(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Otoni é relator da Comissão da Reforma Política

Política Comentários 08 de abril de 2011

Representante de Anápolis na Câmara Federal, Rubens Otoni (PT) vai dividir os trabalhos com o deputado Henrique Fontana (PT-RS)


A Comissão Especial da Reforma Política terá relatoria conjunta dos deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Rubens Otoni (PT-GO). A divisão já estava ocorrendo durante as reuniões e foi formalizada nesta terça-feira pelo presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE). Com isso, Fontana e Otoni trabalharão juntos na elaboração da proposta final.
A decisão pela “correlatoria” foi motivada por problemas particulares que o deputado do Rio Grande do Sul está enfrentando, pois seu filho se acidentou na terça-feira de Carnaval. O rapaz, de 26 anos, sofreu fratura em três vértebras, não corre risco de morrer, mas ainda não recuperou todos os movimentos do corpo.
A intenção de Fontana é participar das reuniões durante a semana, mas não integrar as audiências marcadas para fora de Brasília. A comissão prepara uma série de audiências públicas em cinco estados das regiões geográficas brasileiras. “Estarei com a cabeça dividida entre os trabalhos da comissão e a recuperação do meu filho e não poderei assumir alguns compromissos, como participar das viagens que a comissão pretende realizar”, declarou Fontana.

Financiamento público
O deputado
elator Henrique Fontana manifestou opinião sobre o sistema eleitoral que vai defender na comissão. “Se eu tivesse que listar uma única opção para democratizar a política brasileira, seria o financiamento público de campanha”, declarou. Segundo ele deputado, o financiamento público fará com que pessoas sem acesso a recursos financeiros possam participar das disputas, ampliando a representatividade dos candidatos. Além disso, Fontana se disse um “defensor ardoroso” da votação em lista preordenada, ainda que admita debater outras alternativas.
Em relação às listas, hoje também foram feitas defesas de alternância de gênero e cor na sua composição. As deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Luiza Erundina (PSB-SP) cobraram que a lista elaborada pelos partidos seja formada alternando o nome de um homem com o de uma mulher, enquanto o deputado Luiz Alberto (PT-BA) reivindicou que a cor do candidato também seja levada em consideração na composição das listas.

Comissão do Senado já tem propostas definidas
No Senado Federal, a previsão da Comissão de Reforma Política era encerrar o trabalho na quinta-feira,7, com o exame de duas questões: a possibilidade de realização de consulta popular sobre o sistema eleitoral e o estabelecimento de cotas para mulheres nas listas de candidatos dos partidos.
O presidente da Comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), informou que depois das últimas definições, Dornelles entregará as conclusões da comissão ao presidente do Senado, José Sarney, e pedirá prazo para que sejam elaboradas as propostas de emenda à Constituição e os projetos de lei convalidando o que foi aprovado. As matérias serão enviadas para exame pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, em seguida, pelo Plenário do Senado.
Depois das
- Posteriormente, eu pretendo levar ao presidente da Comissão de Reforma Política da Câmara as decisões da comissão do Senado, para que eles tenham como base. Temos que pensar como isso pode ser compatibilizado - informou Dornelles.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Deputado Coronel Adailton preside CPI das Universidades

26/04/2019

O deputado estadual Coronel Adailton (PP), foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia ...

Projeto prevê estender mandato de prefeitos e vereadores

25/04/2019

O Prefeito Roberto Naves e os 23 vereadores de Anápolis podem ganhar mais dois anos de mandato, assim como os demais prefeit...

Prazo para a regularização de imóveis será ampliado até o final de dezembro

25/04/2019

A Câmara Municipal aprovou, em dois turno de votações, em sessões ordinárias ocorridas na última quarta-feira, 24/04, o...

Projeto prevê proteção dos direitos da pessoa com autismo

17/04/2019

O Deputado Estadual Amilton Filho (SD) apresentou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que institui em Goiás a Políti...