(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“Para se conhecer os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”. (Confúcio)

Contexto Político Comentários 19 de fevereiro de 2010


Mudanças
Muita gente não está cabendo dentro da roupa, aguardando o envio do projeto propondo mudanças administrativas na Prefeitura. Dizem que serão criadas, pelo menos, mais quatro secretarias, ocupando o espaço de atuais diretorias e assessorias. É bom saber, entretanto, que praticamente toda secretaria tem diretorias e assessorias. É aí que entra a curiosidade. Há pessoas que se acham “no direito” de ocuparem esses cargos, cada qual por um motivo. Os companheiros de campanha; os que chegaram depois, os servidores de carreira e os pára-quedistas, estes em maior número, com certeza.
Entretanto, pelo que se ouve e se comenta, a mudança na estrutura de governo não seria, no momento, nenhuma prioridade do Prefeito Antônio Gomide. Isso, sem dúvidas, aumenta, ainda mais, a angústia de muitos que, antecipadamente, se consideram escolhidos para as funções.
Só que, para quem conhece o Chefe do Executivo, sabe que, com ele, não funciona desse jeito. Basta lembrar a formação do secretariado no final de 2008, depois das eleições. Gente que se considerava dentro, acabou ficando fora do governo. Outros, caladinhos, foram convidados, mas não “abriram o bico” antes da autorização do Prefeito. Desta forma, o remédio é esperar. As mudanças vêm. Só que ninguém sabe quando, como e qual será a intensidade delas.

Mudanças I
Antes de viajar para o Leste Europeu, o Governador Alcides Rodrigues (PP) chamou alguns auxiliares diretos e, na bucha, disse que eles estariam liberados para seguirem seus caminhos. Em outras palavras, deu o “bilhete azul”. Coisas da política.

Mudanças II
E, dizem que, quando voltar, Alcides deve anunciar uma extensa lista de pessoas que não interessam mais ao Governo. A política é assim. Muitos se preparam para entrar, mas não se preparam para sair. É quando pinta a desilusão e, sua amiga, a decepção.

Efeito Lula
A recente vista do Presidente Lula a Goiás não rendeu o desejado nem para seus correligionários, que aguardavam algum anúncio bombástico, tipo definição sobre o candidato a Governador do Estado, nem para seus adversários, que esperavam por uma “escorregada” do Chefe da Nação. Em resumo, como dizem os mineiros, “não cheirou, nem fedeu”.

Apatia
Candidatos a candidatos a deputado estadual por Anápolis arrefeceram, um pouco, o ímpeto nas últimas semanas. É que, alguns deles contavam com a candidatura de Henrique Meirelles ao Governo, quando haveria uma grande composição e, certamente, com base na única vez que Meirelles se candidatou (deputado federal em 2002) não haveria muita dificuldade de caixa. Tem gente que guarda, até hoje, sobras daquela, digamos, confortável campanha.

Luz amarela
Setores da economia anapolina andam meio que decepcionados com alguns procedimentos da política tributária municipal. A queixa maior está por conta da cobrança da taxa de publicidade. Dizem que até hospitais, sacolões e assemelhados estão sendo relacionados no cadastro dos estabelecimentos obrigados a contribuir.

Boa pedida
Vai ser entregue, neste sábado, mais uma unidade do projeto de educação infantil (antigas creches) da ABID (Associação Beneficente Irmãs Dorcas), organização não governamental ligada à Igreja Assembléia de Deus - Madureira. É em convênio com a Prefeitura. A nova unidade vai funcionar na Avenida Tiradentes e abrigará centenas de crianças de zero a seis anos.

Sem descanso
O Prefeito Antônio Gomide, ao contrário de muita gente, não descansou no carnaval. Ele aproveitou a folga na agenda para colocar muitos assuntos em dia. Vêm novidades por aí. É só aguardar.

Cítricos
Uma nova vertente econômica está ocupando considerável parcela da economia anapolina. Os laranjais políticos vicejam como nunca. Tem cada laranja que mais parece uma melancia. E ninguém fala absoltamente nada.

Driblando
Para driblar as normas da lei que disciplina o sistema de licitações, algumas empresas entram nas concorrências apenas como coadjuvantes, combinadas com outra que vence a proposta. A recompensa pode vir na hora, em espécie ou, em uma próxima licitação, quando as firmas, apenas, trocam de lugar. Fácil, não?

Informações
Os anapolinos que acompanham a comitiva do Governador Alcides Rodrigues em visita a países do Leste Europeu, sempre quando podem, mandam notícias de lá, participando de programas jornalísticos das emissoras de rádio. Relatam, principalmente, a possibilidade de se realizarem excelentes negócios.

Tomara.
Efeito Arruda
A prisão do Governador de Brasília, José Roberto Arruda, acende o sinal de alerta para muitos políticos em todo o Brasil. Mostra, dentre outras coisas, que a impunidade já não é tão natural assim. Desta forma, gestores públicos que se acostumaram com o “pode tudo”, devem repensar o que andam fazendo. No Governo da União, nos governos estaduais e nas prefeituras. Principalmente nestas.

Mais político
A presença do advogado Céser Donizete na futura Secretaria Municipal de Comunicação (hoje assessoria) deu um aspecto mais político no projeto de divulgação do que acontece na Prefeitura. Jonathan Jaime, excelente jornalista, por ser muito jovem e sem experiência política, não tem, ainda, a “manha” que o posto requer.

Não disputa?
Pessoas muito ligadas ao ex-prefeito Pedro Sahium andam dizendo que ele ainda não se definiu por uma candidatura em outubro, embora esteja filiado ao Democratas. Sahium, segundo gente de sua própria família, estaria meio desanimado com política. Difícil acreditar, pois ele, desde muito jovem, vive nesse meio.

Desserviço
Algumas agências bancárias em Anápolis nem deveriam funcionar nos finais de semana. Os clientes perdem tempo ao adentrá-las, uma vez que não conseguem sacar dinheiro, fazer depósito, obter extratos e outros serviços. Assim sendo, elas não cumprem o objetivo de bem atender à comunidade. E, olhe que são várias.

Indesejados
Muita gente ancha cult, ou chic, desfilar nas calçadas onde os pedestres realizam suas caminhadas matinais, vespertinas ou noturnas, conduzindo cães ferozes, como Rotweiller, Pit Bull, Boxer e outras raças. O que essas pessoas não sabem é que esta prática requer uma série de providências, como o açaimo (focinheira), cordas curtas e, a manutenção de distância em relação aos demais pedestres. Sem contar os dejetos que os cães deixam na pista. Cadê a fiscalização?

Esquecimento
Assuntos que deixaram de ser notícia em Anápolis: fedentina na região Leste da cidade; construção do novo presídio; morte do médico Ilion Fleury; construção do Centro de Convenções; entreposto da Zona Franca de Manaus; nova sede da Câmara Municipal, revitalização do centro da cidade e comitê pró-Anápolis. Durante algum tempo a mídia local se encarregou de alimentar esses fatos. Aos poucos eles foram caindo no esquecimento.

Candidatos
O vereador Sírio Miguel Rosa deve ser o único representante do PSB disputando uma vaga de deputado estadual por Anápolis este ano. Em 2006 foram três postulantes: Douglas Dib, Geraldo Espíndola e Gerson Fallacci. Para federal o partido deve fechar com Barbosa Neto. Em 2006, o PSB apresentou Paulo Henrique Regis e Sebastião Reis.

Governador
O deputado federal Rubens Otoni (PT) está cada vez mais animado com a possibilidade de ser o nome de consenso para disputar o Governo de Goiás na frente comandada pelo Governo Lula. Há quem aposte, inclusive, que tudo já estaria “mais ou menos” acertado e que Íris Rezende continuaria à frente da Prefeitura de Goiânia. Será?

Antenado
Mesmo em viagem ao Leste Europeu, onde faz contatos com governos de vários países, entabulando negócios importantes para o Estado, o Governador Alcides Rodrigues (PP) não perde o foco da política regional. Diariamente ele recebe relatórios sobre tudo o que está acontecendo nos partidos políticos. Tanto da situação, quanto da oposição.

Vai atrasar
Questões de ajustes com a gráfica encarregada de produzir os boletos e carnês vão determinar um ligeiro atraso na entrega dos talões aos contribuintes do IPTU-2010.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.627

22/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.626

15/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.625

09/06/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.624

02/06/2017

Contexto Político...