(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

ONG Amor Exigente apresenta ações em Anápolis

Geral Comentários 23 de outubro de 2015

Organização Não Governamental, que atua em várias partes do mundo, tem ações voltadas para a as crianças e adolescentes, mostrando malefícios das drogas, do álcool e do cigarro


O presidente da Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas, Wederson Lopes (PSC), e os vereadores, também integrantes do grupo: Geli Sanches (PT) e Vespa (SD), participaram na tarde da última quarta-feira,21, de uma reunião com as presenças de representantes das Secretarias Municipais de Educação de Anápolis e Itumbiara e de voluntários da ONG Amor Exigente. O encontro aconteceu na Igreja Orvalho do Hemon.


Wederson Lopes lembrou que a Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas da Câmara Municipal de Anápolis esteve em Itumbiara, ainda em novembro do ano passado, para conhecer a parceria que existe entre a Secretaria de Educação daquele município com a ONG.


“O Amor Exigente funciona em todo Brasil. Em Itumbiara, o grupo trabalha com um programa denominado PQV-AE, sigla de Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente. É uma disciplina aplicada nas escolas da rede que visa conscientizar as crianças quanto aos malefícios do consumo drogas, incluindo o álcool e o cigarro, além de orientar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Enfim, um trabalho de prevenção desenvolvido pela ONG em parceria com as escolas municipais de Itumbiara“, explicou o vereador do PSC.


Ao conhecer os resultados positivos do trabalho desenvolvido em Itumbiara, Wederson Lopes buscou a Secretaria de Educação de Anápolis com o objetivo de trazer as atividades do PQV-AE para a cidade. “A secretária Virgínia nos deu sinal verde e convocou as diretoras das escolas do município, desde os Cmeis até os últimos anos do ensino fundamental, a conhecerem a iniciativa. A nossa expectativa é que esse modelo de atuação funcione aqui em Anápolis”, comentou o presidente da Frente Parlamentar.


A coordenadora do Departamento de Prevenção e Qualidade de Vida da ONG na Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara, Tânia Martins, disse que desde 2009, o Amor Exigente trabalha o PQV-AE nas escolas da cidade. Segundo ela, a disciplina faz parte da grade escolar das unidades de ensino com aulas ministradas uma vez por semana. “Sempre são abordados temas de interesse das crianças e dos adolescentes. Trabalhamos ainda com a autoestima e os sentimentos dos estudantes. Ensinamos os alunos a identificar as situações de risco, seja de violência sexual, doméstica ou de aliciamento para as drogas”, contou.


Ainda de acordo com Tânia, desde quando implantado naquela cidade, o PQV-AE colaborou para o aumento das denúncias contra maus tratos. O motivo, segundo ela, é que as crianças e os adolescentes ganharam a confiança dos seus professores e já conseguem identificar as possíveis situações de vulnerabilidade que estão expostos.


A Diretora de Educação de Anápolis, Ângela Isaac, disse que a reunião serviu para que os diretores e representantes da Secretaria Municipal conhecessem a iniciativa e os seus resultados. Segundo ela, a ideia é bastante interessante e precisa de estudos para que possa ser colocada em prática de acordo com a realidade das escolas do município. “Hoje temos programas parecidos que já funcionam nas nossas unidades, como o Proerd, por exemplo. Só que ainda não conseguimos atender a nossa totalidade de alunos”, pontuou a diretora acrescentando que os diretores das escolas da cidade foram convocados para conhecer e opinar sobre o PQV-AE. “Temos também representantes de Damolândia e Goiânia que vieram para o encontro com o mesmo objetivo”, destacou.


Odair Borges, presidente do Conselho Municipal de Prevenção Contra Álcool e Drogas, Odair Borges também fez parte da comitiva anapolina que esteve em Itumbiara conhecendo o trabalho do Amor Exigente naquela cidade. Ele esta otimista que a iniciativa seja realidade em Anápolis. “Se deu certo lá, pode trazer bons resultados para cá. Aqui temos pessoas responsáveis e comprometidas com qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, opinou.


A vereadora Professora Geli disse que a Câmara Municipal de Anápolis, através da Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas, será uma parceira do PQV-AE na cidade. “Ficamos entusiasmados com o que vimos em Itumbiara. A prevenção é o melhor caminho para garantir que nossas crianças cresçam afastadas dos malefícios das drogas e dos perigos da violência sexual”, acredita.


O vereador Vespa também ficou otimista com a reunião realizada em Anápolis. Pra ele, a parceria entre a ONG amor Exigente, com as Secretarias de Educação dos Municípios tem tudo para dar certo. “Hoje foi plantada uma semente aqui na cidade. A Câmara Municipal tem o dever de apoiar a iniciativa e colaborar para que o PQV-AE se torne realidade para os nossos alunos”, concluiu.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...