(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Patrulha Maria da Penha será implantada em Anápolis

Segurança Comentários 04 de junho de 2015

Comando da PM anuncia novos projetos a serem lançados pela corporação em Anápolis, dentro dos próximos dias


Pelo menos três ações importantes serão adotadas pelo Terceiro Comando Regional da Polícia Militar, em Anápolis, nos próximos dias. Foi o que anunciou o comandante do 3º CRPM, Coronel Wilson Brasil, durante encontro com vereadores na Câmara Municipal, ocorrido na última terça-feira, 02. Na ocasião, era aguardada a presença do comandante geral da corporação, Coronel Sílvio Benedito, mas não foi informado o motivo de sua ausência.


Uma das novidades anunciadas pelo Coronel Brasil aos vereadores, é a criação da Patrulha Maria da Penha. Segundo ele, inicialmente, trata-se de um programa já implantado na Capital (Goiânia) e que, agora, será implantado na Regional de Anápolis, contando com duas viaturas devidamente caracterizadas e com policiais treinados para atuar em ocorrências que tenham mulheres como vítimas. Por enquanto, o trabalho destas viaturas será realizado de segunda a sexta feiras, mas a expectativa é de que, em breve, as mesmas possam atender, também, nos finais de semana. O comandante do 3º CRPM informou que a Tenente Dayane recebeu treinamento, junto com a sua equipe, e estará à frente da patrulha. A data para o lançamento do programa ainda será definida.


Outro programa anunciado pelo comandante do 3º CRPM é do da Rede de Apoio à Segurança, que consiste na utilização de aplicativos de smartphones, como o popular WhatsApp, para utilização por grupos determinados de segmentos organizados da comunidade, que vão auxiliar as forças policiais com denúncias sobre os mais variados crimes, para que a polícia possa promover, de acordo com o caso, as medidas preventivas ou ostensivas. A implantação do programa está a cargo do Capitão Ferreira e também deverá ser lançado nos próximos dias, estando em fase final de ajustes.


Além destes dois programas, o Coronel Wilson Brasil informou que em razão da extinção do SIMVE (Serviço de Interesse Militar Voluntário Especial), a Secretaria de Segurança Pública e o Comando Geral da PM decidiram que vão reforçar os repasses às unidades regionais da PM, para o banco de horas. Assim, a corporação poderá, de imediato, suprir a falta do SIMVE. De acordo com o comandante, no âmbito do 3º CRPM, a baixa foi de 222 policiais, destes, 112 destacados em Anápolis. Todos, inclusive, já entregaram os seus fardamentos. “Não há mais que se falar em SIMVE”, declarou o oficial, acrescentando que o Governo do Estado já está tomando as providências para a realização de um novo concurso público para o ingresso de efetivo na corporação. Mas, conforme pontuou, “é um processo que demanda certo tempo”.


O titular do 3º CRPM, questionado sobre as mudanças ocorridas nos batalhões da PM sediados em Anápolis, informou que foi criado o 38º BPM, com o objetivo de reduzir um pouco a abrangência do 4º BPM. O 28º BPM, por sua vez, deve ter sua abrangência ampliada, abrangendo os municípios de Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde.


O Coronel explicou ainda, que os distritos de Joanápolis; Interlândia, Souzânia e Goialândia, estavam sob a responsabilidade da unidade de Goianápolis. Assim como, também, a área do Presídio de Anápolis. “Qual a logística disso?”, questionou, afirmando que “essas aberrações estão sendo corrigidas”.


 


Calixtolândia


Também, questionado a respeito dos problemas relacionados com a prostituição em bairros da região Sul, como o Calixtolândia, conforme matéria publicada recentemente no Jornal Contexto, o Coronel Wilson Brasil informou que, conforme foi determinado numa reunião com o Ministério Público, será realizada uma ampla operação naquela região, envolvendo não apenas a parte policial, mas também social através da Prefeitura. Ele informou que a Regional da Polícia Civil está também fazendo alguns levantamentos sobre a situação da criminalidade na região. Ele não informou quando, mas disse que a ação está sendo cuidadosamente articulada.


 


Guarda Municipal


Questionado sobre a criação da Guarda Municipal, o comandante do 3º CRPM manifestou que pessoal é favorável à sua criação, uma vez que é mais um reforço à segurança da população. Outro questionamento feito ao Coronel, foi em relação às blitzen. Ele destacou que, durante 15 anos, atuou no policiamento de trânsito e tem vasta experiência nesta área. E, conforme disse, este mecanismo é interessante, desde que tenha um objetivo muito bem definido. O Coronel Wilson Brasil informou, inclusive, que está sendo realizada a Operação Tolerância Zero, que nada tem a ver com a operação que está sendo feita pela Fazenda Estadual, com o objetivo de verificar veículos em situação irregular quanto ao recolhimento do IPVA. O oficial destacou que nas redes sociais, têm sido divulgadas informações equivocadas de que o objetivo da ação é aumentar a arrecadação. “A PM não trabalha com este objetivo”, frisou, acrescentando que com a operação Tolerância Zero foram recuperados, em poucos dias, seis veículos furtados ou roubados e apreendidas várias armas de fogo com porte ilegal.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Projeto tem o apoio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

08/12/2017

A audiência pública realizada no último dia 4 na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, para debater a ...

Caso do Uber - Acusado diz: “queria somente divertir”

08/12/2017

O acusado de roubar na semana um veículo Uber e restringir a liberdade do motorista Cleyton da Silva Nascimento já está pr...

Treinamento para delegadas, agentes e escrivãs

30/11/2017

A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Anápolis realiza vários cursos de atualização voltados para delegados, agen...

Ruas do centro terão policiamento ostensivo durante o fim de ano

30/11/2017

O policiamento nas regiões de maior presença do comércio em Anápolis, terão o policiamento reforçado neste final de ano...