(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Partidos se mobilizam para a formação das chapas

Política Comentários 06 de maio de 2011

Vários partidos políticos de Anápolis estão se estruturando e buscando caminhos para se fortalecerem, com vistas ao processo eleitoral de 2012 para escolha de prefeito e vereadores


Quem pensa que a eleição de 2012 ainda está muito longe, engana-se redondamente. Por enquanto, as movimentações acontecem nos bastidores, com os partidos já se articulando para buscarem as melhores alternativas com vistas ao processo que vai levar à escolha de prefeito e vereadores no ano que vem.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que elegeu o atual chefe do Executivo, Antônio Roberto Gomide é, por enquanto, o que navega em águas mais tranquilas. Já tem, em tese, um candidato natural, que seria o próprio Gomide. A “briga” mesmo deve esquentar em relação à composição da chapa de vereadores, visto que a legenda possui muitos nomes em condições de disputar uma vaga. Hoje, o partido tem duas cadeiras, com chances de ampliar, talvez, até, dobrando essa representação.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que em nível estadual se coligou com o PT, está buscando reestruturar o seu Diretório Municipal e, a partir daí, montar uma chapa para concorrer ao Legislativo Municipal, onde tem dois representantes: os vereadores Wesley Silva e Assef Nabem. A dúvida é saber se os dois partidos continuarão juntos no pleito de 2012. Antes, o empecilho era o casal Adhemar e Onaide Santillo, que na semana passada anunciou ao CONTEXTO sua ida para o Partido Trabalhista Cristão (PTC), juntamente com algumas dezenas de dissidentes peemedebistas. O PTC tem intenção, segundo relatou o ex-prefeito Adhemar Santillo, de lançar chapa completa, ou seja, com candidatos a prefeito e a vereador.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), segundo o seu presidente, vereador Sírio Miguel Rosa, está com uma estratégia visando o pleito do ano que vem em andamento, denominada de Agenda 40. Ele explicou que, uma vez por mês, serão realizadas reuniões em bairros da cidade - a primeira foi na Vila Jaiara e a segunda vai acontecer este mês na Vila Formosa - com o objetivo de atrair novas filiações. Além disso, nos encontros a população de cada região é convidada a expor as suas necessidades e anseios. “No final do ano, vamos elaborar um documento que será a base das nossas propostas de governo e, em cima disso, então, vamos discutir com os candidatos que iremos caminhar”, disse. No mês de dezembro, adiantou, vai acontecer a renovação do Diretório Municipal, com a sua saída da presidência para disputar a reeleição.
O PTB também está trabalhando para o embate eleitoral de 2012. O vereador Amilton Batista de Faria relata que, até maio, o Diretório Municipal deverá estar estruturado, inclusive, com nomes novos em sua executiva, já que no mês de abril último, venceu o mandado da direção local. O assunto, segundo ele, vem sendo tratado já há algum tempo com a direção regional, através do presidente Jovair Arantes e outras lideranças e a ideia é, de fato, fazer com que a legenda abra espaços para novas lideranças e, enfim, seja mais fortalecida.
No final do mês passado, no auditório da Câmara Municipal de Anápolis, o PCdoB de Anápolis reuniu seus quadros, militantes e simpatizantes para discutirem o Projeto Eleitoral 2012 e a Campanha Nacional de Filiação. Em nível nacional, a meta é alcançar 500 mil filiados até 2013. O prefeito Antônio Gomide (PT), esteve presente ao evento, já que o partido faz parte da sua base de apoio e, inclusive, tem cargos no primeiro escalão da Administração, através do secretários de Ciência e Tecnologia, Fabrício Ribeiro, e de Esportes Ademir Marinho.

PSDB e PT têm maior número de filiados
O PSDB lidera a lista dos 26 partidos que possuem filiados em Anápolis. Atualmente, os tucanos têm 2.811 eleitores filiados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, referente a março de 2011. Em segundo lugar vem o PT, com 2.533 filiados. O PP é o terceiro colocado neste ranking, com 1.859 filiados.
Outros partidos com mais de mil filiados, são: PMDB (1.624), PR (1.570), DEM (1.376), PTB (1.269). Abaixo de mil e até a faixa de 500 eleitores, vem o PPS (771), E O PDT (684). Abaixo de 500 até 100 filiados, estão os partidos: PSB (378), PC do B (369), PRP (361), PSDC (302), PRB (260), PTN (230), PSC (197), PSL (173), PRTB (172), PV (130) e PMN (117). Os partidos que têm, no município, abaixo de 100 filiados, são: PTC (90), PSTU (71), PHS (71), PT do B (70), PSOL (32) e PCB (4). NO total, o número de pessoas filiadas a partidos políticos em Anápolis é de apenas 17.524, de um universo de 231.890 cadastrados pela Justiça Eleitoral, representando 5,6% do eleitorado de Goiás.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Ronaldo Caiado acusa Governo de usar dados para mascarar crise do Estado

08/11/2018

O governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) cobrou maior transparência nos dados repassados à equipe de transição pel...

Partido realiza ação social em prol da Casa Joana

08/11/2018

O Democratas Mulher Anápolis irá realizar nesta sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, em Anápolis, uma manhã odontológ...

Vereador exige explicações para aumento da energia elétrica em Goiás

08/11/2018

O vereador João da Luz (PHS) informou na tribuna, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,07, que esteve em Bra...

Ronaldo Caiado terá muitos desafios para enfrentar em sua terra natal

02/11/2018

Não dá para falar que se trata de uma “herança maldita”. Mas, dá para dizer que os “gargalos” de Anápolis vão o...