(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Operações contra roubo de cargas serão intensificadas

Geral Comentários 15 de setembro de 2016

Ação integrada com forças de segurança preparada para desmantelar quadrilhas que atuam em Anápolis e região


O delegado Alexandre Bruno Barros, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), disse nesta quinta-feira, 15, em entrevista a uma emissora de rádio da Cidade, que as ações de prevenção e combate aos crimes de roubos e furtos de cargas em Anápolis e região serão intensificadas nos próximos meses, a partir de ações integradas envolvendo as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, com apoio do Poder Judiciário.
Conforme relatou o delegado, as ações terão suporte do Grupo Especial de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (GEPATRI), que foi estruturado no Município no ano passado e que já colhe bons resultado no combate aos furtos e roubos de cargas.
O Delegado reforçou que Anápolis, de fato, é uma das principais rotas do País nestes tipos de crimes, devido à sua característica econômica, ou seja, a grande concentração de indústrias e empresas do segmento de comércio atacadista e varejista. Por conta disso, é muito grande o número de caminhões que circulam pelo Município, além daqueles que passam pelas rodovias federais que cortam a região. Soma-se a isso, o fato de o grande número de estradas federais e estaduais ser um facilitador para fugas, o que torna a Cidade atrativa para as quadrilhas, muitas delas, vindas de outros estados para aqui praticarem os seus delitos.
O delegado adiantou - sem dar maiores detalhes - que as operações serão contínuas e, inclusive, o Poder Judiciário já expediu, pelo menos, 15 mandados a serem cumpridos durante as ações policiais. Outra vertente é atacar o lado econômico, ou seja, o receptador. Eliminando os compradores de cargas roubadas, as quadrilhas terão dificuldade em repassar os produtos de furtos e roubos e a atividade econômica, por assim dizer, fica com um elo quebrado.
Questionado a respeito dos furtos e roubos que ocorrem na zona urbana, o delegado Alexandre Bruno salientou que, neste caso, também, haverá uma ação mais ostensiva por parte das forças de segurança.

Saco cheio

Na última segunda-feira, 12, a operação denominada “Saco Cheio” cumpriu três mandados de prisão. Segundo revelou a polícia, um deles em desfavor de Bruno Pereira Teles, de 21 anos, e duas mulheres com idades de 21 e 23 anos. A polícia não divulgou a identidade das jovens, pois elas estão colaborando com as investigações.
De acordo com o delegado da DECAR, a organização criminosa é bem estruturada. Os indivíduos têm os papéis definidos e agiam no roubo de cargas de secos e molhados há mais de dois anos. O bando já teve 12 integrantes: dois foram mortos pelos próprios comparsas e os outros já foram identificados e devem ser presos nas próximas fases da operação.
“O esquema envolve organizações criminosas que atuam, principalmente, em Anápolis, cidade considerada o epicentro do roubo de cargas no País”, afirmou o delegado Alexandre Bruno. “A Polícia Civil tem voltado os esforços para identificar estas organizações criminosas. Os itens roubados nessas ações eram repassados para supermercados em Anápolis, Aparecida de Goiânia e Trindade. Eles eram bastante agressivos com as vitimas e, também, roubavam o caminhão, adulterando os sinais identificadores e repassando para outros compradores”, explicou. (Com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária - SSPAP)

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...