(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Palanque duplo

Contexto Político Comentários 29 de abril de 2010

Enquanto, efetivamente, não há maiores definições no jogo eleitoral, muito se tem falado a respeito de a pré-candidata Dilma Rousseff ter dois palanques em Goiás, por conta das candidaturas da aliança PMDB-PT e a do PP-PR do governador Alcides Rodrigues.


Palanque duplo
Enquanto, efetivamente, não há maiores definições no jogo eleitoral, muito se tem falado a respeito de a pré-candidata Dilma Rousseff ter dois palanques em Goiás, por conta das candidaturas da aliança PMDB-PT e a do PP-PR do governador Alcides Rodrigues.
Essa questão é, de fato, de difícil entendimento, principalmente à grande maioria do eleitorado, já que não é uma eleição casada. Ou seja: o eleitor tem a liberdade de votar num candidato a presidente de um partido, a governador de outro partido, a um senador de uma legenda também diferente, eventualmente, dos votos dados aos outros cargos proporcionais e a mesma coisa em relação à eleição proporcional (deputados estadual e federal). Enfim, o voto é um território livre no ambiente da democracia. Já foi diferente no passado.
Mas, então, por que essa especulação toda sobre a questão dos dois palanques para o PT, em Goiás? Em verdade, busca-se o apoio de Lula que, quase ao fim do seu mandato, ainda desfruta de enorme popularidade. Não se sabe até onde iria a capacidade de transferir votos. Mas, em política, todo apoio é válido, por que nenhum voto pode ser dispensado.

Homenagem
A Câmara Municipal prestou homenagem ao tenente coronel Vicente Ferreira Filho, pelos serviços prestados à cidade no 3º Comando Regional da Polícia Militar. Visivelmente emocionado, ele lamentou a transferência para a região do São Patrício, mas disse que “como bom cumpridor de ordens”, fará o melhor possível na nova missão. Alguns vereadores insistem na tese que a mudança feita pelo comando teve motivação política. Mas, a PM afirma que se trata de uma rotina, com as mudanças e promoções ocorridas na corporação. Fica o dito pelo não dito.

Anistia I
A Caravana da Anistia reuniu um grupo de vanguarda da esquerda: o ex-deputado Aldo Arantes (PC do B), que foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e os petistas Osmar Magalhães, Fábio Tokarski e Osmar Magalhães. De Anápolis, também, marcaram presença o ex-deputado Haroldo Duarte e o jornalista Tauny Mendes.

Anistia II
O deputado federal Rubens Otoni destacou que a Caravana da Anistia faz um resgate histórico com o País e que este momento é de grande importância para o Partido dos Trabalhadores, que surgiu da luta pela redemocratização do Brasil, após o período da ditadura militar.

Queijo suíço
O deputado Romilton Moraes (PMDB), que é engenheiro, afirmou em pronunciamento na Assembleia Legislativa, que as rodovias goianas estão parecendo queijo suíço. Segundo ele, será preciso se fazer uma “operação de guerra” para recuperar a malha viária estadual, que, em sua opinião, se acha em estado de abandono.

Encontro I
A Caravana da Anistia foi o palco para o encontro de lideranças do PT e do PMDB, que estão, neste momento, empenhados em formar o comitê de campanha. O evento motivou o encontro do prefeito Antônio Gomide com o casal Adhemar-Onaide Santillo, opositores da atual Administração Municipal. Pelo menos, essa é a situação de momento. Ou seja, até se iniciar a campanha para a sucessão estadual.

Encontro II
O prefeito Antônio Gomide deixou o evento da Caravana para participar de uma solenidade de assinatura de convênio para repasses de recursos no Palácio das Esmeraldas. Rasgou elogios a Alcides Rodrigues, pela sua forma de administrar o Estado e a parceria que vem mantendo com a cidade de Anápolis.

Nó político
Esta semana, a mídia deu destaque à desistência da pré-candidatura do ex-ministro Ciro Gomes à Presidência da República. Mais do que isso, deu ênfase à declarações de Ciro ora elogiando José Serra, ora Dilma Rousseff. Pendendo de um lado a outro, acabou perdendo o rumo e a coerência. E isso, em política, é um grande erro.

Caravana
Uma caravana da cidade de Anápolis esteve com o deputado Túlio Isac (PSDB), para conhecer o seu trabalho na Assembleia e participar do programa que comanda na Televisão Brasil Central. Túlio Isac teve boa votação em Anápolis, onde atuou profissionalmente por muitos anos antes de mudar-se para a capital.

Agenda cheia
Pré-candidato ao Governo de Goiás, o senador Marconi Perillo, aproveita os finais de semana para um giro no interior. A agenda de sexta a domingo incluiu visitas aos municípios de Sítio d'Abadia, Mambaí, Iaciara, Damianópolis, Buritinópolis, Alvorada do Norte e Simolândia. No sábado, Marconi participa da festa dos trabalhadores em Rio Verde e, no domingo, estará na festa de São José, em Mineiros.

Ficha limpa
Do deputado federal Ronaldo Caiado, no Twiter: “PT e PMDB, até o PR, agora posam de bons moços. Dizem que trabalham pelo ´ficha limpa´. A sociedade está de olho, quer o sim deles semana que vem”. O requerimento para o pedido de urgência na apreciação do projeto só vai entrar para a pauta de votações na Câmara Federal, na terça-feira, 04. O deputado, irritado, arrematou: “Chega de protelar assuntos importantes para o País”.

Polêmica
O “Ficha Limpa” é um projeto de iniciativa popular que foi protocolado na Câmara Federal no ano passado. O texto original previa que o candidato perderia o direito de concorrer em eleição, caso fosse condenado em processo judicial, em primeira instância. A proposta original recebeu emendas e a principal mudança inclui a possibilidade de políticos condenados em segunda instância, em decisão colegiada, registrarem suas candidaturas (o que é proibido no texto atual).

Parceria
O prefeito Antônio Gomide recebeu, em gabinete, o prefeito de Goiânia Paulo Garcia. Na oportunidade, eles manifestaram a intenção de desenvolver ações em parceria entre os municípios que são muito próximos, geograficamente e, agora, também, politicamente. Paulo Garcia é do Partido dos Trabalhadores e assumiu o cargo com a desincompatibilização de Íris Rezende para concorrer na eleição de três de outubro. “É uma alegria poder receber o Paulo Garcia. Tenho a certeza de que estamos começando uma união de sucesso”, ressaltou Gomide.

Líder
A líder do prefeito Antônio Gomide na Câmara Municipal, vereadora Dinamélia Rabelo (PT), não tem tido nenhuma dificuldade em realizar a sua missão política. Isso, porque a base tem feito esse papel até de uma forma exagerada. A discussão sobre o projeto da Saneago foi um claro exemplo. Sem fazer comentários sobre o conteúdo da proposta, a vereadora apenas agradeceu o respaldo dos colegas que minimizaram o impacto da prorrogação do contrato, mesmo sem nenhuma voz contrária ter se levantado. Aliás, a aprovação foi unânime.

Medo
Embora polêmica, a proposta de renovação do contrato da Saneago para 30 anos tem certo sentido, se analisado que os investimentos nessa área não são de curto prazo. A dúvida maior que tem pairado é sobre a saúde financeira da empresa que, dizem, não vai bem. No entanto, nada comparado à situação da Celg. Contudo, é uma empresa rentável, como é também a Celg, necessitando apenas de gestões eficientes.

Calendário
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás lembra que o eleitor tem somente até a próxima quarta-feira, 5, para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, com o objetivo de participar do próximo pleito. Esta é a última data para que o eleitor faça alistamento e transferência de domicílio e para que os portadores de necessidades especiais solicitem transferência para seção especial. Todas as 130 zonas eleitorais de Goiás, do interior e da capital, estão realizando os serviços de alistamento e transferências de domicílio. O eleitor deve apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço atualizado, conforme determinação da Justiça Eleitoral.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Político

28/09/2017

Prestação de contas O plenário da Câmara Municipal ficou pequeno para receber a equipe do Prefeito Roberto Naves e a p...

Clique na imagem para ver a coluna

18/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.634

10/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.633

03/08/2017

Contexto Político...