo (PSDB) confirmou haver destinado uma verba no valor de R$ 1 milhão a ser repassada à Prefeitura de Anápolis, a título de emenda, com o objetivo de apoiar a construção da nova sede da Câmara Municipal. Marconi recebeu, no começo do ano, em Brasília, uma comitiva de vereadores anapolinos que lhe foram fazer tal reivindicação. Os recursos vão estar no Orçamento da União no ano que vem.
Ainda na entrevista, Marconi confirmou haver relatado o projeto que prevê o repasse de recursos federais para a construção do viaduto de acesso ao DAIA. “É uma emenda de bancada, e que tem todo o meu empenho como relator”, disse. Segundo o senador, o viaduto de acesso ao Distrito Agro Industrial é prioridade em seu trabalho parlamentar.
Também na mesma oportunidade, Marconi comemorava a aprovação, em forma terminativa, de projeto de sua autoria, obrigando os poderes públicos, em todos os níveis, convocarem e contratarem os aprovados em concursos, de acordo com o número de vagas disponibilizadas nos editais de chamamento. É uma lei federal que vai ajudar a milhares de “concurseiros” em todo o Brasil.

Pergunta
Alguém poderia informar o que faz, ou, para que serve, um secretário, ou assessor “para assuntos especiais”, ou “assuntos extraordinários”? É que os governos (estadual e municipais) estão cheios deles...

Estresse
Dias atrás, o prefeito Antônio Gomide (PT) perdeu as estribeiras com determinado vereador, durante discussão sobre o Plano de Cargos e Salários no Gabinete Municipal. Quem estava presente disse que ouviu coisas impublicáveis.

Iceberg
Pelo que se ouve nos corredores e nas rodas reservadas, há muito mais coisa além do que se disse, até agora, sobre propinas em Anápolis. Tem gente que entra em pânico quando o assunto é mencionado. E, com o Ministério Público tendo pedido cópia do pronunciamento do vereador Assef Nabem, o caldo vai engrossar. Quem não deve, não teme. Agora, quem deve...

Dia D
No dia três de dezembro próximo, vai acontecer algo muito importante a respeito do propalado caso das prováveis propinas pagas a vereadores. É que, naquela data, precisamente às três da tarde, o vereador Assef Nabem (PMDB) estará frente a frente com a promotora Irma Pfrimmer para prestar mais alguns esclarecimentos. E, dizem, depois disso, muita água vai rolar.

Evolução
A evolução patrimonial de alguns políticos no Brasil (por aqui não é muito diferente) é de causar inveja. Gente que entrou na política para “trabalhar pelo povo” progrediu barbaridade em curto espaço de tempo. Só se trabalhou para “o povo de sua família”.

Xará
Dia desses um cidadão ligou para a Rádio Imprensa reclamando da falta de água no setor onde reside. Ao ser perguntado como se chamava, ele respondeu: Roberto Gomide. Não era, evidentemente, o Prefeito, que tem o prenome Antônio.

O plano
O que estão mexendo no plano de Cargos e Salários, ou Carreiras e Vencimentos, na Câmara Municipal, é uma grandeza. Tem emenda de todo tipo. Acontece que, como de outras vezes, a tendência é que tais emendas sejam vetadas pelo Executivo. Daí, o projeto retorna à Câmara e, como num passe de mágica, mantém-se o veto. Ou seja, quem inseriu emendas, se esquece rapidamente e vota a favor do texto original. Podem anotar.

Aposentados
O Governo Federal colocou, mesmo, uma pedra em cima do projeto que prevê reajuste de vencimentos para aposentados e pensionistas nos mesmos índices dos trabalhadores da ativa. Nem mesmo sendo do senador Paulo Paim (PT-RS) o projeto vingou. Ou seja, vai continuar tudo como dantes.

Não é
Efetivamente, o mérito da consecução dos recursos para se construir o Centro de Internação Juvenil de Anápolis não é obra do Governo Estadual, como quer deixar transparecer a secretária da Estadual da Cidadania, Flávia Moraes. Aliás, ela está em campanha para deputada federal. Quem foi atrás do dinheiro, e conseguiu, foi o juiz Carlos Limongi, da vara da Infância e da Juventude de Anápolis. O resto é conversa. Aliás, o Governo do Estado fez foi tentar desviar o recurso para Rio Verde.

Candidatos
O Partido Progressista (PP) vai ter sim, candidato, ou candidatos, a deputado estadual por Anápolis. A confirmação é do secretário estadual de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros Pinto. Atair Pio, Pedro Canedo e, Wolney Martins, a princípio, seriam os nomes.

Jorcelino
O todo-poderoso secretário estadual da Fazenda, Jorcelino Braga, já avisou: se o Governador Alcides Rodrigues (PP) definir ele se candidata à sucessão estadual. Nem que seja para levar as eleições ao segundo turno.

Resistentes
Secretários e assessores do Governo Estadual, ligados ao PSDB, estariam sendo tratados “a pão e água”, sem direito a, sequer, opinar em assuntos governamentais. A maioria resiste mesmo é por conta do salário. Incluindo gente que, nos bons tempos da Base Aliada, mandava e desmandava no Estado. Coisas da vida.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.622

18/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.621

11/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.620

05/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.619

28/04/2017

Contexto Político...