(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

Cidade Comentários 19 de abril de 2017

O oposicionista Antônio Gomide (PT) e o líder do Prefeito, Jakson Charles (PSB), apresentaram posições divergentes sobre programa social que atua com crianças


Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão municipal atual investir em núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ocupando as crianças no contraturno da escola.
Segundo Gomide, o investimento no desenvolvimento social e educação precisa ser frequente, sob pena de comprometer ainda mais, no futuro, a segurança pública. “Já estou vendo crianças pedindo [esmola] na Avenida São Francisco. Crianças na Avenida Fernando Costa vendendo alguma coisa”, exemplificou.
O vereador criticou o fechamento de núcleos do Peti, obrigando que as crianças moradoras desses locais sem assistência do programa sejam deslocadas para bairros distantes, gerando preocupação nos pais. “Não podemos deixar as crianças do Bairro Santos Dumont irem para o núcleo da Vila Jaiara. Demora, elas saem de casa às 7h e logo precisam voltar para ir à escola à tarde”.
Gomide citou ainda outros deslocamentos: do Summerville para o Bairro de Lourdes e do Setor Industrial para o núcleo do Peti na Vila Formosa. “Estamos bem posicionados e a prefeitura tem a responsabilidade de fazer uma gestão para todos, que olhe para os 400 bairros. Temos que ter crescimento econômico, mas desenvolvimento social”, discursou.
Para o petista, Anápolis não pode ser uma cidade rica, que contribui com 12% do PIB goiano, mas que tem um povo pobre. O investimento na área social é fundamental para a mudança dessa realidade, mas há necessidade também de cobrar do Estado suas obrigações, como o investimento em segurança.
Gomide disse que Anápolis atravessa sua pior crise em termos de escalada da violência, mas não há uma contrapartida do governo estadual na mesma proporção da importância econômica da cidade. “O que temos visto nos últimos 20 anos é uma diminuição sistemática da estrutura da Polícia Civil e do efetivo da PM”.
Outro lado
O vereador Jakson Charles (PSB), líder do prefeito na Câmara Municipal, afirmou, por outro lado, que a população pode ficar tranquila, pois nenhum programa de interesse social deixará de existir.
Sobre a desativação de núcleos do Peti, criticada pelo seu colega Gomide, Jakson afirmou que o fechamento de algumas unidades não ocorreu por pura vontade do Prefeito Roberto Naves (PTB), mas sim pela total falta de estrutura dos imóveis que recebiam as crianças. Em relação ao Bairro Santos Dumont, o vereador disse que o Peti funcionava no meio da rua, em um “barraco caindo aos pedaços”.
“Agora, para que as coisas se organizem, é preciso tomar algumas atitudes. É melhor parar e reestruturar”, discursou Jakson Charles, que também falou da transferência de crianças do Summerville para a Vila Formosa. “O núcleo da minha casa também é uma vergonha”, frisou o vereador, se referindo ao setor em que mora (Vila Formosa) e que é a sua base eleitoral.
Jakson Charles defendeu o Peti, disse que é um programa excelente, mas lembrou que em alguns bairros ele precisa ser reorganizado. “A população merece essa explicação: alguns locais precisaram fechar para que fosse feita uma organização adequada”, reafirmou o líder do prefeito.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...

Anápolis ainda tem muito caminho para melhorar em informação

02/06/2017

Criada em 2011, a Lei de Acesso à Informação ainda não é aplicável de forma plena por boa parte dos municípios brasile...

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...