(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Partidos e políticos

Contexto Político Comentários 11 de junho de 2010

Desde a última quinta-feira, 10, está valendo o prazo para que os partidos políticos realizem as convenções que definirão os nomes componentes das respectivas chapas.


Partidos e políticos
Desde a última quinta-feira, 10, está valendo o prazo para que os partidos políticos realizem as convenções que definirão os nomes componentes das respectivas chapas. Só lembrando que, este ano, teremos eleição para Presidente da República; governadores de estado; senadores, deputados federais e deputados estaduais. Uma verdadeira maratona para o eleitor.
Os partidos têm opção de fazerem alianças para a eleição majoritária (para os cargos executivos) ou somente para a proporcional (cargos legislativos). Hoje, o País tem 27 partidos devidamente registrados na Justiça Eleitoral. Estes partidos recebem verbas do chamado Fundo Partidário. Porém, o sistema vigente permite que os partidos e candidatos tenham outras fontes de doação. Ainda não se avançou muito no debate do financiamento público que, em tese, faria com que o processo eleitoral fosse aperfeiçoado, já que os partidos e a população teriam uma dimensão exata dos gastos de campanhas.

Atrás
Dos três maiores colégios eleitorais de Goiás, o de Anápolis foi o que menos cresceu, na comparação entre o registro de eleitores do período de abril de 2009 a abril de 2010. O município tinha, no ano passado, 217.675 eleitores aptos. Este ano, são 225.583. O crescimento no período foi de 3,6%. Goiânia tinha 851.032 eleitores em abril de 2009 e passou para 891.036 eleitores este ano, um aumento de 4,7%. Aparecida de Goiânia saltou, de 235.534 eleitores no ano passado, para 248.309 eleitores este ano, um crescimento de 5,4%.

Filiados
Dados de abril deste ano divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, em Anápolis, há 17.584 eleitores filiados a partidos políticos. A legenda com maior número de filiados é o PSDB: 2.813 (15,9% do total de filiados). A seguir: PT, 2.538 filiados (14,4%); PP. 1.859 filiados (10,5%); PMDB, 1.668 filiados (9,4%) e PR, 1.572 filiados (8,9%); PSTU, 71 filiados (0,40%).); PSOL, 32 filiados (0,18%) e, na lanterna, PCB, com apenas 4 filiados (0,023% do total);

Sumido
O deputado estadual Valdair de Jesus (PTB), anda sumido dos eventos oficiais promovidos pela Prefeitura de Anápolis. Em campanha para se reeleger, ele estaria envolvido em buscar votos em outras localidades, provavelmente, com a expectativa de que os votos anapolinos estariam garantidos. Se assim for, é uma aposta um tanto quanto perigosa. Aliás, o deputado apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa solicitando à Superintendência Regional do DNIT, urgência na construção do viaduto do Distrito Agroindustrial de Anápolis.

Amarelinhos
Os vereadores Assef Nabem e Amilton Batista teceram críticas a atuação dos agentes de trânsito da CMTT que, segundo eles, estariam atuando além da autoridade que têm. O peemedebista relatou que há poucos dias, no centro, um taxista parou na porta de uma agência bancária, para que um casal de idosos descesse, inclusive, uma senhora com dificuldades para andar. “Veio um amarelinho, multou e mandou guinchar o carro do taxista que estava trabalhando”, narrou, afirmando que a lei precisa ser cumprida, mas que também haja bom senso. O vereador Amilton salientou que os novos agentes estão sendo orientados pelos antigos, cuja formação já causou muitas reclamações. E, por fim, observaram que o princípio do trabalho não é a punição, mas a educação e a orientação.

Bagagem
O advogado Airton Fernandes Campos, o Tim, como é mais conhecido em Anápolis, encontra-se em São Paulo participando do Congresso Internacional de Direito Empresarial. O evento, que comemora os cinco anos da Lei de Recuperação Judicial, tem a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e conferencistas da Alemanha, Argentina, Reino Unido e França. O Congresso, realizado nas dependências do Hotel Sofitel, é uma realização do Instituto Nacional de Recuperação Empresarial - INRE. Como diz o advogado: “aprender não ocupa espaço e não dói”.

Alto custo
A informação é do vereador do PMDB, Assef Nabem: está mais do que 90 por cento certo que a Farmácia de Alto Custo será implantada em Anápolis muito em breve. O local fica acima do Terminal Rodoviário “Josias Moreira Braga”. A unidade, segundo ele, terá perfil regional e deverá atender em torno de 600 mil pessoas de Anápolis e cidades vizinhas. Se assim for, será o fim do drama de muitos pacientes que têm de se deslocar a Goiânia para terem acesso ao medicamento, caso mostrado recentemente pela reportagem do CONTEXTO sobre a situação dos Hemofílicos.

Romaria
O senador e pré-candidato do PSDB ao Governo de Goiás, Marconi Perillo, tem recebido em seu gabinete, em Brasília, dezenas de prefeitos em busca de recursos e, aproveitando a visita, é claro, discutir o processo político no Estado. Por estes dias, passaram por lá os prefeito Moacir Gomes (Divinópolis), Odelmar de Almeida (São Domingos) e Paulo Roberto (Posse). Marconi anunciou que emendas de sua autoria, no valor de R$ 400 mil, irão beneficiar os municípios.

Dossiês
Parlamentares do PSDB querem, por que querem, uma convocação para que sejam ouvidos os envolvidos na elaboração de um suposto dossiê para prejudicar o pré-candidato à Presidência da República, José Serra. Os tucanos alegam que esta vem se tornando uma prática recorrente no processo eleitoral e que, em 2002, o PT teria elaborado um dossiê contra a esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Dona Ruth, já falecida. E, em 2006, ainda segundo os tucanos, petistas teriam sido pegos tentando comprar um dossiê contra o então candidato à Presidência, Geraldo Alckmin.

Apócrifos
As denúncias de dosséis “comprometedores” não são exclusividade das eleições presidenciais. Quem não se lembra nas eleições passadas para Prefeito, em Anápolis, os milhares de panfletos apócrifos derramados pelas ruas durante as madrugadas, com barbaridades escritas sobre um ou outro candidato, sem nenhuma prova? E, pior, sem uma autoria. São coisas que o próprio eleitor deve deixar de lado e buscar fontes limpas para conhecer os candidatos, suas ideias e projetos. Aliás, essa é a função dos meios de comunicação.

Cidadania
A primeira-dama de Goiás, Raquel Rodrigues, irá receber o título de cidadania anapolina. A sessão solene está marcada para o dia 25 próximo, no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 19 horas. O vereador João Feitosa (PP), foi o autor da propositura fazendo a indicação da homenagem.

Copa
O jeitinho brasileiro para assistir aos jogos do Brasil na Copa da África, chegou até à Câmara de Vereadores. A sessão ordinária da próxima terça-feira, 15, não será realizada no período da tarde, mas pela manhã, às 10 horas. Os trabalhos não devem passar do meio dia e, a partir daí, os vereadores estarão livres para, em casa, conferir a estréia da Seleção Canarinho.

Soldado
O chefe de gabinete do prefeito Antônio Gomide, Céser Donizete, deve se licenciar do cargo para assumir duas importantes missões do Partido dos Trabalhadores: a coordenação da campanha da pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, no Estado e o projeto político do deputado federal Rubens Otoni. Donizete, um dos fundadores do Partido, tem larga experiência em campanhas e conhece como poucos a política de Goiás.

Pra valer
O eleitor só deve mesmo entrar no clima da campanha, a partir de agosto, quando começa a propaganda política obrigatória de rádio e de televisão. Mesmo porque, agora em junho, o assunto será a Copa do Mundo. Julho é mês de férias. Obviamente, que os partidos e candidatos estarão se movimentando, mas, sobretudo, se armando para o jogo mais duro dos embates na mídia. Enquanto isso, tomara que esmerem no preparo de suas propostas e não, apenas, na artilharia pesada para disparar contra os adversários.

Praga virtual I
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que é falso e-mail que circula na internet, sobre suposta manipulação no sistema de votação das urnas eletrônicas. Trata-se do chamado Hoax, definição de informática para e-mails apelativos cujo objetivo é espalhar boatos, lendas ou golpes sem veracidade. O argumento em que o texto é baseado parte de premissa falsa, de que seria possível o desenvolvimento de um software secreto malicioso para infectar as urnas eletrônicas, sem que esse fato seja detectado.

Praga Virtual II
Aliás, desconfie sempre quando for postada uma mensagem em sua caixa, de um órgão como o TSE. Não existe essa praxe. De vez enquanto, aparecem uns e-mails solicitando dados para regularizar a situação eleitoral. É pura armadilha virtual. O melhor, se houver alguma dúvida, é procurar o Cartório Eleitoral da cidade.

Zona Franca
O secretário estadual de Planejamento, Oton Nascimento, não gostou dos questionamentos feitos pelos repórteres, sobre a questão da Zona Franca de Manaus, que foi para a Uberlândia e, dificilmente, virá para Anápolis. Tudo bem, que pelo menos, o secretário responda sobre a Plataforma Logística, que precisa sair do papel ou aquela área do Daia, ser logo povoada pelas empresas que querem vir para o município e não encontram terrenos adequados para as suas plantas.

Homenagem
O prefeito Antônio Gomide recebeu dos membros do Rotary Clube Oeste o título Paul Harris, maior honraria concedida pelo Clube, dentro das comemorações dos seus 37 anos de fundação. A homenagem se deu, dentre outras coisas, pelo empenho do chefe do executivo anapolino em abraçar uma bandeira que também foi do Rotary, de transformar o antigo campo do Ipiranga, num parque ambiental, no local que estava entregue ao abandono em área nobre da cidade.

CPI
O presidente da CPI do endividamento, deputado Cláudio Meirelles afirmou que os deputados-membros estão preocupados com a aproximação do encerramento dos trabalhos da CPI e o início efetivo do processo eleitoral. De acordo com ele, será difícil equilibrar as atividades da comissão com o compromissos políticos que vão se avolumar a partir do início do prazo de realização das convenções partidárias para definição das candidaturas. "Há uma preocupação muito grande de não deixar que a CPI seja utilizada como ferramenta eleitoreira. Não queremos que isso ocorra", afirmou Meirelles.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.627

22/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.626

15/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.625

09/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.624

02/06/2017

Contexto Político...