(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Operação Férias Turista Seguro apresenta bons resultados

Geral Comentários 17 de julho de 2015

Corporação desenvolve trabalho hpa 41 anos nos mais de 200 quilômetros do Rio Araguaia e seus afluentes


Há 41 anos o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás vem promovendo ações durante a temporada de férias escolares de julho para garantir a segurança dos turistas nos principais balneários e pontos turísticos de Goiás. Este ano, a operação teve início no dia 1º de julho e só vai terminar no final do mês. São quase 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores, que compõem um grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos que estão trabalhando nos mais de 200 quilômetros ao longo do Rio Araguaia e seus afluentes.


Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luís Alves e, nesta 41ª Operação Férias Turista Seguro, o tradicional Posto de Comando foi instalado em  Aruanã, onde concentram as informações sobre a Operação. As informações repassadas pelo oficial de comunicação da Operação Férias dos bombeiros, capitão Eberson Holanda, são de que nos primeiros 15 dias de atuação deste ano não houve nenhum registro de afogamentos.


Ele explicou que foram feitos levantamentos dos pontos mais frequentados pelos banhistas para que houvesse uma concentração maior de guarda-vidas nestas áreas. “É importante que o turista tenha consciência de que o Rio Araguaia é turvo, com muitos bancos de areia e forte correnteza”, alerta. Até o momento foram feitos 17 atendimentos para retirar embarcações presas a bancos de areia; cinco resgates de bens em águas profundas (motor, barcos); cinco casos de iminência de afogamento, mas nenhum afogamento.


Segundo o capitão Eberson, no Rio Vermelho (que deságua no Araguaia) foi registrado, nesta temporada, um pequeno acidente envolvendo uma embarcação e um banhista. “Ele estava nadando no rio, sem respeitar a área demarcada para o banho e foi atingido na cabeça pela embarcação. Graças a Deus não foi atingido pela hélice do motor, o que poderia ter ocasionado uma fatalidade”, declarou o capitão.


 


Aperfeiçoar


A cada ano, a Corporação aprimora os trabalhos, e com isso o número de afogamentos e acidentes graves nos rios tem diminuído. Em 2015, agregando as boas iniciativas adotadas nos anos anteriores, o foco está sendo na conscientização dos turistas com relação ao uso de coletes salva-vidas, tendo em vista que a maioria das pessoas que perdeu a vida por afogamento em anos anteriores não utilizava o equipamento. Entre o trabalho preventivo e de atendimento às emergências, os profissionais distribuem cartilhas, panfletos informativos com orientações que estimulam o uso do colete salva-vidas, instalam boias de segurança delimitando as áreas mais seguras para o banho. Além dos quartéis dos Bombeiros instalados pelo interior do Estado, este ano foram montados pontos estratégicos nos locais de concentração de turistas.


 


A equipe


Os profissionais que estão fazendo o trabalho nos rios goianos passaram antes por treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações, entre outros.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Copa Sesc recebe inscrições até o dia 25 próximo

17/04/2019

Um dos maiores eventos esportivos no Estado, a Copa Sesc já está com inscrições abertas para esportes coletivos e individ...

Policial de Anápolis está no epicentro da crise entre o STF e a Procuradoria

17/04/2019

Um policial civil de Anápolis está entre os investigados no inquérito aberto pelo ministro do Supremo tribunal Federal, Al...

Procon alerta sobre preço de peixes

13/04/2019

Tradicional, a Semana Santa está chegando e a tendência é de aumento da demanda por pescados. Por isso, a Secretaria Munic...

Cadin Estadual tem quase 130 mil inscritos

13/04/2019

O Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais, o Cadin Estadual, completou, recentemen...