(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Operação Carnaval terá grande mobilização da PM e bombeiros

Geral Comentários 04 de maro de 2011

Mais de 400 policiais vão trabalhar durante o período para garantir a segurança dos foliões nos principais roteiros turísticos de Goiás. Atenção especial para o monitoramento nas estradas


A Operação Carnaval da Polícia Militar começa nesta sexta-feira,4. Pela manhã, 427 policiais militares que vão reforçar o policiamento em 25 cidades do interior do Estado receberão as últimas instruções sobre o trabalho e seguiram viagem. Eles vão sair da Academia de Polícia Militar, no Setor Universitário, em Goiânia. A Operação Carnaval segue até o dia 9 de março.
O grupo vai atuar na segurança dos foliões em Pirenópolis, Corumbá, Inhumas, Itauçu, Araçu, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Nerópolis, Petrolina, Nova Veneza, Santa Rosa de Goiás, Alexânia, Goiás, Aruanã, Caldas Novas, Pontalina, São Simão, Santa Helena, Leopoldo de Bulhões, Goianésia, Jaraguá, Uruaçu, Minaçu e Mineiros. O policiamento carnavalesco vai custar R$ 262 mil, já disponibilizados pelo governo estadual.
Para garantir a segurança nas estradas, mesmo com o aumento do fluxo de veículos, e evitar o consumo de bebida alcoólica, o Comando do Policiamento Rodoviário vai empregar 165 PMs, 50 bafômetros e mais de 50 viaturas nos 32 postos de fiscalização fixos e volantes. A fiscalização vai ser intensificada nos postos de Caldas Novas, Pirenópolis, Três Ranchos, Vale do Araguaia, Goiás, Uruaçu, Lagoa Santa e nos trechos que são acesso às rodovias federais.
O Comando de Policiamento Ambiental irá empregar 115 PMs, com 21 viaturas, 1 caminhão para transporte de tropa, 21 canoas e o um barco de grande porte (o Sucuri). Todo esse aparato será usado para intensificar a fiscalização nas estradas vicinais, áreas de preservação, rios e córregos.
Mais informações: (62) 3201-1453

Corpo de Bombeiros em alerta para afogamentos
Para garantir a segurança da população goiana e dos turistas foliões durante a semana de carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás – CBMGO, também irá reforçar a Operação Carnaval 2011 em todo o Estado. Com o lema Prevenção na Folia Garante a Alegria, o objetivo da corporação é atuar na prevenção e no atendimento de ocorrências envolvendo afogamentos, acidentes automobilísticos, acidentes náuticos, incêndios e traumas diversos.
O foco é no trabalho educativo como forma de sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. Pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias. Além de todo o efetivo operacional do CBM-GO espalhado por Goiás, um reforço de cerca de 110 bombeiros, a maioria guarda-vida.
Postos avançados em locais de aglomeração pública como a Lagoa Santa, a Chapada dos Veadeiros e Três Ranchos, contarão com o trabalho dos bombeiros durantes os quatro dias de carnaval. Ao todo, 40 pontos turísticos vão ganhar atenção especial da Operação Carnaval 2011. Nestes locais, os bombeiros ainda farão a inspeção das instalações nos termos da legislação vigente, principalmente no que tange à segurança das pessoas (estruturas de palcos, camarotes e arquibancadas, risco de quedas, locais de acesso e saída de emergência e risco de incêndio, dentre outras ocorrências.
No período de folia, a combinação bebida e mergulho torna-se mais recorrente e é uma mistura altamente perigosa. Dentre as mais de 4 mil ocorrências atendidas pelo bombeiros na Operação Carnaval de 2010, o que mais chamou a atenção foi o número de mortes e eminências de afogamento. Nove pessoas morreram afogadas em rios e córregos de Goiás durante o feriado prolongado de carnaval em 2010. O número se manteve em 2009. Todas as mortes poderiam ter sido evitadas, já que a causa da maioria dos afogamentos foi a imprudência da própria vítima ou de alguém que a acompanhava. As vítimas também eram jovens, com idades entre 14 e 21 anos. Boa parte havia consumido bebida alcoólica antes de entrar na água ou não respeitou faixas de contenção.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...