(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“Os que menos sabem governar-se, são os que mais ambicionam governar os outros”. (Marquês de Maricá)

Contexto Político Comentários 15 de janeiro de 2010


Despesa
Se os vereadores já estão chiando com a diminuição de um ponto percentual no duodécimo que lhes começou a ser repassado, por conta da mudança na legislação, o que dizer, então, da próxima legislatura? Explica-se: hoje a Câmara Municipal tem de administrar a redução de mais de R$ 100 mil (caiu de 970 para 860 mil reais) para funcionar com 15 vereadores. A partir de 2012, serão 21 parlamentares. E, pelo que consta, a arrecadação do Município não subiria na mesma proporção, o que, teoricamente, aumentaria o valor do duodécimo.
Assim sendo, é bom que os vereadores que pretendem continuar com mandato em Anápolis, e os que pensam em se candidatar, comecem a se acostumar com um orçamento mais reduzido e uma vida mais simples, o que vale dizer, o enxugamento dos gastos, possivelmente, com um salário menor. Esta é a realidade da qual não se pode fugir. O fenômeno atingiu a praticamente todas as câmaras municipais do Brasil. O duodécimo repassado à Câmara de Anápolis, hoje, tem como base a arrecadação municipal do ano passado. E, se a deste ano não melhorar muito, em 2011 a dificuldade permanece.

Reforma I
Antecipando-se a uma provável reforma administrativa, prevista para a partir de fevereiro, quando a Câmara Municipal inicia o período legislativo de 2010, o Prefeito Antônio Gomide está mexendo algumas peças importantes de seu primeiro escalão. Assim sendo, quem já está dando as cartas no setor de comunicação é o advogado Ceser Donizete Pereira, que acumula este cargo com a Chefia de Gabinete. O atual assessor de comunicação, jornalista Jonathan Jayme, deverá ser mantido.

Reforma II
Dizem, também, que as modificações a serem propostas e submetidas à apreciação dos vereadores, serão profundas, indo desde a transformação de diretorias e assessorias em secretarias, até, provavelmente, a demissão de alguns integrantes do primeiro time. O Prefeito Gomide não fala claramente, mas quem vive mais próximo a ele, garante que o Chefe do Executivo não estaria nem um pouco satisfeito com o desempenho de alguns auxiliares. Vixe!!!

Maurão secretário?
Negado, veementemente, pelo próprio, mas fala-se, com certa insistência, que o vereador Mauro Severiano (Maurão do INPS) agora bacharel em Direito, estaria com um pé na futura Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Por enquanto, só especulação. E, se Maurão for para a SMMA, quem assume seu lugar na Câmara é Paulo Rodrigues, também do PDT.

Demissões
Houve que sugerisse a redução dos subsídios dos vereadores anapolinos para que se evitassem as demissões de servidores da Câmara Municipal, em virtude da redução do duodécimo. Nem é preciso dizer que todos eles refutaram, de pronto, a idéia. Afinal, salário de vereador é intocável. Pelo menos em Anápolis.

Sem graça
Na manhã do dia 11, segunda-feira, durante a solenidade de lançamento das obras do futuro Parque do Ipiranga, houve quem puxasse um “parabéns pra você” ao prefeito Antônio Gomide que estava aniversariando. Praticamente todos (principalmente o mais necessitados de se mostrarem ao chefe) cantaram efusivamente. Só não contavam com a cara de reprovação do Prefeito. Gomide nem agradeceu a manifestação. Bem feito!

Aeroporto
Não existe, sequer, uma provável data para o início das obras de transformação do Aeroporto Civil JK em terminal de cargas aéreas. O que aconteceu, de fato, até agora, foi que o Tribunal de Contas do Estado “lavou as mãos”, passando o problema para esfera administrativa. Agora, todos os olhares se voltam para o Palácio das Esmeraldas.

Negócios da China
Mais uma grande caravana de goianos (empresários, políticos, jornalistas, aspones e assemelhados) deve embarcar para uma viagem "de negócios” à China e a alguns países do Leste Europeu, sob o comando do Governo Estadual. O que se questiona é o que esse pessoal todo vai fazer lá. Praticamente ninguém fala mandarim, o idioma oficial chinês. Ademais, negócio deve ser entabulado por negociantes. Ou não? Pergunta final: quem paga a despesa desse povo?

Casa no campo
Boa tacada a do Governo Lula, ao abrir linha de financiamento do programa “Minha Casa Minha Vida”, para os moradores da zona rural. E saber que tudo começou com uma manifestação de agricultores de Jaraguá, em Goiás. Eles fizeram um protesto reivindicando igualdade de direitos com os moradores das cidades. Ganharam a parada.

Que manda?
Há exatamente um mês, o Prefeito Antônio Gomide passou a mão no telefone e deu uma ordem expressa a determinado auxiliar, visando a execução de uma tarefa pra lá de simples. Pois é, passado um mês...

Meirelles over
A indicação do Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles para o Conselho Diretor do Banco de Compensações Internacionais, considerado o banco central dos bancos centrais de todo o mundo, afasta, mais ainda, a idéia de ele vir a ser candidato a Governador de Goiás. Bom para Íris Rezende, Rubens Otoni e outros integrantes da base aliada do Presidente Lula no Estado. Ou não?

Candidato?
O nome do vice-prefeito João Gomes (PT) vem sendo lembrado como alternativa do Partido dos Trabalhadores para uma candidatura a deputado federal (se Rubens Otoni não se candidatar à reeleição) ou a deputado estadual, nas eleições de outubro, representando o PT de Anápolis.

Polícia
Uma série de mudanças foi aplicada na composição das delegacias da Polícia Civil em Anápolis. Além da admissão de novos bacharéis, via concurso público, foram feitos alguns importantes remanejamentos entre os delegados que já ocupavam cargos na cidade.

DEM e PSDB
A união do Democratas com o PSDB, visando formar uma chapa “imbatível” com Marconi Perillo e Ronaldo Caiado para a disputa do Governo Estadual em outubro, tem sido o prato principal do cardápio político goiano nos últimos dias . Há quem diga que seria o mesmo que tentar juntar água e óleo. Mas, como em política tudo é possível, por que não esperar?

Defesa
Anápolis vai promover, no dia 21 de janeiro, a Primeira Conferência Municipal de Defesa Civil. A iniciativa é da Prefeitura, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil. O tema da conferência é: “Defesa Civil: prevenção e assistência humanitária - Por uma ação integral e contínua”. O evento está programado para o auditório do SENAC, de oito da manhã ao meio dia.

Viajando
O Prefeito Antônio Gomide (PT) aproveitou os últimos dias para viajar a São Paulo e a Natal, Rio Grande do Norte. Em São Paulo o destino principal foi Diadema, coração do PT. É da prefeitura daquele município paulista que Gomide deverá trazer alguns projetos a serem adaptados em Anápolis.

Vazio
Com a ausência do Prefeito, alguns auxiliares municipais aproveitaram para, também, tirarem alguns dias de descanso. Justiça seja feita, durante todo o ano de 2009 a equipe de Antônio Gomide trabalhou “no limite”.

Irados
O deputado-secretário de comunicação do Estado, Túlio Isac (PSDB) está em guerra com o deputado Thiago Peixoto (PMDB). Os dois trocam farpas (e que farpas) diariamente pela imprensa da Capital. Tem saído cada coisa...

Saindo
O Secretário de Planejamento, Edir Xavier, estaria arrumando suas coisas para deixar a equipe do Prefeito Antônio Gomide. Pelo menos é o que se ouve nos corredores da Prefeitura. Edir é funcionário aposentado do Banco do Brasil. A conferir.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.618

19/04/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.616

12/04/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.616

07/04/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.615

31/03/2017

Contexto Político...